Rastreabilidade da Malha Logística
O conceito ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) vem ganhando maior destaque a cada ano. Investidores estão cada vez mais atentos no quanto as empresas estão engajadas neste sentido, entendendo que as práticas relacionadas ao tema serão fatores determinantes para garantir a performance das empresas ao longo do tempo. Tendo também em vista que a maioria dos consumidores está interessada em conhecer melhor a procedência dos insumos e recursos, na confiabilidade dos processos, produtos e serviços para a fazer a melhor escolha do que será adquirido/consumido e os impactos para o planeta…
A rastreabilidade da Cadeia de Abastecimento e a visibilidade das práticas ESG ganham força com a implementação de tecnologias como o Blockchain. Através do Blockchain os dados entre as partes envolvidas são coletados e compartilhados de forma digital, descentralizada e criptografados. Fraudes e adulteração de dados são evitados porque os dados não podem ser alterados sem a permissão de um grupo de participantes.
No contexto da Logística 4.0 a conectividade, sensores e dispositivos podem ser instalados nas operações afim de se obter informações em tempo real de equipamentos de movimentação, promovendo a gestão, rotas percorridas, tempos e movimentos, identificando perdas operacionais, mensuração do desempenho, geração de indicadores (dashboards), simulações e gestão dos colaboradores, etc… Auxiliando na tomada de decisões, bem como no transporte de cargas, em conjunto com o georreferenciamento promovendo a localização exata dos veículos e cargas, incluindo mensuração da temperatura e abertura das portas dos veículos nos locais conforme o planejado…
Rastreabilidade na logística é a capacidade de rastrear e monitorar produtos ou materiais ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a origem até o destino final, utilizando tecnologias como códigos de barras, RFID ou sistemas de GPS. Essa prática visa melhorar a visibilidade, controle e eficiência na gestão logística.
Uma malha logística refere-se a uma rede de transporte, armazenamento e distribuição interconectada, desenhada para otimizar o fluxo eficiente de produtos ou mercadorias entre fornecedores, centros de distribuição e clientes, visando reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.