Não Se Esqueça do Treinamento na Implementação do WMS
Os benefícios decorrentes de investimentos em tecnologia da informação nas empresas possuem grande potencial de crescimento. Isto significa dizer que os ganhos possíveis, para muitas empresas, ainda não foram plenamente alcançados. No entanto, percebe-se, analisando o atual cenário, que as empresas não deixam de efetuar tais investimentos, porque não dispõe dessa tecnologia, parece definitivamente não ser a melhor escolha.
No caso da solução específica para o WMS (“Warehouse Management System” – Sistema de Gerenciamento de Armazéns) que permite a obtenção de ganhos de níveis de serviço oferecidos ao cliente, bem como ganhos de eficiência das atividades ligadas à armazenagem de materiais, percebe-se que essa tecnologia quando implementada na empresa altera as formas de trabalho otimizando os processos que compõem as atividades.
Mas será que as empresas sabem onde estão, o que está mudando e para onde está mudando?
O investimento em soluções WMS não cria vantagens ou melhorias para a empresa por si só, o fato que gera o retorno sobre o investimento e traz benefícios não é a melhoria da tecnologia, mas sim, como ela é utilizada. O valor da tecnologia da informação depende da qualidade dos dados, da informação e sua importância para a estratégia do armazém e dos serviços que o mesmo quer prestar aos seus clientes.
Toda essa tecnologia pode ser um fator importante para a empresa, mas será inútil sem a adequada qualificação e desenvolvimento das pessoas. Não é difícil notar que essa tecnologia está em constante e rápido aperfeiçoamento, e por outro lado, as pessoas envolvidas com essa tecnologia possuem experiências e paradigmas diferentes, o que implica em diferentes níveis e abrangência de contato com a tecnologia quanto à base de conhecimentos básicos, o que se agrava mais ainda quando nos referimos a conhecimentos específicos. Para algumas pessoas, o óbvio pode parecer desafiante.
As empresas não podem continuar a planejar sistemas de informação contando que funcionarão pelo simples fato de modificarem o que fazem e adaptarem-se ao sistema.
Considerando que o WMS é um sistema relativamente novo no mercado, e quase uma novidade absoluta para muitas empresas que atualmente pretendem adotá-la, o conhecimento existente na empresa sobre esta solução é muito reduzido. Antes de mais nada, torna-se imprescindível que os colaboradores invistam em conhecimento e habilidades necessárias para formar uma base que sustente o bom desempenho do WMS na empresa. O meio para atingir esses objetivos será o treinamento.
O treinamento poderá propiciar ao treinando aquisição de habilidades e conhecimentos, e indo além, poderia significar a mudança de conduta de uma pessoa, ao invés de estabelecer apenas o incremento de conhecimentos: desse modo, o treinamento deve ser muito bem elaborado e implementado.
Uma das finalidades do treinamento é propiciar a plena utilização dos recursos humanos, recursos materiais e recursos financeiros envolvidos na armazenagem de materiais.
Então, a organização do treinamento e suas respectivas atividades dependerão das características de cada empresa e seus produtos e serviços oferecidos.
Aspectos importantes a serem considerados na organização do treinamento:
? Identificação das necessidades de treinamento por meio de um diagnóstico que deverá considerar todos os pontos vitais para o desenvolvimento do plano de implementação;
? Identificação de como deverá ser executado o trabalho pelo colaborador e quais conhecimentos, habilidades e atitudes serão desenvolvidos para que os colaboradores possam exercer suas atividades da melhor maneira possível.
Portanto, a intenção aqui não é a de demonstrar como realizar um treinamento, mas trazer a tona todos os aspectos envolvidos e subsídios para que se possa refletir sobre a necessidade e importância do treinamento face a uma nova tecnologia da informação, o WMS.
Desenvolva a sua equipe com o conteúdo do IMAM.