E-Procurement, o Que é?
Nos dias de hoje, na área de compras, muito se fala de e-Procurement, mas muitos não estão muito dentro do tema, e como tal, é preciso respostas para as perguntas que não foram feitas.
Na era da tecnologia em que vivemos, também o departamento de compras precisa de evoluir, e tanto ou mais que os outros, e para tal, é necessário investir e arriscar neste setor, pelo que é fundamental que fique a par desta temática.
O e-Procurement é a automação de todas as etapas necessárias para as compras B2B, e é muito mais abrangente que o e-commerce, pois não se limita a compra e venda de produtos ou serviços num endereço electrónico, pois vai desde a pesquisa de fornecedores até à compra. Comummente têm acesso a recursos de e-sourcing e permitem procurar e escolher fornecedores, enquanto soluções de e-learning ensinam os clientes a manusear antes de comprar, enquanto os ERPs são mais abrangentes, mas menos focados.
Setor de compras
Durante muito tempo as compras B2B foram feitas manualmente, e sem uma estratégia definida, mas agora, com o e-Procurement, este posicionamento estratégico automatizou este setor, trazendo muitos melhores resultados, tornando-se mais eficiente e sendo uma mais-valia para o negócio.
Esta área é então gerida através do uso desta solução inteligente, que cria um padrão de abastecimento e evita que a empresa sofra uma ruptura de estoque.
Mas que mais benefícios poderá esta ferramenta trazer?
Entre os já falados, existem diversos benefícios para o setor de compras B2B, e se tiverem as ferramentas adequadas, uma equipe funcional e um bom plano estratégico, algumas delas poderão ser:
Redução de custos
Através desta ferramenta é possível haver como que um “leilão” de serviços, em que os fornecedores e os compradores negoceiam as suas propostas e ofertas, e cria-se alguma competição entre eles, favorecendo a parte de interesse comum, que geralmente é a empresa que faz a compra e consegue mais oferta a um custo mais baixo com a mesma qualidade.
Agilidade nos processos
Tornando as compras automatizadas, a cotação dos fornecedores é praticamente instantânea, pelo que a comparação de orçamentos consegue ser mais fácil e rápida.
Esta ferramenta também permite estabelecer limites e parâmetros para o negócio, sendo que assim as oportunidades conseguem ser mais adequadas aos interesses, tendo ainda a vantagem de poder tratar dos pedidos através da própria plataforma, diminuindo assim o tempo necessário entre a escolha e a compra.
Clareza e objetividade
Uma das tarefas mais importantes para o comprador é ter bons fornecedores, e para isso é necessário estabelecer deste logo algumas questões a ter em conta, como os custos, tanto de deslocação como de serviço e produto, e a qualidade, e com o e-Procurement é criada uma maior visibilidade que permite ao comprador distinguir mais facilmente os dados dos fornecedores e garantir que a escolha que fazem é a mais acertada.
Melhor atendimento ao cliente
Este serviço evita erros no abastecimento, e garante que a empresa produza o que diz produzir, e responda de acordo com a procura em todos os momentos, e como tal, isto traduz-se num melhor atendimento. Com um serviço mais instantâneo, o cliente espera menos tempo pela produção / separação e envio do item, e isto contribui para um melhor atendimento ao cliente.
Vantagem competitiva
Nestes casos o processo precisa de passar pela compra, e sem ela tudo o resto para, pelo que esta vantagem na rapidez e eficácia de compra se torna no elemento de desencadeia todas as outras etapas, sendo um propulsor no que toca a competir com a concorrência.
Todo este processo, em cadeia, torna muito mais rentável todo o processo de compra: Reduzindo os custos a empresa consegue investir em melhorias internas; melhorando o atendimento ao cliente, a satisfação por parte dos consumidores é maior e tornam-se mais frequentes; com a diferenciação da negociação em relação à concorrência, conseguimos uma vantagem em relação aos métodos tradicionais e menos planejados… Tudo leva ao sucesso.
E a sua empresa, já aplicou a sua ferramenta de e-Procurement? Acesse nosso treinamento de Negociação para Compradores e entenda mais.
E-procurement é o processo de realizar atividades de compras online, incluindo pesquisa de fornecedores, solicitação de cotações, emissão de pedidos e gestão de contratos, utilizando tecnologias da informação para otimizar e automatizar o processo de aquisição de bens e serviços.
Os objetivos do e-procurement são simplificar o processo de compras, reduzir custos e tempo, além de aumentar a transparência e eficiência. Suas funções incluem pesquisa de fornecedores, solicitação de cotações, emissão de pedidos, gestão de contratos e monitoramento de desempenho.
A função de procurement é responsável por adquirir bens e serviços necessários para uma organização, garantindo o abastecimento oportuno, a qualidade dos produtos e o melhor custo-benefício por meio de processos de compra eficientes e estratégicos.
Ferramentas de procurement são recursos tecnológicos utilizados para facilitar e otimizar o processo de aquisição de bens e serviços, incluindo sistemas de e-procurement, software de gestão de fornecedores, e plataformas de leilão eletrônico.