Esconder o Leite!
Vale a pena às empresas esconderem as novidades?
Apesar da facilidade atual de comunicação em grande escala, as poucas inovações que as empresas e o país oferecem são motivo de sigilo, seja para imprensa especializada ou nos meios acadêmicos, já que até mesmo alguns TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) não podem ser realizados, pois o profissional ou estudante que trabalha em determinada empresa, e se predispõe a escrever sobre ela, corre o risco de ser demitido se comentar algo a respeito de assuntos internos.
Até mesmo a foto de um mega centro de distribuição da antiga e maior empresa fabricante de cosméticos, que atualmente passa por crise financeira (conforme divulgado no Wall Street Journal), não tem autorização de divulgação por sua assessoria de comunicação.
Enquanto funcionário, qualquer pessoa não pode citar nada dessa empresa, embora a sua esposa, mãe ou filhas sejam estimuladas a comprar e usar seus produtos, que são vendidos somente no porta a porta. Entretanto, se a pessoa deixar a empresa, ninguém pode proibi-la de citar e falar sobre o seu ambiente e até mostrar fotos, pois hoje qualquer celular tira fotos. Esconder o leite para quê? Se um fornecedor de qualquer equipamento instalado daquela empresa pode adaptá-lo na empresa concorrente, mesmo que centenas de folhas de um contrato de confidencialidade tenham sido assinadas.
Existem casos de proibição dos desenhos de um produto saírem da empresa. Antigamente isso era lógico, pois papéis (e até o papel vegetal) de uma cópia sépia eram visíveis, mas hoje, qualquer gravação num pen drive ultrapassa qualquer portaria, mesmo com detector de metais (ou chip). Para quê esconder o leite se o mundo todo está em busca de inovações e quanto mais um produto é copiado, mais isso estimula sua força de trabalho a inovar ou, na pior da hipóteses, a continuar a fazer kaizens, as famosas melhoras contínuas?
* Reinaldo Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.
Continue seu aprendizado no blog da IMAM:
- Competências da Armazenagem;
- Como Delegar Uma Tarefa em 10 Passos;
- Análise da Viabilidade de Uma Solução WMS Para o Seu Armazém.
“Esconder o leite” é uma expressão coloquial que significa ocultar ou dissimular algo, geralmente algo valioso ou importante.
“Vaca esconder o leite” é uma expressão usada quando alguém está sendo mesquinho ou relutante em compartilhar algo que possui, especialmente quando se trata de informações ou recursos.
Estratégia de operação é um plano abrangente que define como uma organização conduzirá suas operações para alcançar objetivos específicos, envolvendo decisões sobre processos, recursos, tecnologia e sistemas para otimizar a produção e atender às demandas do mercado.
Os três tipos de estratégia são: estratégia corporativa, que define o escopo e os objetivos gerais da empresa; estratégia competitiva, que se concentra na posição da empresa em relação aos concorrentes; e estratégia funcional, que envolve decisões específicas de cada função dentro da organização para apoiar as estratégias corporativas e competitivas.