Strategic Sourcing Ajuda a Construir Empresas Rentáveis
Strategic sourcing é responsável por alavancar a área de suprimentos de uma empresa. Confira os detalhes.
Recorrente em empresas que buscam aliar eficiência com maior rentabilidade, a metodologia strategic sourcing infelizmente ainda passa despercebida por determinados gestores. Muitas vezes isso ocorre por falta de conhecimento pleno sobre o assunto.
Portanto, aprender detalhes sobre o tema permitirá colocar a prática em ação e, consequentemente, conquistar melhores resultados. Nesse início da jornada, vamos recorrer ao conhecimento popular.
Alguns empreendedores costumam destacar que o sucesso do negócio está mais relacionado com saber comprar bem do que conseguir vender mais. A grosso modo, esse conceito tem grande valor para todas as empresas.
Isso porque o desperdício tanto de dinheiro quanto de recursos, muitas vezes, esconde-se em detalhes que não são considerados durante as aquisições de produtos e serviços.
Controlar bem as compras garantindo um suprimento eficiente faz toda a diferença para a boa saúde financeira de uma empresa. Pois é exatamente nesse contexto surge o conceito de strategic sourcing.
Afinal, essa metodologia é responsável por controlar todos os gastos corporativos, relacionados com a aquisição. Para isso, utiliza de estratégias e métodos específicos, colocados em prática por especialistas.
A importância da strategic sourcing
A strategic sourcing é responsável por alavancar a área de suprimentos de uma empresa. Para isso, promove uma redução de custos sustentável, assim como garante a melhoria do nível de serviço.
Gerente da Divisão de Supply Chain da IMAM, Wagner Salzano acredita que a importância da strategic sourcing para uma empresa está relacionada, principalmente, em comprar com foco na maximização do resultado econômico final de um processo completo. “Isso considera o balanceamento de todos os custos envolvidos e não somente o valor unitário ou uma negociação pontual”, explica.
Com o conhecimento necessário, os profissionais que atuam na área tornam-se mais técnicos em suas avaliações, deixando de lado o “achismo” nas escolhas. Consequentemente, é possível obter resultados mais significativos para os projetos de redução de custos, mantendo uma estrutura saudável.
Aplicação da metodologia
Experiência e conhecimento, portanto, são requisitos básicos para se beneficiar da strategic sourcing. Isso porque é necessário criar e implantar corretamente uma estratégia eficiente de suprimentos alinhada com os objetivos da organização.
Para trabalhar com a metodologia de forma a beneficiar a saúde financeira da empresa, Salzano explica que as aquisições devem priorizar a análise global de uma compra, considerando a visão do Stock Keeping Unit (SKU), ou unidade de manutenção de estoque em português.
Dessa forma, é necessário levar em consideração o custo total envolvido. Nesse caso, além do pagamento ao fornecedor do produto, pode vir a requerer outras necessidades, como:
• Armazenagem;
• Transporte;
• Operações financeiras como empréstimos, financiamentos ou capital de giro.
Dedicação necessária
Com tamanha relevância para o bom funcionamento e a saúde financeira, as empresas deveriam se dedicar mais para a strategic sourcing. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, esse se transforma em um diferencial estratégico até mesmo para se destacar com relação à concorrência.
Dessa forma, conhecer as técnicas necessárias faz a diferença. Isso porque nem sempre o produto com menor preço é o que gera mais benefícios, ajudando na economia desejada.
“O custo de aquisição possui um trade-off importante a considerar, entre o menor valor unitário de compra e o melhor resultado final. Não necessariamente o menor valor gera o melhor resultado”, explica o gerente da Divisão de Supply Chain da IMAM.
Mas então como adquirir o conhecimento necessário para, posteriormente, implementar as melhores práticas? É exatamente nesse ponto que surge a necessidade de qualificar a equipe de profissionais por meio de treinamento eficientes.
“O profissional pode conhecer ou mesmo relembrar conceitos e técnicas que permitam a ele abrir o horizonte da análise dos processos de compra. Com isso, é possível passar a considerar custos e aspectos econômicos que normalmente são ignorados ou subestimados”, afirma Salzano.
Para os interessados, a IMAM possui um treinamento altamente qualificado direcionado para o tema. Nas atividades, os participantes desenvolvem habilidades como:
• Definição de modelos completos para a tomada de decisão com base nos conceitos de Pacote de Valor e de Custo Total de Aquisição (TCO);
• Como envolver os stakeholdes no processo de avaliação e escolha do melhor provedor de produtos e serviços de acordo com as necessidades da empresa.
Além disso, as empresas interessadas podem contar ainda com os serviços de consultoria técnica especializada. Quer saber mais sobre strategic sourcing e como aprimorar a gestão de uma empresa? Então acesse o site da IMAM.
Os sete passos do Strategic Sourcing incluem avaliação das necessidades de compra, análise do mercado e seleção de fornecedores, negociação de contratos, desenvolvimento de relacionamentos, implementação de medidas de controle, monitoramento contínuo e revisão do processo para otimização constante.
As ferramentas de Strategic Sourcing incluem análise de custo total, avaliação de fornecedores, gestão de relacionamento com fornecedores, análise de risco, e plataformas de e-sourcing para facilitar o processo de compra e negociação.
Os principais motivadores para a implantação do Strategic Sourcing incluem redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da eficiência operacional, mitigação de riscos, e busca por vantagem competitiva através da gestão estratégica da cadeia de suprimentos.
Para implementar o Strategic Sourcing, é essencial identificar as necessidades de compra, analisar o mercado, selecionar fornecedores, negociar contratos, desenvolver relacionamentos, implementar medidas de controle e realizar revisões contínuas para aprimoramento do processo.