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Supply Chain e Logística

Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores

Por Guilherme Almada em 17 de setembro de 2025
Avaliação e Desenvolvimento de Fornecedores
4 minutos para ler
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Na Gestão da Cadeia de Abastecimento – Supply Chain os fornecedores são uma extensão dos processos internos e impactam diretamente nos custos, na qualidade dos produtos e serviços e na eficiência operacional.

A Avaliação e o Desenvolvimento de Fornecedores são processos estratégicos fundamentais para a sobrevivência e o crescimento das empresas. A escolha dos parceiros certos é fundamental para a construção de uma cadeia de suprimentos confiável e para o sucesso no curto, médio e longo prazo.

Dentro dos principais critérios de análise podemos destacar a Qualidade, Capacidade Produtiva e Financeira, Agilidade, Pontualidade e Ética.

Os 10 Cs da Avaliação de Fornecedores

1. Competência (Competency): Se o fornecedor tem a experiência e o conhecimento técnico necessários para atender às necessidades. Envolvendo a expertise da equipe, a qualidade dos processos e o histórico de projetos similares.

2. Capacidade (Capacity): Se possui infraestrutura adequada e recursos tais como instalações, máquinas e equipamentos produtivos e logísticos e colaboradores para atender a demanda atual e futura (Volumes e Prazos de Entrega). Considerando também os picos e as sazonalidades.

3. Compromisso (Commitment): Se demonstra comprometimento com a qualidade. Tais como sistemas de gestão atuantes em conformidade com as especificações técnicas e certificações como ISO 9001.

4. Controle (Control): Se possui controle de suas operações com processos internos e indicadores de desempenho bem definidos a fim de monitorar o fluxo de materiais e das informações.

5. Dinheiro (Cash): Se possui estabilidade financeira para minimizar o risco de interrupções no fornecimento.

6. Custo (Cost): Além do custo unitário de aquisição, o custo de transporte, impostos, custos de falha (devoluções, retrabalho), múltiplos de embalagens e lotes mínimos de aquisição, que podem impactar nos níveis e no custo financeiro de manutenção dos estoques.

7. Consistência (Consistency):  Consistência na qualidade e pontualidade ao longo do tempo.

8. Cultura (Culture): Se a cultura e os valores do fornecedor são compatíveis com a empresa, facilitando a comunicação, a colaboração e a resolução de problemas, promovendo um ambiente de parceria.

9. Limpeza (Clean): Compromisso com as leis ambientais, sociais e de governança (ESG).

10. Comunicação (Communication): Se possui canais de comunicação claros e eficientes para a resolução de problemas.

Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores:

É um conjunto de ações que visam monitorar o desempenho dos fornecedores (KPIs), promover a melhoria contínua (Kaizens e Planos de Ação) e fortalecer o relacionamento (Parceria).

Assim que o fornecedor é selecionado, é essencial realizar o alinhamento quanto às expectativas referente aos padrões de qualidade, prazos, políticas e desempenho.

Realizar a integração das equipes operacionais, definindo os canais de comunicação, preferencialmente utilizando recursos de automação (aplicativos e troca eletrônica de dados) e dos sistemas de informações (ERPs), visando a agilidade e a acuracidade dos dados, tais como previsão de demanda, posição dos estoques e a gestão das entregas.

Monitorar continuamente o desempenho, utilizando indicadores-chave (KPIs), registrando o histórico e gerando relatórios periódicos de acompanhamento em relação às metas e destacando os desvios identificados.

Promover a melhoria contínua compartilhando os resultados, destacando os pontos fortes, as oportunidades e as necessidades de melhoria, através de reuniões periódicas, definindo os planos de ação.

Auxiliar os fornecedores a melhorar os processos e a encontrar as soluções, compartilhando as informações, considerando o investimento em conjunto, tais como consultoria e treinamento.

Principais Indicadores de Desempenho (KPIs):

  • OTIF – On Time In Full  – % de Pedidos Completos entregues no Prazo (prazo, quantidades, especificações e documentação).
  • Lead Time de Ressuprimento: O tempo total desde a colocação do pedido até o recebimento, incluindo o transporte.
  • Taxa de Defeitos: % de produtos ou materiais com defeito em relação ao total recebido.
  • Índice de Devoluções – % de pedidos que são devolvidos por diversos motivos, como avarias e produtos errados.
  • Comunicação e Suporte: Agilidade em responder a solicitações, resolver problemas ou fornecer informações.
  • IQF – Índice de Qualificação de Fornecedores – Métrica que são definidos diferentes pesos para cada critério de avaliação e obtenção do índice por meio da média ponderada.
  • Saving Financeiro: Economia gerada nas negociações ou as reduções de custo alcançadas.

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