Operador Logístico: Conheça As Vantagens E As Desvantagens
Você já se perguntou como seus produtos podem viajar do fabricante até o consumidor com menos custos e mais eficiência? A resposta envolve uma complexa rede de processos que podem ser otimizados com a ajuda de um operador logístico.
É esse profissional que gerencia cada etapa da cadeia logística, coordenando desde o transporte dos insumos até a entrega final. Um exemplo da importância de um operador logístico se reflete na Amazon. Isto é, a empresa investe em uma rede de operadores logísticos para entregar pedidos em até um dia, sendo destaque no setor.
Quer entender melhor sobre o papel desse profissional? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre a temática, como:
- Qual é a função de um operador logístico?
- Quais são os tipos de operadores logísticos?
- Operador logístico: vantagens e desvantagens
Qual é a função de um operador logístico?
A função de um operador logístico é coordenar todas as etapas envolvidas na movimentação e armazenamento de seus produtos, desde a origem até o destino. De forma mais detalhada, as principais funções de um operador logístico incluem:
- planejamento e execução – elaborar e implementar planos logísticos eficientes, considerando fatores como custo, tempo de entrega e qualidade;
- transporte – organizar e gerenciar o transporte de cargas, utilizando os modais mais adequados (rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário) e garantindo a segurança e integridade dos produtos;
- armazenagem – gerenciar espaços de armazenamento, controlar estoques e garantir a disponibilidade dos produtos quando necessário;
- embalagem – selecionar os materiais de embalagem mais adequados para cada tipo de produto, visando proteção e otimização do espaço;
- gerenciamento de fornecedores – estabelecer e manter relações com fornecedores de transporte, armazenagem e outros serviços logísticos;
- tecnologia – utilizar sistemas de gestão de transporte (TMS), de armazéns (WMS) e outros recursos tecnológicos para otimizar os processos e gerar informações precisas.
Por exemplo, a empresa de varejo global Walmart utiliza operadores logísticos para gerenciar sua cadeia de suprimentos. Assim, ela otimiza o estoque e reduz prazos de entrega.
Afinal, essa eficiência logística viabiliza que os produtos estejam disponíveis nas prateleiras de suas lojas e para entregas on-line. O resultado é um atendimento rápido e confiável para os clientes.
Quais são os tipos de operadores logísticos?
Dependendo do grau de envolvimento e especialização, podemos classificar os operadores logísticos em cinco níveis:
1PL (First Party Logistics)
É como construir e manter sua própria casa. Ou seja, a empresa cuida de tudo.
Para isso, ela deve ter toda a infraestrutura e equipe para cuidar de todas as etapas da logística, desde o transporte até a armazenagem. É a autogestão da logística.
2PL (Second Party Logistics)
Aqui, a empresa terceiriza atividades específicas, como transporte e armazenagem, para empresas especializadas. É como contratar uma empresa de mudanças para transportar seus móveis para uma nova casa, entende?
3PL (Third Party Logistics)
Nesse caso, a empresa terceiriza toda a gestão da logística para um único provedor, que oferece uma série completa de serviços. Entre eles:
- gestão de estoque;
- picking;
- packing;
- distribuição.
4PL (Fourth Party Logistics)
A empresa terceiriza a gestão estratégica da cadeia de suprimentos para um especialista que coordena todos os outros prestadores de serviços. Ele é responsável por planejar, coordenar e monitorar toda a cadeia de suprimentos.
5PL (Fifth Party Logistics)
A empresa utiliza plataformas digitais para conectar-se aos melhores fornecedores de serviços logísticos. Isso otimiza toda a operação e oferece soluções personalizadas.
Em outras palavras, é como utilizar um aplicativo para encontrar e contratar os melhores profissionais para reformar sua casa, desde pedreiros até decoradores.
Operador logístico: vantagens e desvantagens
Terceirizar a logística para um operador logístico oferece uma série de benefícios, mas também apresenta alguns desafios que devem ser cuidadosamente considerados. Saiba mais:
Vantagens da terceirização logística
Redução de custos
Ao terceirizar a logística, as empresas eliminam a necessidade de investir em infraestrutura, equipamentos e mão de obra especializada. Isso resulta em uma redução dos custos operacionais.
Aumento da eficiência
Operadores logísticos possuem expertise e tecnologia para otimizar rotas, reduzir o tempo de entrega e minimizar erros. Assim, é possível aumentar a eficiência na cadeia de suprimentos.
Esse aumento da eficiência é essencial para empresas como a Nike no Brasil, onde a demanda flutua com lançamentos trimestrais e datas comemorativas. Então, para atender a essa sazonalidade com flexibilidade e visibilidade, a Nike confia em operadores logísticos com expertise em logística integrada.
Redução de riscos
Empresas especializadas em logística possuem conhecimento e experiência para identificar e mitigar riscos, como atrasos, danos aos produtos e problemas com a documentação.
Até porque, consegue imaginar o impacto para sua empresa se um atraso no transporte causar a falta de estoque justo ao lançar um novo produto?
Desvantagens da terceirização logística
Perda de controle
Ao transferir parte ou toda a logística para um terceiro, as empresas tendem a perder o controle sobre algumas etapas do processo. Isso pode gerar dificuldades em acompanhar e gerenciar a operação.
Falta de padronização
Terceirizar costuma dificultar a garantia de padronização dos processos e dos serviços prestados, especialmente ao trabalhar com diversos operadores logísticos. Afinal, cada operador tem sua própria forma de trabalhar.
Dependência
A empresa fica dependente do desempenho e da disponibilidade do operador logístico contratado, o que pode gerar riscos em caso de problemas ou falhas no serviço.
Curso de Como Reduzir Custos Logísticos
Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o papel de um operador logístico? Conforme mencionado, esse profissional pode otimizar processos, reduzir custos e garantir a eficiência na cadeia de suprimentos. Isso é fundamental para empresas que buscam agilidade e competitividade no mercado.
Agora, que você compreende a importância dessa função, que tal dar o próximo passo e aprender a aplicar esses conceitos na prática? Conheça o Curso de Como Reduzir Custos Logísticos. Ele visa ajudá-lo a identificar e controlar as principais atividades logísticas, como transportes, armazenagem e manutenção de estoques.