Redesenhe seu Armazém Pós-Pandemia
Tradução e adaptação (Reinaldo Moura)
Precisamos estar prontos para nos ajustarmos a esta nova realidade na armazenagem.
1. Avalie as alterações de normas de segurança.
Uma boa armazenagem sempre considera atender as normas — não apenas observando a conformidade, mas também para a saúde dos funcionários e suas famílias.
2. Saiba quem pediu demissão/licença.
Na maioria dos armazéns, especialmente em operações menores, trabalhadores confiáveis acabam realizando muitas tarefas. Avalie sua equipe, investigue seus papéis e responsabilidades e aproveite para identificar quem não faz mais parte do time.
3. Espere pela mudança contínua.
Líderes e gestores devem informar a equipe que todos os dias será uma grande aventura e cultivar a resiliência em suas equipes. Prioridades e foco mudarão, então a melhor orientação que podemos dar às nossas equipes é estarmos abertos a mudanças. Ofereça-lhes confiança de que você estará lá com eles.
4. Priorize suas operações.
As instalações podem não ter o pessoal necessário para realizar 10 atividades que são prioridades “número um”, por isso esteja pronto para comunicar os riscos às operações. Uma priorização comum é das atividades relacionadas com a coleta, embalagem, recebimento, estocagem e inventário. O foco da priorização é nas atividades de cumprimento imediato, depois para aquelas relacionadas ao reabastecimento e, finalmente, aquelas que asseguram a qualidade da informação (inventário).
5. Estabilize seus fornecedores.
Por mais que você esteja tendo problemas, imagine os armazéns do seu fornecedor. Os fornecedores de materiais de escritório/limpeza e até mesmo disponibilidade de carretas e/ou contêineres estão sendo afetados pelos mesmos desafios que você tem enfrentado. Confira os novos leadtimes de atendimento antes de fazer pedidos e certifique-se de entendê-los e comunicá-los.
6. Crie um plano pessoal.
Decisões relacionadas ao número de funcionários podem ser difíceis. É um desafio saber quem e quantos contratar e quando, por isso vale a pena uma análise estratégica com a sua liderança para entender os pontos de gatilho e trazer funcionários temporários ou em tempo integral.
7. Aprimore a precisão da entrega e reduza erros.
Se você entrega no canal de varejo ou diretamente para os consumidores, dê uma nova olhada na sua precisão de envio. Todo o negócio trabalhou duro para alcançar essa venda durante a crise e os custos para corrigir erros agora só serão amplificados. Reduzir erros agora renderá benefícios maiores que o normal para o seu desempenho financeiro.
8. Estabeleça metas e atualize.
Os funcionários que você conseguiu reter são provavelmente os empregados mais fortes que você tem. Com essa equipe, e neste ambiente, você pode esperar melhores performances individuais. Use sua equipe mais forte para dar o máximo.
9. Decida se é hora de investir.
Os sistemas de gerenciamento de armazéns baseados em nuvem (WMS Cloud) encontram seu valor em permitir que você faça mais com menos. Agora é o momento, pois o volume de pedidos e uma economia em recuperação podem criar uma janela de oportunidade para essa melhoria.
10. Fique de olho em seus objetivos.
Celebre cada vitória. Os gerentes estão sob um tremendo estresse e cada funcionário por hora é igualmente sobrecarregado. Temos a oportunidade de administrar os armazéns com força e profissionalismo e usar cada centavo e cada hora investida ao máximo.
FONTE: Don White, CEO da SnapFulfil North America
* Reinaldo Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.
Para fazer o layout de um armazém, é essencial considerar a maximização do espaço de armazenamento, a eficiência dos fluxos de movimentação de materiais e a acessibilidade dos itens. Isso envolve a criação de zonas de recebimento, armazenamento e expedição, bem como a utilização inteligente de sistemas de estocagem e de circulação de materiais.
As principais áreas de um armazém incluem recebimento de mercadorias e materiais, armazenamento, picking (separação de pedidos), embalagem, expedição e áreas de administração ou escritório.
O custo de armazenagem é calculado somando despesas como aluguel ou depreciação do espaço, mão de obra, equipamentos, seguros e custos operacionais, e dividindo pelo número de unidades armazenadas ou espaço ocupado, geralmente em uma base mensal.
Os custos de armazenagem incluem despesas como aluguel de espaço, mão de obra, equipamentos, seguros, custos operacionais e eventuais taxas associadas à movimentação e armazenamento de mercadorias.