Afinal, o Que Analisar ao Escolher o Treinamento Para os Funcionários?
A gestão de pessoas mudou consideravelmente nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que novas tecnologias foram implementadas a fim de otimizar e impulsionar as rotinas da área, o fator humano ganhou ainda mais força e exigiu mais atenção. O treinamento de funcionários, por exemplo, sofreu intensas modificações para que fosse capaz de corresponder às demandas do novo mercado.
Se você busca informações consistentes sobre o assunto, encontrou o conteúdo certo! Neste post, você encontrará justificativas técnicas e argumentos consistentes para formular o seu plano de treinamento, entregando à empresa e aos colaboradores um recurso valioso ao desenvolvimento técnico e comportamental.
Além disso, você também entenderá um pouco mais sobre a importância de alinhar o cronograma de capacitação às metas corporativas, utilizando o aprendizado interno como um recurso para elevar a qualidade do trabalho e dos relacionamentos internos.
Acompanhe a leitura e bons insights!
Por que é essencial investir em treinamentos corporativos?
Um levantamento internacional da Right Management, divulgado em 2018, pontuou que colaboradores motivados são até 50% mais produtivos. Em um mercado de concorrência acirrada, no qual diferenciais competitivos são mecanismos de diferenciação, contar com uma equipe engajada faz toda a diferença.
A motivação para o trabalho está amparada em uma série de fatores, tanto pessoais quanto profissionais; mas um dos catalisadores dessa disposição é, sem dúvida, o acesso à capacitação constante.
Quando o profissional percebe que a empresa investe em seu desenvolvimento, concedendo ferramentas para que haja aperfeiçoamento técnico e comportamental, é comum que venha, também, a dedicar-se com mais afinco às suas responsabilidades no trabalho.
Para além da satisfação da equipe — o que reflete diretamente nos resultados corporativos —, o outro lado da equação também é muito beneficiado: a empresa ganha em produtividade, competitividade e lucratividade.
O aprimoramento profissional pode ser (e geralmente é) a chave de uma operação alinhada, coesa e focada em alta performance. Todos esses predicados apenas reiteram a importância de implantar uma dinâmica efetiva de treinamentos, no intuito de promover e atualizar conhecimentos necessários aos avanços do time e da empresa.
O que analisar ao escolher o treinamento de funcionários?
A essa altura, você provavelmente está desenhando as próximas iniciativas de capacitação da sua empresa. Nada poderia ser mais pertinente, afinal os avanços em profissionalização são cada vez mais necessários para a competitividade.
Antes de tudo, é preciso selecionar parceiros competentes para executar o projeto com eficiência e amplitude, trazendo ganhos expressivos à operação. Para isso, cabe analisar alguns aspectos determinantes à viabilidade da ação.
Certifique-se do know how do parceiro
Os gestores de alto desempenho já estão habituados à adaptação; afinal, o mercado é volátil e exige uma postura constantemente inovadora. No momento de selecionar um parceiro para ministrar novos cursos, não se esqueça de assegurar a capacidade do fornecedor.
Avalie a credibilidade e, se possível, pegue referências, explore experiências anteriores e tire todas as suas dúvidas sobre a didática e o processo de aplicação.
Lembre-se de que bons parceiros são duradouros, por isso, acreditam no crescimento mútuo. Jamais negligencie o poder de um aprendizado compartilhado!
Verifique a infraestrutura oferecida
O formato dos treinamentos depende das demandas da empresa. Se há disponibilidade de salas na organização, por exemplo, é possível optar pela versão in company, reduzindo eventuais transtornos logísticos e agilizando a implantação da iniciativa.
Se, ao contrário, não houver estrutura física para alocar equipes durante o ciclo de capacitações, prefira contar com parceiros que forneça devidamente os equipados — mesas, cadeiras, projetor etc. — Se possível, visite os locais ao discutir os detalhes do projeto, garantindo a transparência das negociações.
Avalie o tipo de conteúdo disponível
Cada setor, empresa e departamento precisa de um estímulo e de um conteúdo diferente. Dependendo da área de atuação profissional, a grade de treinamentos deve adotar um rumo, uma postura e um nível de exigência próprio.
Diante disso, é válido que o gestor de RH conheça o portfólio de cursos disponíveis, o conteúdo programático, tenha alinhado os resultados esperados além de atestar a pertinência do tema e das ferramentas no dia a dia de seu time.
Esse exercício garante mais propriedade e segurança no momento de levar a proposta adiante, apresentando-a a diretores e a colaboradores envolvidos. Mais uma vez, a qualidade do parceiro (e sua expertise) é imprescindível para o sucesso da empreitada.
Confirme a emissão de certificados
A concessão de certificados é importante em função de dois fatores valiosos. Por um lado, talvez mais relevante à empresa, porque confirma que o profissional atendeu aos requisitos do treinamento, participando das aulas ou efetivando as entregas — a depender da metodologia e do formato escolhido.
Por outro, recompensa o colaborador com uma espécie de distintivo, confirmando seu empenho e seu aprendizado em determinado assunto. Os certificados podem, inclusive, configurarem-se como pré-requisito para vagas específicas.
Neste modelo, ambos ganham: a companhia, que qualifica seu time, e os funcionários, que desenvolvem suas habilidades.
Priorize métricas e diagnósticos
Ao investir no profissional, a empresa sinaliza que deseja potencializar o desempenho do time. Não se trata, todavia, de simples cobrança. Ao contrário, é um mecanismo de parceria para a geração de valor compartilhado.
Dessa forma, é interessante que o gestor esteja a par dos indicadores de sua equipe e conheça o desempenho dos profissionais. Essa postura garante a convergência de talento e oportunidades, maximizando os retornos da iniciativa.
Quais treinamentos são mais adequados à sua empresa?
A IMAM, divisão de treinamentos do Grupo IMAM, se dedica à disseminação de conhecimento em empresas que têm um objetivo bem claro: crescer de forma sustentável e lucrativa! Para isso, é claro, capacitação interna é fundamental.
Por meio de uma ampla gama de treinamentos, aplicados nas mais diversas áreas e segmentos, a empresa contribui para que seus parceiros alicercem as bases de seu desenvolvimento, investindo no capital humano interno e obtendo resultados consistentes no curto, médio e longo prazo.
Considerando que o sucesso de uma organização é reflexo da eficiência cotidiana de seus colaboradores, é justo posicionar a rotina de treinamentos como um mecanismo estratégico de competitividade.
A IMAM é a parceira ideal para viabilizar o plano de desenvolvimento da empresa e um de nossas especialistas certamente é o que a sua equipe precisa para otimizar processos e/ou melhorar a capacidade produtiva do negócio.
Ao investir no treinamento de funcionários customizando soluções e abordagens, você extrai o máximo potencial do time e reforça uma postura coesa e atualizada na gestão de pessoas.
Aproveite para conhecer, em detalhes, os cursos disponíveis na IMAM e estabeleça seu cronograma de capacitação interna. Os benefícios da estratégica são imediatos, duradouros e totalmente transformadores. Invista!