Flexibilizando a Produção
No passado, o conceito de grandes lotes era comum entres as empresas, devido não haver grandes variedades de produtos. Essa característica gerava uma baixa eficiência, a com geração de inventários desnecessários, consumo antecipado de matéria prima, estocagens e transportes desnecessários, em síntese: PERDAS.
Nas últimas duas décadas, este cenário de grandes lotes alterou-se, e em alguns casos como por exemplo notebooks, calçados e entre outros, chegam a lote de uma única peça o que é facilmente observado num shopping center, onde o catálogo de produtos não cabe mais nas vitrines e com um grau de personalização cada vez maior. Com isso, surge a necessidade das empresas em mudarem sua gestão para uma gestão competitiva visando atender os clientes de maneira excelente, como alternativa para se flexibilizar a produção com o foco em “fazer mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade com mais produção de qualidade e menos recursos (tempo, mão de obra, material e etc.).
Além de flexibilizar, a produção fazer o necessário, na quantidade necessária, no menor tempo e quando necessário, e produzir de acordo com a demanda e não quando a produção julgar necessário é a resposta para produzir pequenos lotes. Porem isto gera frequentes preparações (setup) para isso reduzir este tempo é fundamental e a IMAM CONSULTORIA conta com metodologias de gestão e metodologia de Setup Rápido, ou SMED (Single Minute Exchange of Die) ou seja, Troca em tempo de um digito – menor que 10 minutos.
O setup consiste no tempo decorrido desde a última peça boa do lote anterior até a primeira peça boa do lote seguinte após análises e aprovações e o objetivo da metodologia de Setup Rápido é a redução deste tempo. O setup rápido ou SMED, é um sistema simples que tem o objetivo de fazer com que as empresas façam frequentes preparações, aumentando a flexibilidade para se produzir pequenos lotes, porém é um trabalho que requer muita gestão e dedicação de todos os envolvidos. A metodologia da IMAM consiste em algumas etapas:
- Documentar todos os elementos do Setup, ou seja, todas as atividades executadas pelo preparadores e/ou operadores com sua descrição, distancias percorridas e tempo gasto;
- Classificar as atividades, tal como é hoje, em atividades internas ou externas.
- Eliminar os elementos inúteis.
- Transferir elementos internos para externos
- Reduzir tempos internos e externos é a agora fundamental. Isso assegura um aumento maior da disponibilidade do equipamento e dos preparadores facilita a redução da carga de trabalho gerada pelas atividades externas.
- A próximo etapa é organizar todo trabalho para que este processo de troca rápida sejam facilmente incorporados pela operação.
- Padronizar os novos processos para que todos os turnos de trabalho executem o Setup de uma única maneira (documentos, procedimentos, lições de um tema, etc.) e apresentem os ganhos.
- Praticar – “Quanto mais se faz mais se aprende”.
- Melhorar Sempre, melhoria continua, pois o que é bom hoje amanhã pode não ser, portanto lembre-se KAIZEN SEMPRE!
- Retorne ao primeiro passo e busque o OTED “One Touch Exchange of Die” – Troca em um único toque.
Conheça outros treinamentos da IMAM, veja aqui
Flexibilidade na produção se refere à capacidade de adaptar rapidamente os processos de fabricação para atender a mudanças na demanda do mercado, introduzir novos produtos ou ajustar a escala de produção de forma eficiente.
Flexibilidade na logística refere-se à capacidade de ajustar rapidamente as operações logísticas, como transporte, armazenagem e distribuição, para lidar com variações na demanda, mudanças nas rotas ou requisitos dos clientes de forma eficiente e eficaz.
Flexibilidade de mix se refere à capacidade de uma empresa em adaptar rapidamente sua linha de produtos ou serviços para atender às necessidades variadas dos clientes ou às mudanças nas preferências do mercado.