Novos Tempos e os Desafios Logísticos Persistem
Como todos sabemos, a pandemia do Covid 19 atuou como um grande catalisador para o entendimento e identificação de problemas e potenciais melhorias. Foram expostas as fraquezas em nossas cadeias de suprimentos (Supply Chain), o que obrigou muitas empresas e fabricantes, a rever e reavaliar as estratégias de suas redes, em função de uma série de fatores. Como principais pontos, podemos destacar a perda de fornecedores considerando a queda ou aumento brusco da demanda (ocorreram as duas situações), falta de matérias-primas, problemas de gestão financeira que fizeram com que muitas empresas quebrassem. E tudo isso gerou um ambiente altamente competitivo, onde o mercado do varejo e do atendimento das necessidades pessoais, passou a ter necessidade de fazer entregas em horas.
Controle da Informação
A nova situação passou a exigir um aumento do grau de controle da informação sobre toda a cadeia de abastecimento, fazendo com que muitos operadores logísticos e distribuidores fossem obrigados a antecipar investimentos de seus planejamentos estratégicos, na melhoria e atualização de seus sistemas de informação para se adequar a nova realidade e controlar todo processo, com o objetivo de otimizar as operações.
Gestão das variações da demanda
Estas ações tiveram como foco, adequar as empresas ao aumento ou redução de volume dos pedidos que ocorreu temporariamente e que percebemos em muitos casos, que persistem até hoje. Um outro fato importante que precisou ser gerenciado, foi o forte crescimento das demandas urgentes dos clientes, no recebimento das mesmas, no atendimento quanto na entrega. Isto tudo em muitos casos, com redução da capacidade produtiva e da disponibilidade da mão de obra por conta de restrições sanitárias, onde nem todos puderam exercer suas funções presenciais dentro da normalidade. E como dissemos no título, muitas destas situações persistem ainda hoje e provavelmente continuarão seguindo da mesma forma.
Investimentos e Mudanças
Investimentos e mudanças de processos que estavam previstos no plano estratégico das empresas para 3 ou 4 anos, tiveram que ser antecipados e se iniciaram em 3 ou 4 meses durante a pandemia.
Quando falamos em indústrias, este ponto fica cada vez mais evidente, pois apesar da grande maioria possuir departamentos específicos para cuidar da gestão do transporte e armazenagem, estes em muitos casos, não possuem sistema de gestão informatizado ou adequado a um ambiente de resposta rápida.
Dai se tornou mais frequente um questionamento já bastante comum nas empresas entre o que deve-se fazer entre:
- Manter a operação própria, identificando quais investimentos deverão ser feitos para os próximos anos, focando na gestão do custo logístico e desempenho de entrega de pedidos, armazenagem e distribuição dos produtos.
- Avaliar terceirizar a logística de armazenagem e distribuição de produtos, como forma de alcançar um excelente desempenho logísitco, aproveitando a expertise de operadores logísticos, assim como seus sistemas de gestão, desenvolvidos e atualizados para a nova realidade.
Conclusão
Os tempos de mudanças permanecem, ainda não voltamos ao antigo normal e possivelmente nunca mais voltaremos. Assim, as empresas permanecem repensando suas estratégias e revendo qual o melhor modelo a seguir, pois os desafios logísticos persistem.
Os desafios da logística na atualidade incluem a gestão da cadeia de suprimentos globalizada, a demanda por entregas mais rápidas e personalizadas, a sustentabilidade ambiental, a integração de tecnologias emergentes e a adaptação a eventos disruptivos, como pandemias e instabilidades políticas.
As principais dificuldades encontradas no mercado logístico incluem a gestão eficiente de estoques, a otimização de rotas e transporte, a coordenação de operações em cadeias de suprimentos complexas, além de desafios relacionados à infraestrutura, regulamentação e demandas dos clientes.
O maior desafio da área de logística hoje é adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado e nas demandas dos clientes, garantindo eficiência operacional e satisfação do cliente em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.
Os 6 principais desafios da logística brasileira incluem infraestrutura deficiente, custos elevados, burocracia excessiva, insegurança nas estradas, falta de integração entre os modais de transporte e a necessidade de melhoria na gestão de estoques e armazenagem.