Reprojetando Um Sistema de Armazenagem
Em um determinado estudo de caso, espera-se que executar a reestruturação de um centro de distribuição existente reduza o custo por unidade de distribuição em 40 por cento no período de cinco anos em comparação com seus métodos atuais de operação.
O reprojeto da instalação foi acionado pelas projeções do fabricante de que seu volume quadruplicava em um período de cinco anos. Além disso, a empresa prevê que seu perfil de pedidos mudará dramaticamente, de uma combinação de paletes e caixas completos para um número significativo de separação de itens individuais.
A primeira coisa que foi feita, foi analisar se a rede de distribuição do fabricante deveria ter um ou dois centros de distribuição. O fabricante propôs duas instalações, uma para cada uma de suas principais linhas de produtos. Eles desejavam ter capacidades redundantes para o planejamento de continuidade do negócio. Sua análise indicou, entretanto, que a empresa seria servida da melhor forma com o reforço de sistemas de segurança, tanto para a própria instalação, quanto para a salvaguardar seus dados.
Fatores a serem considerados
O próximo passo é analisar os dados operacionais do fabricante para identificar o que seus planos de crescimento significavam em termos de características operacionais, incluindo número de pedidos, linhas, unidades e caixas. Além disso, examina-se o pico esperado para coeficientes médios. Determinados aspectos como espaço nas docas de recebimento devem ser dimensionados para movimentar volumes de pico ou pelo menos grande parte do volume.
Após esta análise ter sido feita, examine se a operação deve ser mudada para um novo centro de distribuição ou está adequada ao CD existente. Um estudo indica que o prédio existente pode facilmente acomodar a operação, com base em uma reestruturação dos processos dentro do prédio. A instalação soluciona bem os planos de crescimento do fabricante dentro de um horizonte de planejamento de cinco anos, assim não faz sentido adquirir de cara um novo prédio.
Outro fator é a força de trabalho existente. Devido ao fato de os colaboradores do armazém estarem todos prontos e treinados, é muito mais fácil para eles aprenderem uma nova operação em vez de ter que contratar uma nova força de trabalho para um novo prédio.
A aplicação de diversos elementos de tecnologia – incluindo um robusto sistema de gerenciamento do armazém (WMS) já em uso em outras instalações, mais o sortimento para separar por luz e transportador contínuo – possibilitou a implementação da separação por lote e sortimento de pedidos de caixas completas, com o uso de separação por luz para itens individuais. O WMS possibilita separação simultânea de componentes de um pedido em diferentes áreas da instalação e em seguida sua consolidação para expedição, aumentando significativamente estes níveis.
Um dos desafios reais de reprojeto de uma instalação existente é que você jamais pode parar de expedir. Além disso você não pode fazer nada que possa colocar em risco a segurança das pessoas que trabalham no prédio ou o serviço ao cliente.
Para se certificar de que as operações do dia a dia não sejam interrompidas de nenhuma forma, alguns processo serão mudados para uma parte diferente da instalação, enquanto que o novo sistema de sortimento estiver sendo instalado. A instalação que tem um grande número de portas de docas permite a utilização para movimentar a expedição e o recebimento enquanto o novo sistema de transportador contínuo estiver sendo instalado. Uma vez que o WMS tiver sido testado como sistema de transportador contínuo, os processos que foram mudados serão transferidos de volta. A instalação da tecnologia de separar por luz terá pouco impacto nas operações diárias, uma vez que está sendo instalada em uma estrutura porta-paletes dinâmicas de caixas de papelão existente.
Segredos do sucesso
A etapas que podem ajudar a assegurar o sucesso no reprojeto de uma instalação existente:
– Planejar o resultado final. Você ficará surpreso sobre quantas pessoas não sabem fazer isso. Elas pensam sobre a próxima etapa e uma depois desta sem pensar qual será o resultado final e como chegar lá.
– Obter o consenso de todos cujo trabalho diário será afetado. Comunicação e treinamento abertos e contínuos ajudarão a assegurar seu sucesso e sua falta pode assegurar sua falha.
– Trabalhar com dados operacionais reais. É obter o acordo sobre o que os dados indicam antes de tomar decisões críticas.
Sinais de alerta podem indicar que seu armazém precisa de remodelação
Onze sinais de alerta que podem indicar a necessidade de remodelar um armazém ou centro de distribuição:
1. O papel estratégico do armazém mudou;
2. A necessidade de espaço no armazém aumentou;
3. Os custos de operações estão subindo mais rápido que o processamento;
4. O custo da mão-de-obra aumentaram significativamente;
5. O espaço disponível para conduzir as atividades do armazém diminuíram;
6. O congestionamento está aumentando;
7. Erros de expedição e outros indicadores de serviço têm piorado;
8. O tempo do ciclo do pedido aumentou significativamente;
9. Espaço externo e/ou instalações provisórias estão sendo utilizadas;
10. “Soluções” de curto prazo são necessárias; e
11. Assuntos de controle e administração do estoque estão em alta.
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