WMS – Ferramenta para Gestão Competitiva na Armazenagem
O Sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns) auxilia na otimização dos processos, com a automatização de todas as atividades operacionais e burocráticas de um armazém e na aplicação das melhores práticas de gestão, com objetivo de maximizar os recursos existentes, tais como a capacidade de estocagem, equipamentos de movimentação e colaboradores, bem como no atendimento aos clientes, com a maior agilidade no atendimento aos pedidos, redução dos erros operacionais e na velocidade e qualidade das informações. Gerando indicadores de desempenho sobre as atividades em andamento e fornecendo dados importantes para o planejamento de novas ações.
Com o aumento do porte das operações, na quantidade de itens em estoque, colaboradores, locais de armazenagem, fornecedores, clientes e pedidos o desafio se torna cada vez mais complexo aos gestores, intensificando a necessidade desta ferramenta de tecnologia para uma gestão competitiva.
Quanto aos principais benefícios e funcionalidades que podem ser alcançados, com a implementação de um sistema WMS, podemos destacar:
Capacidade de Estocagem:
- Buscar o melhor aproveitamento físico da capacidade de estocagem, observando as condições da infra-estrutura, dimensões e capacidades dos endereços de estocagem, características físicas dos produtos e restrições existentes.
- Ao receber um determinado tipo de material o sistema o reconhece através de um cadastro prévio dos produtos e dos endereços de estocagem e o direciona para o local mais adequado e disponível em função de suas características físicas (Ex: peso, dimensões, condições ambientais, proximidade entre produtos, segurança, etc.).
Localização dos Produtos e Materiais no Armazém:
- Em função do perfil da demanda do item, o sistema WMS o direciona ao melhor endereço de estocagem e/ou de separação de pedidos afim de reduzir os esforços de entrada e saída do armazém, além de gerenciar e controlar todo o processo de transferência entre endereços.
Aproveitamento dos Recursos de Movimentação e Agilidade na Separação de Pedidos:
- De uma forma geral, a maior perda dos processos de armazenagem está no deslocamento de equipamentos de movimentação e de colaboradores. A partir de algoritmos matemáticos os sistemas WMS podem calcular e definir o melhor roteiro para a separação dos produtos, consolidar os pedidos, agrupando por produtos, gerar ondas de separação e segmentar a separação por regiões do armazém. Além de realizar a convocação ativa dos recursos, direcionando as atividades que devem ser priorizadas a fim de otimizar os processos em andamento.
Rastreabilidade dos Processos e Redução de Erros Operacionais:
- Automatizando as atividades operacionais, além de agilizar os processos e aumentar a capacidade de processamento de pedidos, é possível obter uma alta rastreabilidade na movimentação interna dos produtos e na destinação aos clientes e reduzir os erros operacionais através de conferências realizadas com interface ao sistema de informações, promovendo maior segurança a toda operação de armazenagem.
Controle dos Estoques:
- Realizar o FIFO (Primeiro a entrar é o primeiro a sair) e o controle dos prazos de validade dos produtos, a partir de critérios para o recebimento (shelf-life) e a sua priorização para atendimento dos pedidos (FEFO – primeiro a expirar é o primeiro a sair), além dos controles por Lote, de forma a garantir a rastreabilidade dos produtos e das devoluções na logística reversa.
- Auxiliar no controle do inventário geral e rotativo, gerenciando o plano de contagem e emitindo relatórios com os itens que devem ser verificados, conciliando o estoque físico versus o sistêmico, gerando indicadores e permitindo que a gestão identifique e realize a análise das possíveis divergências, a fim de promover a melhoria dos processos e da acuracidade dos estoques.
Existem diversos tipos de Sistema WMS, desde os mais simples aos mais robustos, customizados internamente, os disponíveis nos softwares corporativos (ERPs) e os disponíveis no mercado, com funcionalidades e vantagens específicas. Por isso, para a escolha de um sistema WMS é fundamental ter um entendimento detalhado dos processos, das dificuldades atuais e das oportunidades de melhoria para a busca de uma solução, que de uma forma geral, melhor atenda às necessidades, permita atualizações em função do crescimento e das mudanças das operações e integre com os demais sistemas da empresa.