Amarração de Cargas: Vai Rolar ou Tombar?
Quando o assunto é sobre algum acidente por falta ou falha na amarração de cargas no transporte, as imagens muito comuns nos noticiários são de bobinas ou peças cilíndricas grandes e pesadas, espalhadas na rodovia e, infelizmente, muitas vezes com vítimas fatais. Vamos tomar estes produtos clássicos como exemplos para explicar sobre a importância deste tema, a amarração de cargas que tal como as embalagens de transporte, só lhes damos melhor atenção quando ocorrem sinistros com elevados prejuízos físicos e/ou materiais.
O termo “amarração” é também o ato de travar, imobilizar, segurar, aumentar o atrito do produto com os pisos, entre outros meios. Voltando ao exemplo das bobinas, geralmente é a Empresa consumidora quem define o modo que quer recebê-las em sua planta, se na posição “eye to side” ou “eye to sky” (vide imagem) e aí a amarração delas no caminhão fica por conta e risco do Fornecedor e/ou Transportador. Por falar em risco, todas pessoas que estão por perto na ocasião do transporte também podem estar em perigo e não só o motorista, pense nisso ! E se ao invés de caminhão aberto for em container marítimo não se engane pois apesar da presença das suas paredes de aço a amarração interna continua imprescindível.
Se elas, as bobinas, forem com o “olho para o céu” aparentemente a situação é mais simples que na situação “olho para o lado” pois nesta segunda há uma forte tendência de elas quererem sair por aí, rolando para todas as direções mas não é bem assim, isso depende de diversos fatores, entre eles a relação entre suas dimensões (L x Ø). Às vezes as bobinas (na posição olho pro céu) são menores porém ainda pesadas e perigosas, se suas larguras forem bem maiores que seus diâmetros ficam fáceis de tombar, neste caso a dica é amarrá-las umas contra as outras.
Aposto que já viram diversos vídeos de rodas de carros ou caminhões que se soltam, em movimento e atingem fatalmente pessoas na calçada. Pois imagine se acontecer isso com um cilindro de 1 tonelada! E existem bobinas de 15 toneladas rodando por aí e isso nos remete a um dos maiores mitos sobre este tema: “A carga é tão pesada que nem é necessário amarrá-la” – isso não é verdade!
Existem diversos métodos de amarração, adequados aos tipos de produtos e combinações destes métodos podem ser aplicadas, assim como diversos materiais tais como cintas, mantas, travas, madeiras, cabos de aço, etc., só não use corda para amarrar, corda só se for para segurar a lona de cobertura no caminhão, por exemplo (motoristas levaram multas injustas por isso, por falhas na interpretação da legislação).
Fique de olho na amarração de sua carga ! Treine seus colaboradores e exija isso de seus fornecedores (de produtos & serviços, as transportadoras) e amarre bem, mostre isso às Seguradoras para negociar melhor com elas.
Em tempo: você sabia que existe uma nova Resolução CONTRAN Nº 945, de 28 de março de 2022 que fixa os requisitos mínimos de segurança para amarração das cargas transportadas em veículos de carga?