Vale a Pena Automatizar o Armazém?
O desenvolvimento tecnológico voltado ao processo de armazenagem se deu, de uma forma intensa, em conseqüência direta da evolução dos processos logísticos.
Este desenvolvimento se caracterizou pelo aprimoramento e customização dos equipamentos de movimentação e estocagem de materiais e capacitação dos recursos humanos envolvidos com o armazém, bem como o desenvolvimento da tecnologia de informação aplicada ao armazém, tanto em hardware (leitores, coletores e radiofreqüência, entre outros) quanto em software (Warehouse Locators, Warehouse Control Systems, Warehouse Management Systems, etc.).
Porém, lembramos também que, como princípio básico, devemos automatizar somente quando viável, pois, como sabemos, a armazenagem não agrega valor ao produto e, sim, custo. Logo, devemos sempre questionar até que ponto vale a pena investir em atividades que não agregam valor.
Perguntas a serem feitas antes de automatizar
? É necessária a atividade?
? Quanto investir em uma atividade que não agrega valor?
? Já tentamos combinar as atividades?
? Já simplificamos ao máximo as atividades?
? Já otimizamos o fluxo de materiais e de informações?
? O sistema será simples e prático?
? Utilizaremos a gravidade quando possível?
? Teremos flexibilidade com a automação?
? O sistema será capaz de utilizar a plena capacidade?
? Terá baixo custo de operação e manutenção?
? Já conhecemos as alternativas disponíveis no mercado?
Os investimentos em automação de armazém devem caracterizar sempre claramente a melhoria do serviço ao cliente, seja ele interno ou externo, pois desta forma podemos justificar tais investimentos através da agregação de valor ao serviço, e não ao produto.
Fica caracterizada, então, que a armazenagem é apenas um prestador de serviços e, como tal, devemos investir, sempre que viável, em automação, para que este serviço seja constantemente melhor.
Desenvolva sua equipe com os nossos treinamentos, acesse nossa programação aqui.