Centros de Custo
Extremamente importantes para a Gestão do negócio
Introdução
Centros de custo são amplamente utilizados por sistemas (ERP’s) para que os gastos tenham seus limites e seus responsáveis. Mas não para por aí, a utilidade dos centros de custo vai muito além de um mero controle de gastos e responsáveis.
Todo usuário de um ERP que ao menos utilize o ERP para fazer algumas consultas e gerar requisições tem contato com os centros de custo.
Vamos entender um pouco mais sobre como são utilizados nas empresas
Custo de produtos/serviços
Custeio por absorção é amplamente utilizado tanto por empresas que fabricam produtos quanto por empresas que prestam serviço.
Neste sistema de custeio é feito um rateio dos gastos dos centros de custo nos produtos/serviços seguindo algum direcionador de custo.
Por exemplo:
* a área ocupada pode ser um direcionador do custo de Aluguel, IPTU e Condomínio
* o tempo de trabalho dos equipamentos pode ser um direcionador de custo da mão-de-obra direta e de diversos outros gastos relacionados ao equipamento e o setor em que o equipamento está
A acuracidade do custo unitário de um produto/serviço é fortemente impactada pela qualidade da alocação dos gastos.
Se, por exemplo, os gastos de manutenção realizados em diversos equipamentos de diversos setores, produtivos ou não, estiverem alocados em apenas um centro de custo será impossível fazer um correto rateio desses.
Isso serve inclusive, e muito importante, para gastos com mão-de-obra. Quanto mais bem alocado for a mão-de-obra nos processos, melhor para o rateio.
Portanto, centros de custo baseados em processos é de fundamental importância para o sistema de custeio por absorção.
Controladoria
Além do mencionado na introdução – controle de limites e responsáveis – a controladoria precisa organizar os gastos entre, diretos, indiretos e administrativos, variáveis e fixos, despesas financeiras, investimentos etc. E, com os gastos e receitas devidamente classificados, atualizar indicadores como DRE (demonstração de resultado do exercício), balanço, retorno sobre investimento etc.
Assim como para o sistema de custeio por absorção, para os indicadores da controladoria também é melhor que os gastos sejam alocados por processo ao invés de por departamento. No exemplo da manutenção mencionado acima, se os gastos de manutenção forem todos alocados no mesmo centro de custo não será possível classificar como direto, indireto ou administrativo, nem se é variável ou fixo.
Portanto, centros de custo baseados em processos é, também, de fundamental importância para a controladoria.
Coordenação/Gestão
Todos os setores da empresa precisam fazer gestão de seus gastos bem como abastecer seus indicadores. Sejam esses diretamente ligados à produção/serviço ou não.
Novamente a forma de alocação que permite melhor controle dos gastos é por processo.
Os gastos acontecem nos processos, por isso que se tem melhor controle e gestão ao alocar os gastos por processo.
Demais usuários do ERP
Muito importante mencionar que a maior parte do input de dados no sistema é feito por usuários que não são coordenadores, gestores, controllers ou analistas de custo.
Se, por um lado, para o sistema de custo por absorção é interessante haver a maior precisão possível dos gastos, por outro lado, isso implica em criar muitos centros de custo e isto pode causar um transtorno para usuários que fazem requisições, pedidos, entrada de nota fiscal, cadastros de materiais/produtos/serviços entre outros. O RH também terá bastante trabalho se preocupando com as alterações de centro de custo de cada pessoa.
Por isso é fundamental que a quantidade de centros de custo seja não mais que o suficiente. Ou seja, que permita um bom controle e gestão e não crie dificuldade desnecessária para os demais usuários.
Considerações
Os centros de custo bem planejados não criam dificuldades para os usuários fazerem os inputs no sistema, permite que o custeio por absorção seja bem acurado, e permite, também, que a controladoria apresente seus indicadores de forma acurada. Otimizar assim as análises e tomada de decisão da liderança.
Muito obrigado por ler o artigo.
Até o próximo!
Centros de custos são divisões organizacionais que acumulam e controlam os custos associados a atividades específicas ou áreas de responsabilidade dentro de uma empresa, ajudando na análise e gestão financeira.
Os centros de custos visam monitorar e controlar os gastos associados a atividades específicas ou áreas dentro de uma organização, auxiliando na alocação eficiente de recursos e na identificação de áreas para redução de custos.
Para identificar o centro de custo de uma despesa, é necessário revisar os registros contábeis e identificar a atividade ou área específica associada à despesa em questão, seguindo a estrutura de custos da organização.
Para calcular o centro de custo, some todas as despesas associadas a uma atividade específica ou área de responsabilidade dentro da organização durante um período determinado e atribua esses custos à respectiva área ou atividade.