Reduzindo Custos de Recrutamento
O desemprego pode tentar você a diminuir seus esforços de retenção dos funcionários – mas não o faça. Ao contrário, tire vantagem da oportunidade de melhorar suas operações – e reduzir significativamente seus custos de recrutamento – atraindo e mantendo os melhores funcionários que puder encontrar. Se o turnover custa milhares de reais por funcionário, você pode deixar de investir em retenção?
Comece com o recrutamento
Apresente um quadro claro do cargo para o qual está entrevistando e da instalação também. Uma fita de vídeo sendo apresentada continuamente no seu saguão permite aos candidatos à vaga ver o real ambiente de trabalho. Além disso, elas dizem aos candidatos exatamente o que engloba o cargo, incluindo expectativas de produtividade e quanto tempo leva um período de ajustes, antes que os candidatos devam atender a tais padrões.
Se apropriado, também discutir tópicos, tais como hora extra. Seja honesto sobre o cargo e as condições do trabalho. Ao agir assim, você poderá economizar tempo de treinamento e dinheiro investido em novos contratados que deixam o emprego depois de um curto espaço de tempo.
Técnicas de recrutamento
Apresentamos a seguir uma série de aspectos importantes para os funcionários, uma vez que eles sejam contratados.
? Recompensar funcionários. Fornecer um programa de incentivos para o desempenho individual e de equipe. Os funcionários regulares podem ganhar um adicional por hora, enquanto que os funcionários casuais podem ganhar um adicional menor.
? Treinar supervisores. Reconhecendo que bons supervisores desempenham um papel-chave na retenção dos funcionários, assegurar que contrate pessoas que sejam bem adequadas para supervisionar a força de trabalho atual e depois dê a elas um grande volume de treinamento para desenvolver quaisquer outras áreas que necessitam de melhoria. A empresa deve estimular o desenvolvimento profissional, por exemplo, fornecendo livros sobre liderança, gerenciamento e supervisão para que os supervisores leiam.
? Projetar estímulo no local de trabalho. Colocar uma alta prioridade nas diferentes atividades dos funcionários para que olhem à frente. Sorteios podem ser feitos para entradas de cinema, jogos de futebol ou outros eventos esportivos ou para locais próximos de recreação. Quando as temperaturas atingem um determinado ponto durante os meses de verão, colocar suco ou chá gelado para os funcionários, etc.
Manter uma feira de livros com descontos e muitos eventos com alimentos. Por exemplo, o Dia de Confraternização dos funcionários com um churrasco servido pela gerência. Concursos geram muito entusiasmo. Reconhecer os aniversariantes com o presidente enviando um cartão assinado por ele à residência dos funcionários/colaboradores.
As pessoas administram nossos armazéns – não é o departamento de TI ou um WMS. Este é o motivo pelo qual investir para manter as pessoas certas na equipe é tão importante.
Para tentar determinar o que distingue as superestrelas daqueles que são simplesmente adequados, através de pesquisa, há quatro competências críticas de liderança. Os funcionários em qualquer organização seja um armazém de 2.500 m2ou uma empresa multinacional – desejam o seguinte dos líderes em sua organização:
? Diretriz – Os líderes fornecem propósito, paixão e significado. Oferecem declarações de visão bem definidas e metas e objetivos claros. Os funcionários na organização compreendem estes e estão alinhados com eles. Quando as pessoas perdem seu significado, a inércia toma conta. Dessa forma, os bons líderes devem ficar lembrando às pessoas o que é importante e o que estão fazendo é importante.
? Confiança – Os funcionários desejam que sua organização e seus líderes tenham integridade. Uma pessoa de integridade exibe um equilíbrio entre ambição, competência técnica, moral e ética. Os líderes precisam ser confiáveis e consistentes a fim de que possam estabelecer confiança.
? Esperança, otimismo e um senso de futuro – Os líderes exibem ousadia e têm sólida energia e compromisso. Lideram o caminho através de situações difíceis com uma expectativa de “podemos fazer”. Os líderes exemplares têm um senso de futuro, de que estamos nisto todos juntos. Eles são os fornecedores de esperança.
? Resultado – Os líderes evidenciam uma tendência à ação, curiosidade, coragem e disposição para
assumir riscos.
Para obter resultados, você deve atuar. Para atuar, é necessário ter coragem. Isto significa ser ousado, não precipitado. Além disso, exige ser confiante e crível.
Os líderes devem apresentar os cinco “Cês”:
1. Competência – capacidade de realizar a tarefa;
2. Constância – consistência e estabilidade;
3. Cuidado – de modo que os funcionários sintam que você está do lado deles;
4. Sinceridade – incluindo a disposição para falar a verdade para aqueles que estão no poder em sua organização; e
5. Congruência – os lideres são autênticos e verdadeiros.
Desenvolva-se com os nossos treinamentos ministrados em São Paulo.
Automatize processos de recrutamento e seleção para diminuir despesas com mão de obra. Implemente programas de desenvolvimento interno para reter talentos e evitar custos de contratação.
Considere opções como trabalho remoto ou horários flexíveis para minimizar despesas com espaço físico e infraestrutura. Invista em treinamento e desenvolvimento para aumentar a eficiência e retenção de funcionários, reduzindo custos de recrutamento e rotatividade.
Automatizando processos e investindo em desenvolvimento de funcionários para aumentar eficiência e retenção.
Comece destacando áreas de oportunidade para cortes de despesas, com gráficos e dados claros. Proponha estratégias concretas, como otimização de processos e negociação de contratos, para demonstrar a viabilidade da redução de custos.