Hoshin Kanri – Gestão Competitiva do P ao P
A tradução de Hoshin Kanri ao pé da letra significa metal brilhante, que indica a direção a ser seguida por todos da organização, do Porteiro ao Presidente (P ao P).
No mundo ocidental, em geral, este desdobramento dos objetivos estratégicos acaba chegando quando muito ao nível tático ou gerencial, sendo os gerentes os responsáveis por continuar este trabalho até os níveis operacionais, muitas vezes de forma ineficaz, por terem foco altamente departamental e por pecarem na comunicação e amarração destas estratégias com o dia á dia da organização e com o chão da fábrica ou escritório (GEMBA), tornando o planejamento estratégico totalmente descolado da realidade e esquecido no dia a dia.
No conceito Hoshin Kanri, o trabalho culmina com o desdobramento alcançando o chão da fábrica, do depósito ou centro de distribuição ou escritório (GEMBA), através de indicadores operacionais bem comunicados e acompanhados, atividades de controle de processos chaves muito bem implementadas, com os colaboradores treinados e instruídos para terem foco naquilo que realmente é importante no dia á dia para a organização, conforme Metodologia da IMAM Consultoria.
Vide figura 1.
Figura 1 – Metodologia Hoshin Kanri
A partir da definição dos objetivos estratégicos, desenvolve-se as estratégias/projetos, que são os “caminhos” para o atingimento dos objetivos.
Depois as estratégias são desdobradas em indicadores táticos e estes em indicadores operacionais, seguindo a metodologia da IMAM Consultoria.
Por exemplo, se o tempo de paradas por manutenção aumentar, a utilização do equipamento será diminuída e o O.E.E. – Rendimento Global que é um dos objetivos estratégicos também cairá.
Vide figura 2
Figura 2 – Desdobramento dos objetivos em estratégias e indicadores táticos
Cada indicador tático é desdobrado em indicadores operacionais, por exemplo: utilização de cada célula de manufatura, estes indicadores operacionais serão acompanhados pela Equipe da Célula, que se auto gerenciará, sendo desafiados por metas e discutindo estes indicadores em fóruns específicos no dia a dia, por exemplo, nas reuniões diárias de bom dia na praça da célula.
Vide Figura 3
Vide Figura 3 – Desdobramento dos indicadores táticos em indicadores operacionais.
Desta forma toda a organização estará “amarrada” á um “cordão invisível”, sendo puxada na direção correta, rumo ao atingimento de seus objetivos estratégicos, com comprometimento, foco e profissionalismo.
Outra diferença cultural está no modelo de reuniões, nas quais a atenção está voltada para o que está sendo feito para o atingimento das metas e não mais desperdiçando o tempo com justificativas sobre o não atingimento das mesmas.
Muda-se o foco de “porquê não atingimos as metas” para “o que estamos fazendo para atingì-las”.
Os responsáveis pela Gestão Operacional Diária, reúnem-se todos os dias para checar os indicadores do dia anterior, as principais ocorrências e tomarem ações eficazes. Isso acontece nos Fóruns de Gestão, com colaboradores com total autonomia para tomarem decisões e rapidamente agirem para resolver os problemas e melhorar seus indicadores. Não existem Empresas que não tem problemas, existem aquelas com um Modelo de Gestão Competitivas que encaram seus problemas de frente e as outras que discutem de quem é a culpa por eles.
O termo japonês “Hoshin Kanri” refere-se a uma abordagem de gestão estratégica que se concentra na definição de objetivos, alinhamento organizacional e execução eficaz para alcançar metas de longo prazo.
Para implementar o Hoshin Kanri, defina objetivos estratégicos, identifique medidas-chave de desempenho, alinhe metas em toda a organização, estabeleça planos de ação e monitore continuamente o progresso para garantir o sucesso a longo prazo.
O pensamento essencial do Hoshin Kanri é a busca contínua pela melhoria, alinhando todos os níveis da organização na direção de objetivos estratégicos, com foco na excelência e no aprendizado contínuo.
Hoshin Kaizen é a aplicação dos princípios de melhoria contínua (Kaizen) dentro do contexto do Hoshin Kanri, visando aprimorar os processos e resultados estratégicos de uma organização.