Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Estratégias e operações

Análise de Dados

Por Danilo Carajiliascov em 22 de fevereiro de 2024
monitor-with-charts-with-annual-data-analysis-on-screen
5 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

CONHECENDO ALGUMAS LINGUAGENS DE ANÁLISE DE DADOS ATRAVÉS DE UM PEQUENO PROJETO

PROJETO

O projeto é o seguinte: calcular a prazo médio original (de emissão), número de dias médio de desconto, prazo médio de recebimento e a taxa média de desconto de uma lista de duplicatas a receber. Fazer isso no geral e por cliente.

O processo consiste em:

  1. Criar colunas calculadas com a diferença entre a data de vencimento e recebimento (dias de desconto), e a diferença entra a data de recebimento e emissão (prazo real de recebimento);
  2. Calcular o prazo médio ponderado do recebimento original (vencimento menos emissão), de dias de desconto e de recebimento real;
  3. Calcular a taxa média de desconto;
  4. Exibir os prazos médios e a taxa média geral e por cliente.

NO EXCEL COM POWER PIVOT

Após abrir a base de duplicatas, clicar em “Adicionar ao Modelo de Dados” na aba “Power Pivot”.

Abrirá a tela do “Power Pivot para Excel”. Nela apenas ajustaremos os tipos de dados utilizando a parte de “Tipo de Dados” na aba “Página inicial”

Com duplo clique na última coluna (“Adicionar Coluna”) podemos editar o nome da coluna e no campo de fórmula colocaremos os cálculos desejados.

Após criar as colunas calculadas, gerar uma tabela dinâmica clicando em “Tabela Dinâmica” na aba “Página Inicial”. O Excel criará uma aba com a tabela dinâmica. Porém com um importante diferencial: podemos criar medidas.

Clicar em “Nova Medida” no botão “Medidas” na aba “Power Pivot”.

Na janela da medida colocar a tabela no campo “Nome da tabela”, um nome para a medida no campo “Nome da Medida” e apenas “” na fórmula.

Voltando para a tela do Power Pivot (clicando em “Gerenciar” na aba “Power Pivot”) podemos observar a medida.

É possível aumentar o campo de fórmula. Tornando a edição da fórmula muito mais interessante.

A fórmula para o prazo médio de desconto fica assim:

A fórmula para o prazo médio original fica assim:

A fórmula para o prazo médio real fica assim:

A fórmula para a taxa média fica assim:

Voltando para a planilha na aba da tabela dinâmica vemos que apareceram as nossas medidas. Colocando-as no campo de “Valores” da tabela dinâmica vemos o seguinte resultado:

Só falta agora exibir os resultados por cliente. Para isto basta colocar a coluna “Descr_Cliente” no campo “Linhas” da tabela dinâmica e pronto.

NO R

Primeiramente carregamos as bibliotecas com as funções que iremos precisar. Depois carregamos a base de duplicatas.

A tabela aparece com alguns campos precisando de ajustes no tipo de dados.

Com a função “mutate” podemos criar, alterar ou excluir colunas. Agora iremos ajustar o tipo de dados e criar os dias de desconto (“Prazo_Desc”) e o prazo real (“Prazo_Real”).

Com isso feito a tabela aparece assim:

Para o resumo com os prazos médios iremos gerar a produto das colunas de prazo com o valor a receber, depois sumarizar dividindo a soma desses produtos com a soma do valor a receber.

O resultado aparece assim:

Para a taxa média iremos sumarizar a base de duplicatas pela divisão do total de valor a receber com o total de valor recebido. O resultado desta divisão iremos elevar a um sobre o prazo médio dividido por 30 depois subtrair um.

O resultado é o seguinte:

Para exibir esses valores agrupados por cliente basta adicionar uma função de agrupamento: o “group_by”.

O resultado é o seguinte:

Da mesma forma basta adicionar o agrupamento por cliente na taxa média.

E o resultado fica desta forma:

NA JULIA

Na linguagem Julia as diferenças no código são mínimas. Vamos ver abaixo.

Para carregar a base precisamos carregar primeiro as bibliotecas com as funções desejadas.

O resultado é o seguinte:

Assim como no R e no Excel precisamos corrigir os tipos de dados e criar as colunas de prazo de recebimento real e de dias de desconto.

O resultado é o seguinte:

Para o resumo com os prazos médios vamos fazer da mesma forma que fizemos em R.

O resultado é o seguinte:

Para a taxa média o processo é idêntico ao feito em R.

O resultado é o seguinte:

Para os prazos médios por cliente também é idêntico ao feito em R.

O resultado é o seguinte:

Taxa média por cliente também idêntico.

O resultado é o seguinte:

CONSIDERAÇÕES

O que acharam deste passeio por algumas linguagens de programação? Será que o Excel foi o mais fácil de programar?

Uma questão importante em relação ao Excel é o limite de 1048576 linhas. O que não existe nas demais linguagens.

Espero que tenham gostado.

Sucesso para todos!

Até mais!

Quais são os 4 tipos de análise de dados?

Os quatro tipos de análise de dados são: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva.

Como fazer uma análise dos dados?

Para realizar uma análise de dados, é necessário coletar os dados relevantes, limpar e preparar os dados, aplicar técnicas estatísticas ou de machine learning, e interpretar os resultados para tirar conclusões e tomar decisões informadas.

Quais são as etapas do processo de análise de dados?

As etapas do processo de análise de dados incluem: definição dos objetivos, coleta e preparação dos dados, análise exploratória, aplicação de técnicas de análise, interpretação dos resultados e comunicação das conclusões.

O que é trabalhar com análise de dados?

Trabalhar com análise de dados envolve a coleta, limpeza, processamento e interpretação de dados para extrair insights úteis e embasar decisões estratégicas ou operacionais dentro de uma organização.

Post Views: 49
Você também pode gostar
Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Por Eduardo Banzato em 30 de janeiro de 2025
Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Por IMAM em 2 de outubro de 2024
Construção de Casas em 1 dia!

Construção de Casas em 1 dia!

Por Reinaldo Moura em 29 de agosto de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.