Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Estratégias e operações

Treinamento Empresarial: Realizar Dentro da Empresa ou Terceirizar?

Por IMAM em 16 de agosto de 2024
treinamentoempresarialrealizardentrodaempresaouterceirizar
7 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Uma dúvida muito frequente dos gestores de RH das empresas é sobre a realização de treinamento empresarial. Afinal, é melhor fazê-lo internamente ou investir na contratação de uma empresa especializada no assunto?

Para responder a essa questão, listamos, neste artigo, uma série de pontos que vão ajudá-lo a analisar melhor a situação e fazer a escolha que mais se ajusta ao caso da sua empresa. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

Principais dificuldades da realização de um treinamento próprio

A princípio, a ideia de fazer o treinamento empresarial internamente parece ser mais simples e barata, mas, na prática, não é bem assim que funciona. Existem muitos detalhes a serem tratados e o time de RH precisa conhecer cada um deles para saber se realmente dá conta do recado. Listamos alguns dos pontos mais relevantes a seguir!

Disponibilidade de tempo

O tempo para realizar as tarefas da rotina de um setor de RH já é bem justo. Ao incluir a realização de um treinamento, ele fica ainda mais curto. São diversas providências a serem tomadas, como a definição da grade de conteúdo, a busca por especialistas que apliquem os ensinamentos, a determinação das datas, entre outras coisas.

Sendo assim, ou o setor fica sobrecarregado, como detalharemos adiante, ou é necessário fazer a contratação de uma pessoa para ficar exclusivamente dedicada a isso. Ou seja, é um custo a mais para a empresa, sem a garantia de uma entrega eficiente, por questões que estão explicadas no próximo tópico.

Falta de experiência de mercado

Outro ponto muito importante é a falta de experiência em relação aos assuntos que devem ser tratados em cada treinamento empresarial. Um profissional de RH não é obrigado a conhecer a fundo todos os procedimentos e as técnicas da parte operacional do negócio, logo, ele não tem a habilitação necessária para determinar o que é ou não relevante.

Mesmo contando com o auxílio dos líderes de cada área, os conhecimentos ficam limitados ao que se vive dentro da empresa e nos poucos contatos externos que ela tem. Dessa forma, a capacitação elaborada tende a ficar aquém do que poderia ser, caso a organização contasse com uma ajuda especializada.

Sobrecarga de atividades

Todas essas atividades demandam tempo e dedicação, quase que exclusiva, o que faz com que as demais tarefas cotidianas acabem ficando em segundo plano. Isso afeta a qualidade das entregas e o cumprimento de prazos, que antes eram observados conforme os padrões preestabelecidos.

Vale ressaltar que os problemas gerados nesse setor impactam toda a empresa, visto que trata-se da gestão de todos os colaboradores. Imagine o tamanho do problema que pode gerar um erro de lançamento na folha de pagamento ou a apuração imprecisa das horas trabalhadas.

Vantagens de contar com uma empresa especializada

Depois de tantos desafios, vamos explorar algumas vantagens que a terceirização desse serviço tem a oferecer. Acompanhe.

Conteúdos mais ricos

Empresas especializadas em treinamento empresarial estão sempre atentas às novidades e tendências do mercado. Com isso, elas têm mais embasamento prático e teórico para elaborar grades de conteúdo mais ricas e com aplicabilidade na rotina dos profissionais que serão capacitados.

Além disso, existe uma troca de experiências mais vantajosa, pois a empresa parceira traz consigo experiências de outras empresas do mesmo setor ou de setores próximos ao seu. Isso ajuda a entender os erros e acertos mais comuns e a deixar o aprendizado ainda mais valioso.

Treinamentos criados sob medida

Uma das preocupações dos profissionais de RH em relação à terceirização dos treinamentos é a questão da falta de aderência do conteúdo à realidade específica que a empresa vive no momento. Contudo, as melhores instituições do mercado oferecem a modalidade in company, que resolve esse problema.

Nesse formato, o curso é desenvolvido com base no que a organização mais precisa, e ele pode ser ministrado de forma externa, interna ou via videoconferência. Os conteúdos são escolhidos pelo gestor da área em conjunto com a instituição de ensino, de forma a proporcionarem uma capacitação mais adequada.

Atualização mais frequente do time

Outro ponto vantajoso da parceria entre a empresa e uma instituição de ensino especializada é que ela pode ser bastante duradoura. Isso resulta na atualização mais frequente das equipes, que é aprimorada de forma constante e gera entregas com cada vez mais qualidade, mais agilidade e menos custos.

Cuidados ao escolher a empresa parceira

Diante das dificuldades em criar um treinamento empresarial próprio e das vantagens de contar com uma empresa especializada, a conclusão mais óbvia é que a melhor escolha é estabelecer uma parceria. Entretanto, antes de fechar um acordo, é válido ter atenção aos cuidados que listamos abaixo.

Busque uma empresa especializada nos assuntos a serem abordados

Já que um dos pontos de dificuldade que levam as empresas a terceirizar a realização dos treinamentos é a falta de experiência no assunto, a premissa mais importante que esse fornecedor deve cumprir é a especialização na área. Por isso, veja quais são as competências da instituição e se elas atendem ao que os seus colaboradores precisam.

Analise o histórico da empresa no mercado

Depois de verificar a expertise da empresa, analise a sua reputação no mercado. Alguns itens são muito importantes nesse sentido:

  • tempo de mercado;
  • principais clientes atendidos;
  • opinião de alguns clientes sobre os treinamentos realizados;
  • comentários deixados pelas pessoas nas redes sociais e em sites, como o Reclame Aqui.

Verifique os treinamentos e eventos já realizados por ela

Por fim, pesquise sobre os treinamentos que a empresa oferece e os eventos dos quais ela participa ou que organiza. Isso ajuda a entender o quanto ela se preocupa com a atualização constante do seu conhecimento e o que ela tem oferecido ao mercado ao longo de sua existência.

A IMAM, por exemplo, promove treinamentos em diversas modalidades, voltados para a cadeia de suprimentos, logística e gestão de processos relacionados. Um de seus principais cursos é a Especialização em Lean, que tem a duração de uma semana e é um dos mais completos e recomendados do mercado.

Se você estava em dúvida sobre a realização própria ou terceirizada de um treinamento empresarial em sua organização quando começou a ler este artigo, já deve estar com uma escolha feita em mente. Então, o próximo passo é buscar uma instituição de confiança e iniciar os trabalhos.

Que tal começar com a IMAM? Entre em contato e conheça as nossas soluções!

Quais são os tipos de treinamento empresarial?

Os tipos de treinamento empresarial incluem treinamento presencial, online, em serviço, em grupo, individualizado e simulações.

Quais são os 4 tipos de treinamento?

Os quatro tipos principais de treinamento são: técnico, comportamental, gerencial e de conformidade.

Como fazer um treinamento na empresa?

Para realizar um treinamento na empresa, é essencial definir objetivos claros, identificar as necessidades de treinamento, escolher o método adequado, preparar materiais, conduzir as sessões com interatividade e avaliar os resultados para ajustes futuros.

Quais são os objetivos de treinamentos empresariais?

Os objetivos dos treinamentos empresariais incluem melhorar habilidades técnicas, desenvolver competências comportamentais, aumentar a produtividade, promover a inovação e garantir conformidade regulatória.

Post Views: 142
Você também pode gostar
Intralogística e Automação

Intralogística e Automação

Por Eduardo Banzato em 8 de maio de 2025
middle mile

Middle Mile: Conheça A Estratégia da Logística Moderna

Por pareto plus em 30 de abril de 2025
A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

Por Sidney Rago em 30 de abril de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.