Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Gestão na Logística

Por José Luiz Senoi em 16 de agosto de 2024
5 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Uma boa Gestão Logística da empresa, é desafiadora, com grande importância na cadeia de suprimentos, porque controla o fluxo de produtos entre a oferta e demanda, com o objetivo de atender as necessidades produtivas ou comerciais.

Com desafios cada vez maiores, e a crescente complexidade da movimentação de mercadorias, fazem com que gestão na logística seja fundamental para acompanhar a evolução da necessidade dos clientes e a dinâmica do mercado.

Neste cenário, é fundamental para eficiência da cadeia de abastecimento, integrar ferramentas, implementando medições, fazendo análises, reduzindo custos, melhorando a eficiência da cadeia, atendendo os clientes e consumidores.

O que é Gestão Logística?

A Gestão da Logística é um subconjunto da gestão da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo controlar as variações de demanda e o fluxo de produtos, serviços e informações de um ponto inicial a um ponto final, visando atender as necessidades dos clientes com mínimo custo.

Como melhorar a eficiência na gestão logística?

Há muitas formas de melhorar a eficiência do sistema logístico, seguem dicas importantes:

1 – Faça planejamento;

2 – Procure automatizar e use a tecnologia;

3 – Valorize sua equipe;

4 – Monitorar as métricas de desempenho.

Faça planejamento

Analise seu sistema logístico e defina uma estratégia – com base nos objetivos da empresa, visando atender os clientes da melhor forma, com menor custo: analise os processos envolvidos, levante o histórico de dados, identifique e compreenda cada elo do sistema logístico, identifique seus pontos fracos, faça planejamento simplificando os processos, melhorando sua eficiência, fazendo alterações para melhorar sua operação, reduzindo possíveis interrupções.

Procure automatizar e use a tecnologia

As empresas que utilizam a estratégia e as ferramentas certas para fazer a gestão das operações logística, certamente terão uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Inove processos, utilize a digitalização dos processos logísticos.

A utilização de plataformas de computação em nuvem permite automatizar, por exemplo processos com atualizações de inventário em tempo real, ou controlar a entrega do pedido de venda desde a sua geração até sua entrega em tempo real.

A utilização de ferramentas adequadas vai agilizar os processos, reduzindo tempo de processo, reduzindo custos, fazendo com que sua rede logística tenha maior visibilidade

Os sistemas com suas variantes tecnológicas, ( WMS, TMS, OMS) devem ser integrados de forma a agilizar as operações de forma eficaz, ao mesmo tempo em que tornam os processos mais visíveis, previsíveis, identificando pontos de gargalo e atrasos, fazendo com que a tomada decisão seja realizada em tempo real, minimizando possíveis desvios no processo, melhorando a comunicação.

A comunicação clara e eficaz é fundamental para um sistema logístico eficiente, isto inclui a comunicação com os clientes, fornecedores, contratados, e funcionários, pois todos fazem parte da cadeia logística.

Valorize sua equipe

Eficiência na logística exige que o gestor tenha visibilidade de todo processo, seja suprimentos, planejamento, operação, transporte ou qualquer área, devem existir planos de contingência para antecipação de problemas que possam surgir e ninguém melhor que sua equipe para identificar, monitorar e trazer alternativas para eventuais situações que possam surgir.

O sucesso de qualquer empresa depende de sua equipe, pois ela é responsável pelo crescimento, desta forma é importante que haja investimento de forma adequada na formação dos colaboradores, para que estes estejam atualizados com a tendências da cadeia de suprimentos.

Monitorar as métricas de desempenho

Monitorar métricas de desempenho, como: tempos de ciclo, acuracidade do estoque, entregas no prazo, custo e serviço, são importantes para melhorar a sua eficiência.

Os dados devem ser usados para: identificar a evolução dos processos e identificar áreas que precisam de melhorias, gargalos e áreas ineficientes.

Analisar os dados das operações logísticas, podem nos ajudar a entender melhor os processos e nosso papel na cadeia de suprimentos.

Por isto é importante avaliar regularmente as métricas de desempenho para garantir que suas operações esteja funcionando com máximo de eficiência.

Conclusão

Conceitos inovadores e utilização de tecnologia dão a empresa uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes

Uma gestão logística eficaz, adequa e otimiza os processos, reduzindo custos, melhorando a eficiência da operação, aumentando a produtividade e atendendo os clientes.

Qual é a função de um gestor de logística?

Um gestor de logística é responsável por planejar, coordenar e otimizar as operações de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias, visando garantir eficiência, redução de custos e satisfação do cliente. Além disso, ele supervisiona o fluxo de materiais e informações ao longo da cadeia de suprimentos para garantir um processo logístico eficaz.

Qual a diferença entre logística e gestão de logística?

Logística refere-se ao conjunto de atividades relacionadas ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos. Já a gestão de logística envolve o planejamento, coordenação e controle dessas atividades para alcançar eficiência operacional e satisfação do cliente.

Quais são os 4 principais tipos de logística?

Os quatro principais tipos de logística são: logística de produção, distribuição, reversa (retorno de produtos) e integrada (coordenação de todas as etapas da cadeia de suprimentos). Cada tipo visa otimizar processos específicos dentro da gestão logística global de uma empresa.

Quais são as 5 principais funções da logística?

As cinco principais funções da logística incluem transporte, armazenagem, gestão de estoques, processamento de pedidos e informações. Essas atividades visam garantir uma cadeia de suprimentos eficiente e a entrega oportuna de produtos aos clientes.

Post Views: 107
Você também pode gostar
Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Por Eduardo Banzato em 30 de janeiro de 2025
Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Por IMAM em 2 de outubro de 2024
Construção de Casas em 1 dia!

Construção de Casas em 1 dia!

Por Reinaldo Moura em 29 de agosto de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.