Tecnologia Digital Twin na Logística
O Digital Twin (Gêmeo Digital) é um conjunto de ferramentas tecnológicas que procura trazer para o mundo virtual a simulação de um determinado produto, sistema ou processo da forma mais próxima possível do que acontece na prática. São gerados modelos e algoritmos com base nos dados coletados do mundo real, que são atualizados continuamente, permitindo simulações, análises e previsões dos resultados que serão obtidos.
Dentro dos principais benefícios do Digital Twin está a melhora na tomada de decisões com a simulação de cenários, identificação de restrições e oportunidades de melhoria, otimização de recursos, prevenção de falhas e criação de novos produtos e serviços.
Na logística, sensores são instalados nas operações, máquinas industriais, veículos e equipamentos de movimentação afim se obter informações em tempo real sobre o desempenho, localização e rotas percorridas, para aplicação nos processos. Exemplos:
Transporte – Rastreabilidade da carga e otimização das rotas, acompanhamento dos pedidos e entregas, comportamento e comunicação com o motorista, alertas de desvio de rota e sistemas de segurança.
Armazenagem – Utilização de equipamentos de movimentação, distâncias percorridas, posicionamento da estocagem de produtos, ocupação do armazém, aproveitamento dos recursos, dimensionamento de colaboradores, controle dos estoques, rastreabilidade dos processos e otimização do layout.
Manufatura – Visualização dos projetos de partes mecânicas elétricas e eletrônicas de uma visão 2D para o 3D, sincronização de informações de diversos setores e documentos, programação da sequência de atividades de um determinado processo Ex: movimentos de um robô na pintura de um veículo, movimentação de equipamentos entre os setores da fábrica, simulação de tempo de utilização de recursos para o balanceamento de atividades, interação humana em células de manufatura, treinamento dos colaboradores quanto aos procedimentos operacionais e dashboards e painéis de controle com indicadores antes de se iniciar a operação.
Manutenção Preditiva – Informações sobre o desempenho das máquinas com o registro de paradas, produtividade, desgaste das peças e a combinação de falhas e manutenções corretivas para a prevenção novas ocorrências.
Supply Chain – Consolidação de dados do sistema ERP, colaboradores da cadeia de abastecimento e informações de mercado para a previsão e planejamento da demanda, simulação de cenários de distribuição de produtos, níveis de estoques, antecipação a rupturas de estoque e planejamento do transporte.