Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Estratégias e operações

Strategic Sourcing Ajuda a Construir Empresas Rentáveis

Por Blue Studio Express Estadão em 16 de agosto de 2024
two-business-partnership-coworkers-analysis-strategy-with-discussing-a-financial-planning-graph-and-company-budget-during-a-budget-meeting-in-office-room
6 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Strategic sourcing é responsável por alavancar a área de suprimentos de uma empresa. Confira os detalhes.

Recorrente em empresas que buscam aliar eficiência com maior rentabilidade, a metodologia strategic sourcing infelizmente ainda passa despercebida por determinados gestores. Muitas vezes isso ocorre por falta de conhecimento pleno sobre o assunto.  

Portanto, aprender detalhes sobre o tema permitirá colocar a prática em ação e, consequentemente, conquistar melhores resultados. Nesse início da jornada, vamos recorrer ao conhecimento popular.

Alguns empreendedores costumam destacar que o sucesso do negócio está mais relacionado com saber comprar bem do que conseguir vender mais. A grosso modo, esse conceito tem grande valor para todas as empresas. 

Isso porque o desperdício tanto de dinheiro quanto de recursos, muitas vezes, esconde-se em detalhes que não são considerados durante as aquisições de produtos e serviços.

Controlar bem as compras garantindo um suprimento eficiente faz toda a diferença para a boa saúde financeira de uma empresa. Pois é exatamente nesse contexto surge o conceito de strategic sourcing. 

Afinal, essa metodologia é responsável por controlar todos os gastos corporativos, relacionados com a aquisição. Para isso, utiliza de estratégias e métodos específicos, colocados em prática por especialistas.

A importância da strategic sourcing

A strategic sourcing é responsável por alavancar a área de suprimentos de uma empresa. Para isso, promove uma redução de custos sustentável, assim como garante a melhoria do nível de serviço. 

Gerente da Divisão de Supply Chain da IMAM, Wagner Salzano acredita que a importância da strategic sourcing para uma empresa está relacionada, principalmente, em comprar com foco na maximização do resultado econômico final de um processo completo. “Isso considera o balanceamento de todos os custos envolvidos e não somente o valor unitário ou uma negociação pontual”, explica.

Com o conhecimento necessário, os profissionais que atuam na área tornam-se mais técnicos em suas avaliações, deixando de lado o “achismo” nas escolhas. Consequentemente, é possível obter resultados mais significativos para os projetos de redução de custos, mantendo uma estrutura saudável.

Aplicação da metodologia

Experiência e conhecimento, portanto, são requisitos básicos para se beneficiar da strategic sourcing. Isso porque é necessário criar e implantar corretamente uma estratégia eficiente de suprimentos alinhada com os objetivos da organização.

Para trabalhar com a metodologia de forma a beneficiar a saúde financeira da empresa, Salzano explica que as aquisições devem priorizar a análise global de uma compra, considerando a visão do Stock Keeping Unit (SKU), ou unidade de manutenção de estoque em português. 

Dessa forma, é necessário levar em consideração o custo total envolvido. Nesse caso, além do pagamento ao fornecedor do produto, pode vir a requerer outras necessidades, como: 

• Armazenagem;

• Transporte;

• Operações financeiras como empréstimos, financiamentos ou capital de giro.

Dedicação necessária

Com tamanha relevância para o bom funcionamento e a saúde financeira, as empresas deveriam se dedicar mais para a strategic sourcing. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, esse se transforma em um diferencial estratégico até mesmo para se destacar com relação à concorrência.

Dessa forma, conhecer as técnicas necessárias faz a diferença. Isso porque nem sempre o produto com menor preço é o que gera mais benefícios, ajudando na economia desejada.

“O custo de aquisição possui um trade-off importante a considerar, entre o menor valor unitário de compra e o melhor resultado final. Não necessariamente o menor valor gera o melhor resultado”, explica o gerente da Divisão de Supply Chain da IMAM.

Mas então como adquirir o conhecimento necessário para, posteriormente, implementar as melhores práticas? É exatamente nesse ponto que surge a necessidade de qualificar a equipe de profissionais por meio de treinamento eficientes.

“O profissional pode conhecer ou mesmo relembrar conceitos e técnicas que permitam a ele abrir o horizonte da análise dos processos de compra. Com isso, é possível passar a considerar custos e aspectos econômicos que normalmente são ignorados ou subestimados”, afirma Salzano.

Para os interessados, a IMAM possui um treinamento altamente qualificado direcionado para o tema. Nas atividades, os participantes desenvolvem habilidades como:

• Definição de modelos completos para a tomada de decisão com base nos conceitos de Pacote de Valor e de Custo Total de Aquisição (TCO);

• Como envolver os stakeholdes no processo de avaliação e escolha do melhor provedor de produtos e serviços de acordo com as necessidades da empresa. 

Além disso, as empresas interessadas podem contar ainda com os serviços de consultoria técnica especializada. Quer saber mais sobre strategic sourcing e como aprimorar a gestão de uma empresa? Então acesse o site da IMAM.

Quais são os 7 passos do Strategic Sourcing?

Os sete passos do Strategic Sourcing incluem avaliação das necessidades de compra, análise do mercado e seleção de fornecedores, negociação de contratos, desenvolvimento de relacionamentos, implementação de medidas de controle, monitoramento contínuo e revisão do processo para otimização constante.

Quais são as ferramentas de strategic sourcing?

As ferramentas de Strategic Sourcing incluem análise de custo total, avaliação de fornecedores, gestão de relacionamento com fornecedores, análise de risco, e plataformas de e-sourcing para facilitar o processo de compra e negociação.

Quais os principais motivadores para implantação do Strategic Sourcing?

Os principais motivadores para a implantação do Strategic Sourcing incluem redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da eficiência operacional, mitigação de riscos, e busca por vantagem competitiva através da gestão estratégica da cadeia de suprimentos.

Como fazer um strategic sourcing?

Para implementar o Strategic Sourcing, é essencial identificar as necessidades de compra, analisar o mercado, selecionar fornecedores, negociar contratos, desenvolver relacionamentos, implementar medidas de controle e realizar revisões contínuas para aprimoramento do processo.

Post Views: 494
Você também pode gostar
A revoluçâo dos 100 dias

A REVOLUÇÃO DOS 100 DIAS

Por IMAM em 7 de março de 2025
Globalização

Globalização Sob Ameaça?

Por Reinaldo Moura em 13 de fevereiro de 2025
O Futuro do Trabalho: Transformações e Desafios Segundo o Fórum Econômico Mundial

O Futuro do Trabalho: Transformações e Desafios Segundo o Fórum Econômico Mundial

Por Eduardo Banzato em 30 de janeiro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.