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Estratégias e operações

Flexibilizando a Produção

Por Filipe Silva em 16 de agosto de 2024
estanterias
4 minutos para ler
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No passado, o conceito de grandes lotes era comum entres as empresas, devido não haver grandes variedades de produtos. Essa característica gerava uma baixa eficiência, a com geração de inventários desnecessários, consumo antecipado de matéria prima, estocagens e transportes desnecessários, em síntese: PERDAS.

Nas últimas duas décadas, este cenário de grandes lotes alterou-se, e em alguns casos como por exemplo notebooks, calçados e entre outros, chegam a lote de uma única peça o que é facilmente observado num shopping center, onde o catálogo de produtos não cabe mais nas vitrines e com um grau de personalização cada vez maior. Com isso, surge a necessidade das empresas em mudarem sua gestão para uma gestão competitiva visando atender os clientes de maneira excelente, como alternativa para se flexibilizar a produção com o foco em “fazer mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade com mais produção de qualidade e menos recursos (tempo, mão de obra, material e etc.).

Além de flexibilizar, a produção fazer o necessário, na quantidade necessária, no menor tempo e quando necessário, e produzir de acordo com a demanda e não quando a produção julgar necessário é a resposta para produzir pequenos lotes. Porem isto gera frequentes preparações (setup) para isso reduzir este tempo é fundamental e a IMAM CONSULTORIA conta com metodologias de gestão e metodologia de Setup Rápido, ou SMED (Single Minute Exchange of Die) ou seja, Troca em tempo de um digito – menor que 10 minutos.

O setup consiste no tempo decorrido desde a última peça boa do lote anterior até a primeira peça boa do lote seguinte após análises e aprovações e o objetivo da metodologia de Setup Rápido é a redução deste tempo. O setup rápido ou SMED, é um sistema simples que tem o objetivo de fazer com que as empresas façam frequentes preparações, aumentando a flexibilidade para se produzir pequenos lotes, porém é um trabalho que requer muita gestão e dedicação de todos os envolvidos. A metodologia da IMAM consiste em algumas etapas:

  1. Documentar todos os elementos do Setup, ou seja, todas as atividades executadas pelo preparadores e/ou operadores com sua descrição, distancias percorridas e tempo gasto;
  2. Classificar as atividades, tal como é hoje, em atividades internas ou externas.
  3. Eliminar os elementos inúteis.
  4. Transferir elementos internos para externos
  5. Reduzir tempos internos e externos é a agora fundamental. Isso assegura um aumento maior da disponibilidade do equipamento e dos preparadores facilita a redução da carga de trabalho gerada pelas atividades externas.
  6. A próximo etapa é organizar todo trabalho para que este processo de troca rápida sejam facilmente incorporados pela operação.
  7. Padronizar os novos processos para que todos os turnos de trabalho executem o Setup de uma única maneira (documentos, procedimentos, lições de um tema, etc.) e apresentem os ganhos.
  8. Praticar – “Quanto mais se faz mais se aprende”.
  9. Melhorar Sempre, melhoria continua, pois o que é bom hoje amanhã pode não ser, portanto lembre-se KAIZEN SEMPRE!
  10. Retorne ao primeiro passo e busque o OTED “One Touch Exchange of Die” – Troca em um único toque.

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O que significa flexibilidade na produção?

Flexibilidade na produção se refere à capacidade de adaptar rapidamente os processos de fabricação para atender a mudanças na demanda do mercado, introduzir novos produtos ou ajustar a escala de produção de forma eficiente.

O que significa flexibilidade na logística?

Flexibilidade na logística refere-se à capacidade de ajustar rapidamente as operações logísticas, como transporte, armazenagem e distribuição, para lidar com variações na demanda, mudanças nas rotas ou requisitos dos clientes de forma eficiente e eficaz.

O que significa flexibilidade de mix?

Flexibilidade de mix se refere à capacidade de uma empresa em adaptar rapidamente sua linha de produtos ou serviços para atender às necessidades variadas dos clientes ou às mudanças nas preferências do mercado.

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