Ir para o conteúdo
IMAM Consultoria
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
Estratégias e operações

Treinamento Empresarial: Realizar Dentro da Empresa ou Terceirizar?

Por IMAM em 6 de agosto de 2025
treinamentoempresarialrealizardentrodaempresaouterceirizar
7 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Uma dúvida muito frequente dos gestores de RH das empresas é sobre a realização de treinamento empresarial. Afinal, é melhor fazê-lo internamente ou investir na contratação de uma empresa especializada no assunto?

Para responder a essa questão, listamos, neste artigo, uma série de pontos que vão ajudá-lo a analisar melhor a situação e fazer a escolha que mais se ajusta ao caso da sua empresa. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

Principais dificuldades da realização de um treinamento próprio

A princípio, a ideia de fazer o treinamento empresarial internamente parece ser mais simples e barata, mas, na prática, não é bem assim que funciona. Existem muitos detalhes a serem tratados e o time de RH precisa conhecer cada um deles para saber se realmente dá conta do recado. Listamos alguns dos pontos mais relevantes a seguir!

Disponibilidade de tempo

O tempo para realizar as tarefas da rotina de um setor de RH já é bem justo. Ao incluir a realização de um treinamento, ele fica ainda mais curto. São diversas providências a serem tomadas, como a definição da grade de conteúdo, a busca por especialistas que apliquem os ensinamentos, a determinação das datas, entre outras coisas.

Sendo assim, ou o setor fica sobrecarregado, como detalharemos adiante, ou é necessário fazer a contratação de uma pessoa para ficar exclusivamente dedicada a isso. Ou seja, é um custo a mais para a empresa, sem a garantia de uma entrega eficiente, por questões que estão explicadas no próximo tópico.

Falta de experiência de mercado

Outro ponto muito importante é a falta de experiência em relação aos assuntos que devem ser tratados em cada treinamento empresarial. Um profissional de RH não é obrigado a conhecer a fundo todos os procedimentos e as técnicas da parte operacional do negócio, logo, ele não tem a habilitação necessária para determinar o que é ou não relevante.

Mesmo contando com o auxílio dos líderes de cada área, os conhecimentos ficam limitados ao que se vive dentro da empresa e nos poucos contatos externos que ela tem. Dessa forma, a capacitação elaborada tende a ficar aquém do que poderia ser, caso a organização contasse com uma ajuda especializada.

Sobrecarga de atividades

Todas essas atividades demandam tempo e dedicação, quase que exclusiva, o que faz com que as demais tarefas cotidianas acabem ficando em segundo plano. Isso afeta a qualidade das entregas e o cumprimento de prazos, que antes eram observados conforme os padrões preestabelecidos.

Vale ressaltar que os problemas gerados nesse setor impactam toda a empresa, visto que trata-se da gestão de todos os colaboradores. Imagine o tamanho do problema que pode gerar um erro de lançamento na folha de pagamento ou a apuração imprecisa das horas trabalhadas.

Vantagens de contar com uma empresa especializada

Depois de tantos desafios, vamos explorar algumas vantagens que a terceirização desse serviço tem a oferecer. Acompanhe.

Conteúdos mais ricos

Empresas especializadas em treinamento empresarial estão sempre atentas às novidades e tendências do mercado. Com isso, elas têm mais embasamento prático e teórico para elaborar grades de conteúdo mais ricas e com aplicabilidade na rotina dos profissionais que serão capacitados.

Além disso, existe uma troca de experiências mais vantajosa, pois a empresa parceira traz consigo experiências de outras empresas do mesmo setor ou de setores próximos ao seu. Isso ajuda a entender os erros e acertos mais comuns e a deixar o aprendizado ainda mais valioso.

Treinamentos criados sob medida

Uma das preocupações dos profissionais de RH em relação à terceirização dos treinamentos é a questão da falta de aderência do conteúdo à realidade específica que a empresa vive no momento. Contudo, as melhores instituições do mercado oferecem a modalidade in company, que resolve esse problema.

Nesse formato, o curso é desenvolvido com base no que a organização mais precisa, e ele pode ser ministrado de forma externa, interna ou via videoconferência. Os conteúdos são escolhidos pelo gestor da área em conjunto com a instituição de ensino, de forma a proporcionarem uma capacitação mais adequada.

Atualização mais frequente do time

Outro ponto vantajoso da parceria entre a empresa e uma instituição de ensino especializada é que ela pode ser bastante duradoura. Isso resulta na atualização mais frequente das equipes, que é aprimorada de forma constante e gera entregas com cada vez mais qualidade, mais agilidade e menos custos.

Cuidados ao escolher a empresa parceira

Diante das dificuldades em criar um treinamento empresarial próprio e das vantagens de contar com uma empresa especializada, a conclusão mais óbvia é que a melhor escolha é estabelecer uma parceria. Entretanto, antes de fechar um acordo, é válido ter atenção aos cuidados que listamos abaixo.

Busque uma empresa especializada nos assuntos a serem abordados

Já que um dos pontos de dificuldade que levam as empresas a terceirizar a realização dos treinamentos é a falta de experiência no assunto, a premissa mais importante que esse fornecedor deve cumprir é a especialização na área. Por isso, veja quais são as competências da instituição e se elas atendem ao que os seus colaboradores precisam.

Analise o histórico da empresa no mercado

Depois de verificar a expertise da empresa, analise a sua reputação no mercado. Alguns itens são muito importantes nesse sentido:

  • tempo de mercado;
  • principais clientes atendidos;
  • opinião de alguns clientes sobre os treinamentos realizados;
  • comentários deixados pelas pessoas nas redes sociais e em sites, como o Reclame Aqui.

Verifique os treinamentos e eventos já realizados por ela

Por fim, pesquise sobre os treinamentos que a empresa oferece e os eventos dos quais ela participa ou que organiza. Isso ajuda a entender o quanto ela se preocupa com a atualização constante do seu conhecimento e o que ela tem oferecido ao mercado ao longo de sua existência.

A IMAM, por exemplo, promove treinamentos em diversas modalidades, voltados para a cadeia de suprimentos, logística e gestão de processos relacionados. Um de seus principais cursos é a Especialização em Lean, que tem a duração de uma semana e é um dos mais completos e recomendados do mercado.

Se você estava em dúvida sobre a realização própria ou terceirizada de um treinamento empresarial em sua organização quando começou a ler este artigo, já deve estar com uma escolha feita em mente. Então, o próximo passo é buscar uma instituição de confiança e iniciar os trabalhos.

Que tal começar com a IMAM? Entre em contato e conheça as nossas soluções!

Quais são os tipos de treinamento empresarial?

Os tipos de treinamento empresarial incluem treinamento presencial, online, em serviço, em grupo, individualizado e simulações.

Quais são os 4 tipos de treinamento?

Os quatro tipos principais de treinamento são: técnico, comportamental, gerencial e de conformidade.

Como fazer um treinamento na empresa?

Para realizar um treinamento na empresa, é essencial definir objetivos claros, identificar as necessidades de treinamento, escolher o método adequado, preparar materiais, conduzir as sessões com interatividade e avaliar os resultados para ajustes futuros.

Quais são os objetivos de treinamentos empresariais?

Os objetivos dos treinamentos empresariais incluem melhorar habilidades técnicas, desenvolver competências comportamentais, aumentar a produtividade, promover a inovação e garantir conformidade regulatória.

Post Views: 95
Você também pode gostar
Tendências da Supply Chain - Uma Visão 360º

Tendências da Supply Chain – Uma Visão 360º

Por Reinaldo Moura em 7 de novembro de 2025
Líder aplicando Shop Floor Management com gestão visual no chão de fábrica.

Shop Floor Management no chão de fábrica com gestão visual

Por IMAM em 30 de outubro de 2025
Representação visual do impacto da Inteligência Artificial na Supply Chain global.

Como Inteligência Artificial muda Supply Chain e reduz custos?

Por IMAM em 30 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

automação na Intralogística
Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • cif-e-fob
    Frete CIF e FOB: Entenda o que São e Quais as Diferenças!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.