Order to Cash – Processo do Pedido ao Pagamento
Desde sempre a Logística procurou otimizar dois importantes indicadores, os Custos Logísticos que compreendem todos os gastos referentes aos recursos gastos na operação logística, e o Atendimento aos Clientes ou Nível de Serviço.
Com o surgimento do Supply Chain Management, no início dos anos 2000, novos indicadores e processos são desenvolvidos e gerenciados.
O processo denominado de “order to cash”, traduzindo literalmente, processo do pedido ao pagamento é um deles.
A diferença com o processo de atendimento aos clientes é que tradicionalmente este é encerrado no momento da entrega dos produtos aos clientes, e o “order to casch” só termina quando a fatura é paga e quitada.
A diferença parece ser pequena, mas quando analisamos a fundo, percebemos que representa uma enorme quebra de paradigma nas Empresas.
O ‘Order To Cash” é um processo multidepartamental, que atravessa Marketing, Vendas, Contabilidade, Inventário, Produção, Distribuição, Supply Chain e Logística. Portanto quando não o tratamos como um processo, muitos gargalos são criados, com o objetivo de melhorar localmente este processo, por exemplo: aumentarmos a rigidez dos controles de crédito e reduzirmos as vendas.
E o objetivo é otimizarmos o processo como um todo.
E a razão é que um dos principais indicadores deste processo é o “Ciclo de Caixa”.
Ciclo de caixa é o tempo que se passa entre o pagamento feito aos fornecedores e o recebimento correspondente às vendas dos produtos. Também conhecido como ciclo financeiro ou ciclo de conversão de caixa (CCC).
CICLO OPERACIONAL = PMRE (Prazo Médio de Renovação dos Estoques) + PMRV (Prazo Médio de Recebimento das Vendas)
CICLO FINANCEIRO OU DE CAIXA = CICLO OPERACIONAL – PMPF (Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores)
CICLO FINANCEIRO OU DE CAIXA = PMRE + PMRV – PMPF
No passado tínhamos este processo sendo dividido entre vários departamentos a saber: quem cuidava do Prazo Médio de Renovação dos Estoques podia ser o PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção, ou Gestão de Estoques, Área de Vendas, entre outros atores.
Quem cuidava do Prazo Médio de Pagamento dos Fornecedores era o pessoal de compras ou o pessoal do financeiro, e quem cuidava do Prazo Médio de Recebimento dos Clientes era o pessoal de vendas ou de crédito.
O principal objetivo do “Order To Cash” é alinhar todos na redução do Ciclo de Caixa, a fim de minimizarmos os riscos da organização e permitirmos o crescimento das Empresas com um caixa otimizado. Além de melhorarmos o atendimento aos clientes, otimizando o processo como um todo.
O maior desafio das Empresas hoje é trabalharmos com ênfase nos Projetos e Processos, e cada vez menos com foco nos departamentos, que tendem a desaparecer.
O Supply Chain Management, conferiu a Logística uma visão estratégica e financeira, onde os estoques passam a ser o ativo principal.
Para otimizarmos o “Order To Cash” temos que otimizar os nossos estoques em toda a cadeia de abastecimento.
Este é o ponto de partida para a implementação do Mindset “Order To Cash”.