Metodologia Para Implementação de WMS
Com a necessidade cada vez maior de qualidade e velocidade de informações, os WMS (“Warehouse Management System” – Sistemas de Gerenciamento de Armazéns) vêm se tornando importante ferramenta para assegurar a eficácia e eficiência das atividades de armazenagem.
A importância desta ferramenta é proporcional à importância de gerenciar o processo de implementação em todas as suas fases, pois um erro cometido na fase de implementação fará com que o processo de armazenagem assuma uma perda crônica dali para a frente.
Desenvolver adequadamente o processo logístico de armazenagem é de fundamental importância na implementação de um WMS, visando principalmente racionalizar, otimizar e disciplinar o mesmo para que não seja automatizado um processo deficiente.
Uma ampla e abrangente análise das necessidades de operacionalidade e funcionalidade para o futuro WMS também se faz necessária no processo de implementação, para que se possa definir se as soluções existentes no mercado atendem a estas necessidades e qual é a melhor solução.
Uma adequada metodologia para implementação e gerenciamento é fundamental para que o processo evolua adequadamente em todos os seus aspectos relacionados a prazos, atividades, custos, comunicação, aquisição e qualidade, entre outros.
Plano de implementação
Portanto, desde a nomeação de um responsável pelo processo de conscientização e venda da idéia até a operacionalização do sistema, o processo de implementação deve considerar um Plano que assegure, passo a passo, o sucesso do Projeto WMS, levando aproximadamente de 6 meses a 1 ano, como apresentado na figura 4.12.
Desenvolva a sua equipe com os nossos treinamentos.