A Gestão da Sua Empresa é Competitiva ?
Para que servem os modelos de gestão ?
Modelos de gestão são um conjunto de estratégias e boas práticas adotadas pelas Empresas e seguidas pelos líderes para obtenção da máxima performance das suas Equipes, na execução das atividades e para potencializar os resultados e tornar as Empresas mais competitivas.
Todas as organizações possuem algum tipo de Modelo de Gestão, por menos formal que seja.
Com o aperfeiçoamento das normas ISO, International Organization for Standardization, para Sistemas de Gestão, já que no início eram apenas uma coletânea de procedimentos das Empresas, cujo slogan era: “escreva o que você faz e faça o que você escreveu”, muitas Empresas foram quase obrigadas a adotar algum modelo. E cada segmento de negócio automobilístico, moveleiro, alimentício, acabou desenvolvendo o seu próprio modelo, mais aderente as suas especificidades.
Porém, muitas organizações que conheço, utilizam estes modelos para satisfazerem os auditores para obter e manter seus certificados, o que lhes permitem continuar a negociar com seus clientes. Porém, no dia a dia, utilizam sistemas paralelos, ou oficiais de gestão, que divergem um pouco ou muito do que preveem as normas.
No início dos anos 80, começamos a trazer para o Brasil as técnicas japonesas de qualidade e produtividade, JIT – Just In Time, que mais tarde na década de 90, seria chamada de Filosofia Lean, ou Sistema Toyota de Produção, que evoluiu para o Sistema Toyota de Gestão.
Desde então, surgiram muitos outros modelos voltados a melhoria da competitividade nas organizações, tais como: TPM -Total Productive Maintenance, TOC – Theory of Constraints, 6 Sigma, WCM – World Class Manufacturing, entre outras, que vem sendo adotados com sucesso por milhares de organizações pelo mundo.
Há alguns anos temos trabalhado na estruturação e implementação de Modelos de Gestão para várias organizações, de segmentos diferentes, e cada um adaptado as necessidades especificas, porém, buscando aproveitar o melhor dos modelos existentes, as chamadas melhores práticas.
Porém, existem algumas premissas que sempre adotamos em nossos modelos, seja a Empresa qual for, pois são um conjunto de melhores práticas que visam desenvolver uma “espinha dorsal” que dá sustentação e perpetuação a eles, e que decidi compartilhar com vocês.
O objetivo é que sirva de check-list para avaliar o modelo existente em nossas organizações.
No modelo de gestão que utilizamos:
- A prioridade está no desenvolvimento e envolvimento das pessoas, do P ao P (do Presidente ao Porteiro) ?
- Criamos um ambiente de busca constante e espontânea de melhorias nos processos ?
- As pessoas são desafiadas a melhorar seus processos diariamente ?
- As pessoas são reconhecidas quando fazem melhorias ?
- As pessoas trabalham em times buscando melhorar seus processos ?
- Os times buscam melhorar o desempenho utilizando-se para isso de um método eficaz ?
- Os problemas são identificados e tem suas causas analisadas ?
- As análises dos problemas são cotidianas e suas causas são de fato identificadas e eliminadas ?
- Os problemas são priorizados em função dos indicadores de desempenho ?
- Existe um sistema integrado e dinâmico de indicadores de desempenho ?
- O sistema de indicadores de desempenho é revisado, no mínimo anualmente ?
- O sistema de indicadores de desempenho é desdobrado dos objetivos estratégicos e alcança o nível operacional ?
- O sistema de indicadores de desempenho chega ao nível de Gestão Diária ou Horária de alguns processos ?
- As pessoas são empoderadas e tem autonomia para agir quando o sistema de indicadores dá o alerta ?
- As ações ficam à vista e existe uma sistemática para gerenciar a execução até que as causas dos problemas sejam realmente eliminadas ?
Responda estas questões aprofundando-se realmente em cada questão, de preferência indo ao Gemba, que é o lugar onde o trabalho é executado. Depois crie um plano de ações para melhorar o seu modelo continuamente.
Boa sorte.
Continue seu aprendizado no blog da IMAM:
- Fim do “Just-In-Time”? Sério?;
- Logística não é Só Transporte;
- A Importância da Adequada Gestão de Custos e Preços.
Gestão competitiva refere-se à abordagem estratégica de uma organização para maximizar sua vantagem competitiva, adaptando-se eficientemente às condições de mercado e superando a concorrência.
Os três tipos de estratégias competitivas são liderança em custos, diferenciação e foco, conforme proposto por Michael Porter.
Uma organização competitiva é aquela que busca constantemente vantagens estratégicas, inovação e eficiência para destacar-se em seu setor e superar a concorrência.
As cinco estratégias competitivas, conforme proposto por Michael Porter, incluem liderança em custos, diferenciação, enfoque, diferenciação de custos e crescimento.