A Importância da Localização de Armazéns e Centros Logísticos
Estratégia
Estrategicamente, a decisão da localização dos pontos de armazenagem da empresa é importante, tanto para grandes como para pequenas empresas.
A decisão afeta diretamente os custos da operação, bem como sua capacidade de atender clientes e suas receitas.
Além disso, as decisões de localização, uma vez tomadas são caras e difíceis de desfazer.
Importância da escolha da localização
Gestores de hoje tem desafios cada vez maiores para manter suas empresas competitivas em um mercado que muda rapidamente, com exigências cada vez maiores, a velocidade da capacidade de automatizar, criar soluções, com uma visão geral em toda cadeia de abastecimento (Supply Chain), desde o abastecimento, produção e distribuição.
A escolha do local de armazéns e centros logísticos, é essencial para o sucesso de um negócio, devendo-se considerar que selecionar a melhor localização para atender as necessidades do seu cliente, não é necessariamente um trabalho fácil.
Esta escolha deve considerar a combinação de uma operação com capacidade de expansão, adequado nível de serviço, segurança dos produtos no transporte, armazenagem, custos operacionais e da mão de obra, facilidade na distribuição dos produtos, distância dos clientes, além de facilidade de acesso aos modais necessários (rodovias, ferrovias, portos ou aeroportos).
Sendo assim, a escolha da localização deve ter por objetivo aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento (Supply Chain) e distribuição, atendendo os clientes nos desejados por eles, ao mínimo custo possível.
Localização do cliente
A localização próxima aos clientes, além de reduzir os prazos de entrega, pode também., dependendo do caso, reduzir os custos do abastecimento e da distribuição. Além disso, permite potencializar as vendas, promovendo vantagens competitivas em relação a concorrência.
Assim, tanto para pequenas como para grandes empresas a definição da localização tem efeito direto nos custos da operação, bem como a habilidade de atender os clientes.
Localização do fornecedor
Assim como para a localização das facilidades logísticas no foco do atendimento aos clientes, a localização dos armazéns logísticos, considerando a localização dos fornecedores é importante para reduzir o risco de atraso no recebimento de materiais além de possibilitar redução nos custos da logística de abastecimento.
Rede de transporte e Distribuição
A entrega fracionada é uma das principais preocupações pois é um fator que eleva complexidade e custos e que que afeta diretamente o negócio.
Uma rede transportes robusta, considerando os modais necessários é fundamental para a definição da localização, evitando a perda de clientes por consequência de atrasos e prazos de entrega.
Conclusão
A escolha da localização de um armazém ou centro logístico é um passo importante no sucesso dos negócios, que depende de quão bem a empresa está estruturada e geograficamente posicionada em relação aos fornecedores e clientes. A localização terá reflexo no preço do produto, no custo de distribuição, no prazo de entrega, permitindo melhor atendimento ao cliente levando a uma vantagem competitiva para o negócio em relação a concorrência