Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Site
  • Nossos treinamentos
Blog | IMAM
Estratégias e operações

Esconder o leite!

Por Reinaldo Moura em 9 de dezembro de 2021
sigilo
3 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Vale a pena às empresas esconderem as novidades?

Apesar da facilidade atual de comunicação em grande escala, as poucas inovações que as empresas e o país oferecem são motivo de sigilo, seja para imprensa especializada ou nos meios acadêmicos, já que até mesmo alguns TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) não podem ser realizados, pois o profissional ou estudante que trabalha em determinada empresa, e se predispõe a escrever sobre ela, corre o risco de ser demitido se comentar algo a respeito de assuntos internos.

Até mesmo a foto de um mega centro de distribuição da antiga e maior empresa fabricante de cosméticos, que atualmente passa por crise financeira (conforme divulgado no Wall Street Journal), não tem autorização de divulgação por sua assessoria de comunicação.

Enquanto funcionário, qualquer pessoa não pode citar nada dessa empresa, embora a sua esposa, mãe ou filhas sejam estimuladas a comprar e usar seus produtos, que são vendidos somente no porta a porta. Entretanto, se a pessoa deixar a empresa, ninguém pode proibi-la de citar e falar sobre o seu ambiente e até mostrar fotos, pois hoje qualquer celular tira fotos. Esconder o leite para quê? Se um fornecedor de qualquer equipamento instalado daquela empresa pode adaptá-lo na empresa concorrente, mesmo que centenas de folhas de um contrato de confidencialidade tenham sido assinadas.

Existem casos de proibição dos desenhos de um produto saírem da empresa. Antigamente isso era lógico, pois papéis (e até o papel vegetal) de uma cópia sépia eram visíveis, mas hoje, qualquer gravação num pen drive ultrapassa qualquer portaria, mesmo com detector de metais (ou chip). Para quê esconder o leite se o mundo todo está em busca de inovações e quanto mais um produto é copiado, mais isso estimula sua força de trabalho a inovar ou, na pior da hipóteses, a continuar a fazer kaizens, as famosas melhoras contínuas?

* Reinaldo Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.

Você também pode gostar

Entenda a importância da tecnologia na Supply Chain

Por Blue Studio Express Estadão em 21 de julho de 2022

BID: Entenda sua importância na busca pelo aumento da competitividade

Por Aldemario Gomes em 18 de julho de 2022

Supply Chain Management: conceito e benefícios para a sua empresa

Por Blue Studio Express Estadão em 14 de junho de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica


Posts populares

  • 8 MÉTODOS PARA MELHORAR A PRECISÃO DA PREVISÃO
  • O Que é Logística 4.0?
  • Gestão de projetos Agile: Scrum? Kanban? Kaizen? PMBOK?

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.