Uma imersão além dos "Milagres Econômicos"
Ir para o conteúdo
IMAM Consultoria
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
Supply Chain e Logística

Uma imersão além dos “Milagres Econômicos”

Por Reinaldo Moura em 2 de setembro de 2025
Uma imersão além dos "Milagres Econômicos"
5 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Como uma nação arrasada física e moralmente após a 2ª Guerra Mundial, reergueu-se superando várias crises econômicas que assolaram o mundo nestes quase 80 anos, e tornou-se referência em gestão competitiva, inovando com melhorias de ruptura (“Kaikaku”) e contínuas (“Kaizens”)?

É isto que os membros da 48ª Missão do IMAM ao Japão, verão entre os dias 6 e 12 de outubro, dentro das empresas a serem visitadas nas cidades de Osaka, Kyoto, Nagoya e Tokyo.

Há 40 anos, os fundadores do Grupo IMAM, Reinaldo A. Moura e José Mauricio Banzato, realizaram a 1ª. viagem de Estudos da Qualidade e Produtividade, onde foram aprimorar os conhecimentos teóricos e ver na prática o sucesso que as técnicas japonesas estavam provocando no ocidente, principalmente na América do Norte, que adaptou este modelo de gestão com o título de “Lean” (enxuto) para muitos e até “secos” para outros!

Como a Missão está na 48ª edição e o Grupo IMAM possui 44 anos desde sua fundação?

Durante a década de 1990, houve anos em que duas Missões foram realizadas (uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre), tamanha era a demanda por ver e entender o que havia de “milagre” por trás das lendas (uma delas era que uma montadora japonesa terminava de montar os carros no navio, pois ganhava-se tempo na linha de montagem e o marinheiros não ficavam ociosos durante a viagem entre Yokohama e São Francisco),  e dos mitos e das  “estórias” que se contavam aqui no Brasil e em outras partes do mundo.

Nesta década, os fundadores do Grupo IMAM, escreveram o livro “Lições das Missões ao Japão”, relatando o que viram nas empresas visitadas e o depoimento de alguns dos participantes.

A Missão é repleta de atividades, com visitas a duas empresas por dia, ao longo de uma semana, e o deslocamento ao final do dia entre as cidades, numa logística muito bem planejada, incluindo traslado com o trem bala (shinkansen), afirma Reinaldo A. Moura. Além disso, é acompanhada por um intérprete, Jorge Ninomiya, que já estudou e trabalhou no Japão e acompanhou mais de 50 delegações para a tradução consecutiva de todas as atividades. Conta também com uma guia cultural, que entre os deslocamentos conta detalhes e curiosidades, sobre os costumes e tradições, como em Kyoto e outros localidades.

Os membros, além da oportunidade de networking entre si, fazem um verdadeiro benchmarking de suas operações e então entendem por que estas técnicas de engenharia industrial desenvolvidas no ocidente deram certo no Japão, principalmente considerando a escassez de recursos, entre eles a falta de espaço (daí o porquê de visitarmos empresas com armazéns autoportantes de cerca de 50 metros de altura), além da vasta gama de automação, robótica, humanóides, etc. A inteligência da automação é utilizada no Japão para evitar os esforços repetitivos, pesados e insalubres, deslocando as pessoas para as funções mais nobres, que agregam valor e fazem a diferença.

Reinaldo A. Moura, pioneiro no treinamento das técnicas japonesas no Brasil nos anos 1980, entre elas o sistema kanban (é também autor do livro: “Kanban, a simplicidade do controle da produção”), sistema de troca rápida de modelos de produção (SMED em inglês), células de manufatura, etc., destaca que tudo é como um efeito dominó, uma ferramenta desencadeia a próxima e assim sucessivamente. Daí a necessidade de ver “in loco” a verdadeira busca da eliminação contínua de perdas (ou desperdícios), que nada agregam de valor ao cliente.

Certa vez, Reinaldo perguntou a um gerente de uma empresa de autopeças (atualmente aposentado e orientador das Missões do IMAM): “Por que os gerentes daquela empresa faziam questão de mostrar tudo a nós e até nos deixaram fotografar?”, ele respondeu: “Assim que vocês deixavam a empresa, os diretores reuniam-se com os gerentes e diziam: “Viram como eles perguntaram sobre tudo? Fotografaram nossos controles visuais (“andon” em japonês) e saibam que eles voltarão nos próximos anos, e o líder deles, vem a cada 2 anos trazendo outros membros, e irá querer mostrar que alguma coisa mudou, portanto, voltem a seus postos de trabalho e mudem o “status quo””.

Assim é, nem a tradição é sagrada no Japão! Kaizen, é um modo de vida com pensamento em continua “insatisfação” com o padrão atual. Você pode e deve escrever procedimentos, padronizar, etc., mas esteja atento às mudanças. Crie, recrie, e não se acomode, e preparem-se para enfrentar os concorrentes.

O Japão enfrentou no passado os tigres asiáticos (Coreia, Singapura, Taiwan) e hoje enfrenta os chineses, a um passo da terra do sol nascente, onde possuem fábricas e milhares de oportunidades para exportar qualquer coisa.

A Missão do IMAM ao Japão, encerra-se na semana anterior à 2ª fase da feira de Cantão, uma exposição mundial, subdividida em 3 fases, sendo cada uma de 5 dias, pois é impossível você visitar tudo de uma só vez! E quer começar a entender mais: Visite o Festival do Japão que acontecerá no São Paulo Expo nos dias 12 a 14 de julho. Sayonara

Post Views: 21
Você também pode gostar
Líder aplicando Shop Floor Management com gestão visual no chão de fábrica.

Shop Floor Management no chão de fábrica com gestão visual

Por IMAM em 30 de outubro de 2025
Gestão de Frotas

Gestão de frotas: como reduzir custos e aumentar a segurança?

Por IMAM em 22 de setembro de 2025
VMO - Value Management Office

Como Maximizar o Valor em Seus Projetos com o VMO – Value Management Office

Por Richard Souza em 2 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

automação na Intralogística
Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • VMO - Value Management Office
    Como Maximizar o Valor em Seus Projetos com o VMO – Value Management Office

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.