Benefícios do Georreferenciamento e da Rastreabilidade no Transporte de Cargas
A falta de rastreabilidade afeta a performance no transporte de cargas, devido à baixa visibilidade e do controle da operação, gerado lentidão nos processos de comunicação e aumento das falhas logísticas, que podem comprometer a satisfação dos clientes e a confiabilidade da marca e dos prestadores de serviço no mercado. Além de afetar a segurança, dificultando a elaboração de rotas e a detecção de desvios no trajeto.
O avanço da tecnologia de mapeamento e georreferenciamento e a sua utilização permitem o monitoramento em tempo real das cargas em relação aos pontos de origem e destino, possibilitando o acompanhamento da operação, identificação e antecipação de gargalos e promovendo transparência entre prestadores de serviço e o consumidor final.
A localização exata dos locais de entrega e o melhor roteiro para o transporte permitem a escolha pelo trajeto mais eficiente, como por exemplo com menor trânsito, menor percurso e menos pedágio. Com a redução do tempo em trânsito os custos são reduzidos, promovendo maiores ganhos para o transportador e maior agilidade nas entregas, impactando no nível de serviço aos clientes e na vantagem competitiva.
Fornecendo parâmetros do prazo necessário para a entrega, que podem ser controlados pelos gestores e compartilhados com o cliente final, havendo algum imprevisto durante o percurso tais como desvios ou problemas com o veículo, ações podem ser tomadas para minimizar o impacto na entrega, evitando devoluções, necessidades de reentregas ou até o cancelamento do pedido e a insatisfação dos clientes.
A rastreabilidade da carga é um requisito necessário na apólice de seguros para cargas de alto valor. Registrando dados sobre o trajeto percorrido, sinalizando os casos de desvios de rota, paradas do veículo, abertura de portas e a localização dos veículos, ajudando na recuperação da carga no caso de extravio. Além de gerar indicadores que permitem corrigir e melhorar os processos operacionais.
No caso da gestão da cadeia de abastecimento (Supply Chain) a rastreabilidade da carga contribui com o registro de todas as etapas do processo produtivo, com todos os envolvidos, desde a obtenção das matérias-primas, passando pelos processos de industrialização, distribuição e a destinação ao consumidor final.