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Estratégias e operações

A Gestão da Sua Empresa é Competitiva ?

Por IMAM em 26 de janeiro de 2024
703
4 minutos para ler
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Para que servem os modelos de gestão ?

Modelos de gestão são um conjunto de estratégias e boas práticas adotadas pelas Empresas e seguidas pelos líderes para obtenção da máxima performance das suas Equipes, na execução das atividades e para potencializar os resultados e tornar as Empresas mais competitivas.

Todas as organizações possuem algum tipo de Modelo de Gestão, por menos formal que seja.

Com o aperfeiçoamento das normas ISO, International Organization for Standardization, para Sistemas de Gestão, já que no início eram apenas uma coletânea de procedimentos das Empresas, cujo slogan era: “escreva o que você faz e faça o que você escreveu”, muitas Empresas foram quase obrigadas a adotar algum modelo. E cada segmento de negócio automobilístico, moveleiro, alimentício, acabou desenvolvendo o seu próprio modelo, mais aderente as suas especificidades.

Porém, muitas organizações que conheço, utilizam estes modelos para satisfazerem os auditores para obter e manter seus certificados, o que lhes permitem continuar a negociar com seus clientes. Porém, no dia a dia, utilizam sistemas paralelos, ou oficiais de gestão, que divergem um pouco ou muito do que preveem as normas.

No início dos anos 80, começamos a trazer para o Brasil as técnicas japonesas de qualidade e produtividade, JIT – Just In Time, que mais tarde na década de 90, seria chamada de Filosofia Lean, ou Sistema Toyota de Produção, que evoluiu para o Sistema Toyota de Gestão.

Desde então, surgiram muitos outros modelos voltados a melhoria da competitividade nas organizações, tais como: TPM -Total Productive Maintenance, TOC – Theory of Constraints, 6 Sigma, WCM – World Class Manufacturing, entre outras, que vem sendo adotados com sucesso por milhares de organizações pelo mundo.

Há alguns anos temos trabalhado na estruturação e implementação de Modelos de Gestão para várias organizações, de segmentos diferentes, e cada um adaptado as necessidades especificas, porém, buscando aproveitar o melhor dos modelos existentes, as chamadas melhores práticas.

Porém, existem algumas premissas que sempre adotamos em nossos modelos, seja a Empresa qual for, pois são um conjunto de melhores práticas que visam desenvolver uma “espinha dorsal” que dá sustentação e perpetuação a eles, e que decidi compartilhar com vocês.

O objetivo é que sirva de check-list para avaliar o modelo existente em nossas organizações.

No modelo de gestão que utilizamos:

  1. A prioridade está no desenvolvimento e envolvimento das pessoas, do P ao P (do Presidente ao Porteiro) ?
  2. Criamos um ambiente de busca constante e espontânea de melhorias nos processos ?
  3. As pessoas são desafiadas a melhorar seus processos diariamente ?
  4. As pessoas são reconhecidas quando fazem melhorias ?
  5. As pessoas trabalham em times buscando melhorar seus processos ?
  6. Os times buscam melhorar o desempenho utilizando-se para isso de um método eficaz ?
  7. Os problemas são identificados e tem suas causas analisadas ?
  8. As análises dos problemas são cotidianas e suas causas são de fato identificadas e eliminadas ?
  9. Os problemas são priorizados em função dos indicadores de desempenho ?
  10. Existe um sistema integrado e dinâmico de indicadores de desempenho ?
  11. O sistema de indicadores de desempenho é revisado, no mínimo anualmente ?
  12. O sistema de indicadores de desempenho é desdobrado dos objetivos estratégicos e alcança o nível operacional ?
  13. O sistema de indicadores de desempenho chega ao nível de Gestão Diária ou Horária de alguns processos ?
  14. As pessoas são empoderadas e tem autonomia para agir quando o sistema de indicadores dá o alerta ?
  15. As ações ficam à vista e existe uma sistemática para gerenciar a execução até que as causas dos problemas sejam realmente eliminadas ?

Responda estas questões aprofundando-se realmente em cada questão, de preferência indo ao Gemba, que é o lugar onde o trabalho é executado. Depois crie um plano de ações para melhorar o seu modelo continuamente.

Boa sorte.

O que é gestão competitiva?

Gestão competitiva refere-se à abordagem estratégica de uma organização para maximizar sua vantagem competitiva, adaptando-se eficientemente às condições de mercado e superando a concorrência.

Quais são os 3 tipos de estratégias competitivas?

Os três tipos de estratégias competitivas são liderança em custos, diferenciação e foco, conforme proposto por Michael Porter.

O que é uma organização competitiva?

Uma organização competitiva é aquela que busca constantemente vantagens estratégicas, inovação e eficiência para destacar-se em seu setor e superar a concorrência.

Quais são as cinco estratégias competitivas?

As cinco estratégias competitivas, conforme proposto por Michael Porter, incluem liderança em custos, diferenciação, enfoque, diferenciação de custos e crescimento.

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