Gestão na Logística
Uma boa Gestão Logística da empresa, é desafiadora, com grande importância na cadeia de suprimentos, porque controla o fluxo de produtos entre a oferta e demanda, com o objetivo de atender as necessidades produtivas ou comerciais.
Com desafios cada vez maiores, e a crescente complexidade da movimentação de mercadorias, fazem com que gestão na logística seja fundamental para acompanhar a evolução da necessidade dos clientes e a dinâmica do mercado.
Neste cenário, é fundamental para eficiência da cadeia de abastecimento, integrar ferramentas, implementando medições, fazendo análises, reduzindo custos, melhorando a eficiência da cadeia, atendendo os clientes e consumidores.
O que é Gestão Logística?
A Gestão da Logística é um subconjunto da gestão da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo controlar as variações de demanda e o fluxo de produtos, serviços e informações de um ponto inicial a um ponto final, visando atender as necessidades dos clientes com mínimo custo.
Como melhorar a eficiência na gestão logística?
Há muitas formas de melhorar a eficiência do sistema logístico, seguem dicas importantes:
1 – Faça planejamento;
2 – Procure automatizar e use a tecnologia;
3 – Valorize sua equipe;
4 – Monitorar as métricas de desempenho.
Faça planejamento
Analise seu sistema logístico e defina uma estratégia – com base nos objetivos da empresa, visando atender os clientes da melhor forma, com menor custo: analise os processos envolvidos, levante o histórico de dados, identifique e compreenda cada elo do sistema logístico, identifique seus pontos fracos, faça planejamento simplificando os processos, melhorando sua eficiência, fazendo alterações para melhorar sua operação, reduzindo possíveis interrupções.
Procure automatizar e use a tecnologia
As empresas que utilizam a estratégia e as ferramentas certas para fazer a gestão das operações logística, certamente terão uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Inove processos, utilize a digitalização dos processos logísticos.
A utilização de plataformas de computação em nuvem permite automatizar, por exemplo processos com atualizações de inventário em tempo real, ou controlar a entrega do pedido de venda desde a sua geração até sua entrega em tempo real.
A utilização de ferramentas adequadas vai agilizar os processos, reduzindo tempo de processo, reduzindo custos, fazendo com que sua rede logística tenha maior visibilidade
Os sistemas com suas variantes tecnológicas, ( WMS, TMS, OMS) devem ser integrados de forma a agilizar as operações de forma eficaz, ao mesmo tempo em que tornam os processos mais visíveis, previsíveis, identificando pontos de gargalo e atrasos, fazendo com que a tomada decisão seja realizada em tempo real, minimizando possíveis desvios no processo, melhorando a comunicação.
A comunicação clara e eficaz é fundamental para um sistema logístico eficiente, isto inclui a comunicação com os clientes, fornecedores, contratados, e funcionários, pois todos fazem parte da cadeia logística.
Valorize sua equipe
Eficiência na logística exige que o gestor tenha visibilidade de todo processo, seja suprimentos, planejamento, operação, transporte ou qualquer área, devem existir planos de contingência para antecipação de problemas que possam surgir e ninguém melhor que sua equipe para identificar, monitorar e trazer alternativas para eventuais situações que possam surgir.
O sucesso de qualquer empresa depende de sua equipe, pois ela é responsável pelo crescimento, desta forma é importante que haja investimento de forma adequada na formação dos colaboradores, para que estes estejam atualizados com a tendências da cadeia de suprimentos.
Monitorar as métricas de desempenho
Monitorar métricas de desempenho, como: tempos de ciclo, acuracidade do estoque, entregas no prazo, custo e serviço, são importantes para melhorar a sua eficiência.
Os dados devem ser usados para: identificar a evolução dos processos e identificar áreas que precisam de melhorias, gargalos e áreas ineficientes.
Analisar os dados das operações logísticas, podem nos ajudar a entender melhor os processos e nosso papel na cadeia de suprimentos.
Por isto é importante avaliar regularmente as métricas de desempenho para garantir que suas operações esteja funcionando com máximo de eficiência.
Conclusão
Conceitos inovadores e utilização de tecnologia dão a empresa uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes
Uma gestão logística eficaz, adequa e otimiza os processos, reduzindo custos, melhorando a eficiência da operação, aumentando a produtividade e atendendo os clientes.
Um gestor de logística é responsável por planejar, coordenar e otimizar as operações de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias, visando garantir eficiência, redução de custos e satisfação do cliente. Além disso, ele supervisiona o fluxo de materiais e informações ao longo da cadeia de suprimentos para garantir um processo logístico eficaz.
Logística refere-se ao conjunto de atividades relacionadas ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos. Já a gestão de logística envolve o planejamento, coordenação e controle dessas atividades para alcançar eficiência operacional e satisfação do cliente.
Os quatro principais tipos de logística são: logística de produção, distribuição, reversa (retorno de produtos) e integrada (coordenação de todas as etapas da cadeia de suprimentos). Cada tipo visa otimizar processos específicos dentro da gestão logística global de uma empresa.
As cinco principais funções da logística incluem transporte, armazenagem, gestão de estoques, processamento de pedidos e informações. Essas atividades visam garantir uma cadeia de suprimentos eficiente e a entrega oportuna de produtos aos clientes.