Modelos de Gestão Enlatados x Customizados
Desde o início da década de 1.980, a IMAM Consultoria tem o desafio de buscar e adaptar em seus clientes as melhores práticas de mercado, para torná-los mais competitivos.
Começamos com a implementação das ferramentas do Sistema Toyota de Produção, que na época batizamos de JIT – Just In Time, mesmo já implementando no pacote, ferramentas da Qualidade na Fonte, que é considerada outro pilar do STP.
Com o passar dos anos percebemos que era necessário desenvolvermos uma “ponte estratégica”, pois as ferramentas ficavam reféns de algumas pessoas chaves das organizações e as vezes eram abandonadas.
Foi nesta época que começamos a buscar os “Modelos de Gestão” para conseguirmos inserir a filosofia no DNA das organizações, desenvolvendo nosso Modelo de Governança.
Já trabalhávamos com a TOC – Teoria das Restrições, após o livro A Meta, ter sido traduzido por nosso Diretor Reinaldo Moura e se transformado em um grande “Best Seller”.
Ainda durante a década de 80, surgiria o Seis Sigma na Motorolla e GE liderado por Jack Welch, com seus métodos DFSS (“Design For Six Sigma”)e DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control), com o uso de técnicas estatísticas para melhorar processos e produtos.
Só no início da década de 90, com o livro “A Máquina que mudou o mundo”, conheceríamos o termo Lean, que viria a e se tornar a principal estratégia de melhoria contínua das Empresas, em função da sua eficácia e poder de marketing dos americanos.
Em, 2.009 o WCM – World Class Manufacturing surgiria na FIAT, apresentando-se como uma opção melhorada do Modelo Lean, que teve sua origem na Toyota, segundo seus adeptos, mais estruturado e robusto. Com seus 10 pilares gerenciais e 10 pilares técnicos, fugindo da simplicidade do STP, mas caindo no gosto dos ocidentais, que tem uma ligeira queda por controles.
E neste Mundo cada vez mais competitivo e VUCA, nunca mais nos satisfaremos com as estratégias existentes, buscando sempre uma nova maneira de nos superarmos.
Depois viria o WCL – World Class Logistics, para os processos logísticos e até mesmo o Ágil que conhecemos desde a década de 80, como Engenharia Simultânea, é visto hoje como uma estratégia, mesmo sendo definido como um método ou framework por seus próprios idealizadores.
E em 2.012 foi a vez do surgimento do termo Manufatura 4.0, que teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promove a informatização da manufatura.
Pois bem, então no meio desta enxurrada de estratégias, surge a questão principal, “qual delas seria mais aderente à minha organização” ?
E a nossa resposta, desenvolvendo Modelos de Gestão Competitiva há mais de 30 anos é:
“O melhor modelo é o que a sua Empresa necessita e pode ser um misto de cada uma dessas estratégias”.
Ou seja, o melhor modelo é aquele “customizado” para o seu negócio, e que deve ser desenhado sob medida, após um amplo diagnóstico organizacional.
Outra característica é que ele deverá potencializar seus pontos fortes e sua cultura organizacional, e melhorar seus pontos fracos e práticas que estejam restringindo a sua competitividade.
Não que os Modelos “Enlatados” não deem resultados, eles são ótimos, mas os Modelos “Customizados” nos levam mais longe.
Dão um pouco mais de trabalho para serem implementados, sem dúvida, mais como um bom “terno sob medida” depois de prontos cairão muito bem na sua Organização e trarão maiores resultados.
Onde a Filosofia Lean obteve o melhor resultado? Onde conseguiu explorar o maior potencial ? É claro que foi na Toyota, pois foi desenvolvido lá dentro, levando-se em conta a cultura da Toyota, pelos funcionários da Toyota. E o WCM ? Logicamente na FIAT, pelos mesmos motivos.
Portanto, nada melhor que um “Modelo de Gestão Competitiva” feito sob encomenda para a sua Empresa.
Um modelo “customizado”, será sempre melhor que o “enlatado”.
Grande abraço.
Os principais tipos de modelos de gestão incluem modelos hierárquicos, baseados em processos, orientados para resultados, colaborativos e adaptativos, cada um com abordagens específicas para a organização e otimização de operações empresariais.
As formas de gestão incluem gestão hierárquica, participativa, democrática, autocrática e holocrática, cada uma caracterizada por diferentes níveis de centralização de decisões e envolvimento dos colaboradores.
Os modelos de gestão estratégica incluem a análise SWOT, o modelo das cinco forças de Porter, a matriz BCG e o balanced scorecard, que fornecem estruturas para análise, planejamento e execução de estratégias empresariais.
Os modelos para gestão de pessoas incluem o modelo de competências, gestão por competências e o modelo de gestão participativa, que visam desenvolver habilidades, engajamento e colaboração dos colaboradores para alcançar os objetivos organizacionais.