OKR & Hoshin Kanri
O Hoshin Kanri, nasceu no Japão e significa “Gestão Direcionada” – segundo o livro Desdobramento das diretrizes para o sucesso da TQM do Prof. Yoji Akao.
O principal objetivo desta rica metodologia é o desdobramento dos objetivos estratégicos da Organização, passando pelas estratégias, indicadores táticos (mensais) até chegarmos a todos os funcionários através dos indicadores e ações operacionais, a fim de obtermos uma grande sinergia corporativa.
O OKR – Objectives and Key Results”, desenvolvido na Empresa Intel, pelo ex-CEO Andrew Grove, ganhou notoriedade no Google, tendo acompanhado o crescimento exponencial da Empresa, também desdobra objetivos em indicadores secundários para torná-los mais tangíveis a todos os colaboradores da Empresa.
Por exemplo:
Objetivo aumentar o OEE – Overall Equipment Effectiveness – Eficiência Global de um equipamento chave ou da própria operação, pode ser desdobrado em 3 indicadores secundários => disponibilidade (subtraindo-se do tempo disponível o tempo dos equipamentos parados), eficiência (subtraindo-se as perdas de velocidade – tempo de ciclo) e a qualidade (subtraindo-se os tempos que perdemos processando produtos ou serviços de má qualidade).
O indicador de disponibilidade pode ainda ser desdobrado em outros indicadores terciários – por exemplo: tempo de máquina parada para intervenções de manutenção.
As duas metodologias buscam alinhar as ações de todos os colaboradores (do P ao P – Presidente ao Porteiro) da Empresa, com os principais objetivos estratégicos.
Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e creio que na Gestão também.
Não estou aqui afirmando que trocaram a embalagem do mesmo conteúdo mais uma vez, pois cada qual surgiu dentro de um contexto completamente diferente.
O Hoshin Kanri na época da Qualidade Total, dentro do ambiente industrial e o OKR muito mais recentemente, nas Empresas de Tecnologia. E hoje, sabermos disso não nos ajudaria tanto, quanto escolhermos e implementarmos uma das duas metodologias, tão parecidas.
Ambas funcionarão muito bem na sua Empresa se conscientizarmos as lideranças da sua importância e os envolvermos no processo de desdobramento, até chegarmos ao Gemba (Nível Operacional).
Ambas contribuirão muito com a sua competitividade, principalmente se ensinarmos nossos colaboradores a serem gestores, criando fóruns de gestão onde times multifuncionais e autônomos desenvolverão a gestão de um processo, através de uma sistemática estruturada e disciplinada com sprints (ciclos de gestão) bem definidos a fim de aperfeiçoarem seu desempenho, através de melhorias de processo diárias. Desejo um excelente desdobramento de objetivos a vocês.
O pensamento essencial do Hoshin Kanri é alinhar estratégias organizacionais com ações operacionais, promovendo uma abordagem centrada na melhoria contínua e no alcance de metas prioritárias.
O método OKR é uma abordagem de gestão de metas que define objetivos claros e resultados-chave mensuráveis para impulsionar o desempenho e a realização de metas organizacionais.
O intuito do Hoshin Kanri é alinhar estratégias de longo prazo com ações operacionais diárias, promovendo uma cultura de melhoria contínua e alcançando objetivos organizacionais.
Os OKRs (Objectives and Key Results) foram popularizados por Andy Grove, ex-CEO da Intel, e posteriormente adotados e refinados por empresas como Google e outras do Vale do Silício.