Como a Inteligência Artificial está transformando a Logística em 2025
De maneira abrangente e expressiva, a Inteligência Artificial (IA) está mudando o mundo, e não poderia ser diferente, quanto a revolução que a IA está proporcionando na área de Supply Chain e Logística.
Hoje, é impossível falar de eficiência logística sem mencionar a IA. As empresas que buscam reduzir seus custos e otimizar os processos já perceberam que essa tecnologia não é mais uma opção, mas sim, essencial.
Vamos explorar algumas das principais iniciativas relacionadas ao uso da IA na Supply Chain/Logística:
• Personalização da Experiência e Atendimento aos Clientes
Se você já entrou em contato com o suporte de uma empresa e recebeu uma resposta rápida e precisa, pode ter sido a IA trabalhando “às escondidas”. Atualmente, chatbots e assistentes virtuais não apenas respondem perguntas básicas, mas também antecipam necessidades e personalizam o atendimento.
Na logística, isso significa clientes informados em tempo real sobre prazos de entrega, rastreamento dos pedidos e até sugestões de frete. E mais: se houver algum imprevisto, o próprio sistema pode enviar notificações automáticas, oferecendo alternativas ou um suporte mais ágil. O resultado será, mais transparência, menor frustração e uma experiência muito melhor para o cliente.
• Otimização das Rotas
A IA permite racionalizar e otimizar as rotas de transporte através do uso de algoritmos que analisam os dados em tempo real, tais como: condições do trânsito, obras nas vias, variações da demanda, aspectos climáticos e sugere o melhor trajeto em cada momento, resultando em uso mais eficiente dos veículos, além de reduzir atrasos e permitir que as entregas sejam feitas de forma mais inteligente, garantindo um nível de serviço melhor para o cliente e ainda economizando combustível.
Além disso, quando integrada a sistemas de gestão de frotas, a IA pode redistribuir automaticamente cargas entre veículos, evitar ociosidade e até indicar quando vale a pena consolidar entregas para otimizar custos.
• Gestão dos Estoques
Ter produtos demais significa custos maiores e desnecessários. Ter produtos de menos significa perder vendas. Encontrar o perfeito equilíbrio é um dos maiores desafios da logística, e a IA está transformando essa equação. Analisando os dados históricos de vendas e os padrões de uso e consumo, a IA pode melhorar a previsão da demanda, evitando os excessos e/ou rupturas de estoque, gerando maior controle dos níveis de estoque e sua reposição, com menor desperdício e proporcionando redução de custos.
• Análise de dados para Tomada de Decisão
A combinação dos recursos da IA e Big Data possibilitam previsões e tomadas de decisões estratégicas de maneira assertiva. Com a análise preditiva, é possível antecipar eventuais problemas ou dificuldades nas atividades da cadeia de suprimentos, minimizar perdas e principalmente, identificar novas tendências e comportamentos do mercado.
• Manutenção Preditiva
Paradas inesperadas de máquinas ou veículos podem gerar um efeito cascata desastroso na logística. O uso da IA para prever falhas e otimizar a manutenção de equipamentos proporciona: aumento da disponibilidade dos equipamentos, sejam, máquinas, veículos de movimentação de materiais ou veículos de transporte, redução dos custos com reparos emergenciais e melhoria dos níveis de segurança.
• Sustentabilidade e Logística Verde
A IA pode contribuir para a redução da pegada de carbono e a otimização de recursos atuando na consolidação de cargas para redução do número de viagens, roteirização das entregas para diminuir o consumo de combustível e emissões de CO₂ e implementar o conceito de embalagens inteligentes e processos logísticos ecológicos.
Para as empresas que pensam e podem investir, seguem algumas ideias que poderão ser implementadas com o uso da IA:
• Integração com a Internet das Coisas (IoT) e Sensores Inteligentes
A IA combinada com IoT permitirá o monitoramento em tempo real das cargas, frotas e dos estoques, trazendo benefícios como: Controle e monitoramento da temperatura e umidade dos transportes de cargas sensíveis (principalmente para alimentos, medicamentos, entre outros), detectar antecipadamente possíveis avarias ou violações na cadeia logística e automação do processo de reabastecimento dos estoques através de sensores inteligentes.
Blockchain e Segurança
A integração da IA com Blockchain* melhora a rastreabilidade e transparência na cadeia de suprimentos, garantindo: aumento da segurança, confiabilidade, redução de fraudes e falsificações, melhorando a rastreabilidade, a procedência dos produtos e garantindo a conformidade com as normas regulatórias, tornando os processos logísticos mais confiáveis, seguros e auditáveis
*Blockchain é uma tecnologia de registros que garante a rastreabilidade, transparência e confiabilidade nas transações.
Veículos Autônomos e Drones
O uso de veículos de movimentação e armazenagem de materiais autônomos e drones já são uma realidade em operações logísticas com alto nível de automação, tais como: Amazon, Alibaba, DHL, FEDEX, entre outras, inclusive em algumas operações no Brasil. A tecnologia não é só uma tendência, mas um diferencial competitivo real.
Tecnologias para Separação de Pedidos (Picking)
É de conhecimento dos profissionais de logística que a separação de pedidos (picking) é uma das etapas mais críticas no processo de atendimento, pois impacta diretamente a eficiência operacional, os custos e o nível de serviço aos clientes.
Independentemente do nível de automação e tecnologia aplicada na separação de pedidos, a IA poderá aprimorar o processo e proporcionar ganhos de produtividade, redução de erros, entre outros benefícios. Seguem alguns exemplos:
- Otimização das rotas de separação – Com o uso de algoritmos de roteamento, é otimizada a sequência em que os produtos são coletados, eliminando os deslocamentos desnecessários e buscando sempre os caminhos mais curtos.
- Previsão de demanda e endereçamento – Análise do histórico de vendas, períodos de sazonalidades e padrões nos formatos dos pedidos para prever quais produtos terão maior demanda, realocando-os para endereços estratégicos, permitindo fácil acesso (aplicação do conceito da classificação PQR).
- Visão computacional para eliminação de erros de separação – Uso de sensores e câmeras para verificação e monitoramento do processo para garantir que os separadores estejam coletando os SKU’s corretos, comparando em tempo real com a base de dados do sistema para eliminar a ocorrência de erros.
- Monitoramento da produtividade e performance – coleta os dados de desempenho dos separadores (produtividade, assertividade, etc.) e sugere melhorias no processo e capacitações/treinamentos personalizados.
- Análise preditiva dos estoques para evitar rupturas e atrasos – monitora os níveis de estoques em tempo real e informa os gestores sobre eventuais necessidades de reposição antes que ocorra a ruptura, minimizando as ocorrências de atrasos.
Conclusão:
A Inteligência Artificial não é mais uma tendência – ela já está revolucionando a logística e a cadeia de suprimentos. Empresas que adotam essa tecnologia não apenas ganham em eficiência e competitividade, mas também oferecem um serviço mais ágil e confiável para os seus clientes.
Você já parou para pensar em como a IA impacta o nosso dia a dia? Desde a previsão da demanda até a entrega final, essa tecnologia já está nos bastidores de muitas operações, tornando tudo mais eficiente.
Com a evolução contínua da IA, veremos cada vez mais operações logísticas inteligentes, sustentáveis e conectadas.