Como Salvar uma Empresa
O modelo tradicional de recuperação de empresas envolve um acordo entre os fornecedores e a empresa, sob influência de um advogado que auditará as partes.
Juarez Cavalcante Bezerra, consultor e autor do livro “Vencendo os Chineses”, publicado pela IMAM, desenvolveu um modelo de imersão baseado na filosofia Lean, na Qualidade Total, na Teoria das Restrições etc., que pode ser denominado MCM – Manufatura de Classe Mundial – ou qualquer título guarda-chuva para acomodar essas concepções e sopa de letrinhas.
“Você é que escolhe e faz acontecer.”
Esse modelo foi aplicado em diversas empresas, tais como CBC – Cia Brasileira de Cartuchos – em que foi Diretor Industrial, Gráfica Rex (localizada em Nova Candelária, RS ,objeto de reportagem na Revista LOGÍSTICA em 2015) ou mais recentemente, Dulatex, uma Indústria Têxtil que todos no mercado sabem é um dos ramos mais afetados pela crise econômica. Até mais do que o automotivo devido à desvalorização do real frente ao dólar, o que favorece as importações.
Assim, como salvar uma empresa?
O projeto MCM pode ser aplicado em qualquer tipo manufatura. O segredo é que os próprios gestores são preparados durante o dia a dia da empresa para fazerem as mudanças, e com isso acabam ficando cúmplices da transformação.
São necessários 24 meses para uma implementação sustentável, sendo que nos primeiros quatro meses o pacote de metas é elaborado pelos gestores e homologado pela direção da empresa.
Baseado no modelo do Juarez que também é autor de “Aprendendo a Aprender – A Peneira”, um pouco da metodologia Socrática.
Não bastam os ingredientes e a receita: tem que cozinhar junto e temperar a gosto (Tailor made).
As formas de recuperação de empresas incluem renegociação de dívidas, reestruturação financeira, venda de ativos não essenciais e implementação de medidas para redução de custos e aumento de receitas.
Na recuperação judicial, a empresa em crise apresenta um plano de reestruturação financeira à justiça, que suspende ações judiciais de cobrança enquanto a empresa busca renegociar dívidas e se reorganizar para evitar a falência.
O objetivo da recuperação de empresas é permitir que companhias em dificuldades financeiras reestruturem suas operações, renegociem dívidas e restabeleçam sua saúde financeira para evitar a falência e garantir sua continuidade no mercado.
Os quatro requisitos para obter os benefícios da recuperação judicial são: exercer atividade empresarial, demonstrar viabilidade econômica, não ter obtido recuperação judicial nos últimos cinco anos e não ter falido deliberadamente.