Áreas Da Logística: O Que Faz, Requisitos e Mais
As áreas da logística são como um “motor” que faz os processos acontecerem em um negócio. Isto é, ela planeja, controla e executa o movimento de produtos, informações e recursos, do ponto de origem até o de consumo.
Para entender melhor, imagine que você trabalha em uma loja de camisetas on-line. A logística deve cuidar de como essas camisetas saem da fábrica, chegam ao armazém, são embaladas e enviadas para os clientes com rapidez e economia.
Quer entender melhor sobre o funcionamento das áreas da logística? Continue a leitura e descubra:
- Área de logística: o que faz?
- Quais são os requisitos para trabalhar na área de logística?
- Qual é o salário na área de logística?
- Quais tipos de logística existem?
- Curso Formação de Analistas em Operações Logísticas
Área de logística: o que faz?
A área de logística é responsável por fazer com que os processos corporativos se movam com organização e no tempo certo. É como um “maestro” que coordena tudo para que produtos, informações e recursos cheguem aos lugares devidos.
Quais são os requisitos para trabalhar na área de logística?
Existem vários requisitos para trabalhar na área de logística, mostrando que você sabe coordenar as operações. Entre eles:
- educação e formação – muitos cargos na logística exigem pelo menos um diploma de ensino médio;
- habilidades técnicas – conhecimentos em software de gestão de estoque, sistemas de rastreamento, planilhas e habilidades básicas em informática são essenciais, além de ter familiaridade com conceitos como cadeia de suprimentos, armazenagem e distribuição;
- habilidades de comunicação – você precisa interagir com equipes internas, fornecedores e clientes. Logo, ter habilidades comunicação claras e eficazes ajuda a evitar mal-entendidos e a manter a colaboração fluindo;
- gestão do tempo – conseguir organizar atividades, priorizar tarefas e gerir prazos é essencial para manter as operações funcionando sem problemas;
- resolução de problemas – saber identificar problemas, analisar causas e propor soluções é muito importante;
- adaptabilidade – a logística pode ser imprevisível. Assim, se adaptar a mudanças repentinas, como problemas de transporte ou mudanças na demanda, é uma característica valiosa;
- foco em detalhes – erros pequenos podem ter grandes impactos na logística. Então, atenção aos detalhes é essencial para garantir que tudo esteja no lugar certo, na hora certa.
Quais tipos de logística existem?
Existem diferentes tipos de logística, que devem trabalhar conjuntamente para manter a cadeia de suprimentos funcionando com eficiência. A seguir, saiba mais sobre cada um deles!
Logística de Produção
A logística de produção é responsável por organizar a chegada das matérias-primas na hora certa para a fabricação de itens. Logo, ela mantém a linha de produção funcionando eficientemente, garantindo que os produtos sejam montados, embalados e prontos para seguir adiante.
Para isso, é preciso driblar alguns desafios, como gerenciamento de estoque, que deve assegurar o equilíbrio na quantidade de matérias-primas. Isto é, se produzir demais, há desperdício; se produzir de menos, pode haver falta de produtos. Então, é preciso criar um cronograma que balanceie a produção com a demanda.
Outro desafio na logística de produção é garantir que as matérias-primas cheguem a tempo para evitar interrupções. Isso costuma ser especialmente desafiante se os fornecedores da empresa são distantes.
Logística Reversa
A logística reversa contribui para evitar desperdícios dos materiais usados. Isso envolve procedimentos de devolução, reparo, reciclagem ou descarte adequado dos produtos. Assim, a empresa pode ser mais sustentável e cuidar do meio ambiente.
Porém, colocar isso em prática ainda é muito desafiante. Logo, é preciso que as empresas tenham consciência da importância desses processos e separem recursos suficientes para investir em infraestrutura adequada.
Logística de Suprimentos
A logística de suprimentos se preocupa em garantir que os itens disponíveis estejam na quantidade e no momento certo. Para isso, ela gerencia etapas de compra, transporte e armazenamento das matérias-primas e componentes necessários para a produção.
Ou seja, a logística de suprimentos envolve diferentes etapas. Logo, pode ser desafiante para ela:
- antecipar a quantidade exata de matérias-primas necessárias, principalmente pela sazonalidade e mudanças no mercado;
- integrar e padronizar as equipes de cada setor, como compra, venda, transporte e almoxarifado;
- comandar todas as fases da operação, como itens no estoque;
- assegurar uma boa relação com os fornecedores e encontrar aqueles mais próximos para diminuir os custos de transporte;
- etc.
Logística de Distribuição
Agora, os produtos vendidos na empresa já estão prontos. Então, como eles vão chegar até as lojas ou diretamente aos clientes? A logística de distribuição é responsável por planejar as rotas de entrega e escolher os meios de transporte (como caminhões ou aviões).
Sendo assim, os principais desafios que a logística de distribuição enfrenta envolvem:
- planejamento de rotas de entrega para otimizar o tempo e minimizar os custos de transporte;
- contratação de mão de obra qualificada, como motoristas e colaboradores responsáveis pelas tarefas administrativas;
- integração entre os setores corporativos, como venda e atendimento ao cliente;
- elevação da capacidade produtiva para aumentar o volume de vendas e a entrega das mercadorias;
- devoluções e trocas de produtos, que exige custos adicionais e logística reversa;
- garantia de embalagens adequadas para que os produtos não sejam danificados durante o transporte;
- redução das despesas orçamentárias, muito relacionadas a quebra e desgastes dos transportes;
- entre outros.
Aprenda mais no Blog da IMAM:
- Ergonomia em Postos de Trabalho;
- Etiquetas de Radiofrequência: Uma Alternativa Para Comunicação de Dados;
- Administrando o Estoque no Varejo.
Curso de Gestão Integrada (Demanda, Estoque, Armazenagem e Transporte)
Então, tirou as suas principais dúvidas sobre as áreas logísticas? Como visto, elas são como engrenagens que mantêm empresas e negócios funcionando eficientemente. Desse jeito, os produtos chegam onde devem, satisfazem os clientes e mantêm a operação em harmonia.
Deseja se aprofundar em áreas logísticas para melhorar as operações na empresa onde você trabalha? Se inscreva no curso de Gestão Integrada (Demanda, Estoque, Armazenagem e Transporte). para aprender a implementar ações práticas. Ele pode ser presencial ou remotamente. Acesse o site e saiba mais!
As áreas de logística incluem transporte, armazenagem, gestão de estoque, distribuição, planejamento da cadeia de suprimentos e gestão de operações.
As áreas de atuação da logística incluem transporte, armazenagem, gestão de estoque, distribuição, compras, produção e gestão da cadeia de suprimentos.
Os cargos na área da logística incluem gerente de logística, analista de transporte, supervisor de armazém, coordenador de distribuição, planejador de demanda e especialista em cadeia de suprimentos.
As divisões da logística incluem logística de transporte, logística de armazenagem, logística de distribuição, logística reversa e gestão da cadeia de suprimentos.