WMS Com Informação em Tempo Real
A tecnologia da informação nos oferece através da integração de uma solução WMS (Warehouse Management System) com um sistema de radiofreqüência, a informação em tempo real.
Será que vale a pena?
Poucas empresas no Brasil e no exterior avaliam adequadamente um investimento em tecnologia que integra soluções voltadas à armazenagem. Isto se deve ao fato de que as empresas ainda estão adaptandose à estas tecnologias. Poucos profissionais possuem experiência suficiente para desenvolver um “business case”, ou seja, uma análise de viabilidade técnica e econômica para a implementação de soluções de tecnologia de informação voltadas à armazenagem.
A conclusão, normalmente, é que o investimento inicial é proibitivo na implementação deste tipo de solução entretanto os custos operacionais são muito baixos. Será que esta análise está correta?
Claro que não!
Existem outros fatores que devem ser envolvidos num estudo deste tipo, e um deles é sobre as possibilidades que surgem quando começamos a integrar estas soluções.
O que objetivamos através de uma solução WMS é o gerenciamento operacional de todas as atividades relacionadas com a armazenagem (estoque, recebimento de materiais, separação de pedidos, transferências de estoque, etc.).
Neste tipo de investimento, podemos encontrar benefícios relacionados à acuracidade de informações (quantidades e localizações), controle operacional, rastreabilidade do pedido, controle individual por SKU (“Stock Keeping Unit”), eliminação dos erros operacionais através de conferências por cruzamento de informações, etc.
WMS integrado ao sistema de radiofreqüência
O que esperar de um sistema de radiofreqüência (RF)?
Quando investimos em um sistema de comunicação via RF esperamos velocidade de informações que para alguns negócios é de fundamental relevância, mas muitos investem num sistema de RF pensando que o mesmo já faz parte da solução WMS.
Um WMS pode gerenciar as atividades de armazenagem sem estar integrado a um sistema de comunicação em tempo real, o que em muitos casos é o mais viável economicamente.
Porém, em muitas situações a integração do sistema de gerenciamento com o sistema de comunicação em tempo real promove benefícios que se justificam quantitativa e qualitativamente.
Durante as atividades operacionais de um armazém, inúmeras perdas crônicas (perdas pequenas mas contínuas) podem ser evitadas racionalizando a necessidade de pessoal operacional, equipamentos, etc, tais como:
? O sistema de RF possibilita em algumas vezes que o operador quando estoca uma carga, volte com material a ser separado, eliminando o retorno vazio em aproximadamente 30% das vezes (dependendo do planejamento de atividades);
? A informação em tempo real permite o “inventário rotativo gratuito”, isto é, aquele que ocorre durante o processo de separação, por exemplo, já que o operador foi separar determinado item a ser inventariado o sistema indica que aquele é o melhor momento para realizar a contagem;
? A RF evita que erros concretizem-se e somente depois sejam identificados, pois caso o operador cometa algum erro, no mesmo instante o sistema bloqueará a próxima tarefa a ser transmitida para o mesmo;
? A distribuição das atividades para o pessoal operacional é mais adequada e se auto-ajusta em função das incertezas que surgem;
? A rastreabilidade da fase do ciclo do pedido o mesmo encontra-se possibilita um fornecimento de informação mais acurada e rápida ao cliente;
? O monitoramento da equipe é feito em tempo real, possibilitando gerenciamento mais eficaz dos recursos humanos.
Conclusão
Estes benefícios, que podem ser traduzidos em fatores quantitativos e qualitativos fazem com que determinadas empresas viabilizem a implementação de um sistema WMS integrado ao Sistema de RF.
Assim, se a sua empresa está avaliando tal possibilidade, esteja preparada para esta moderna integração das soluções.
Acesse nossos treinamentos e desenvolva a sua equipe!