Treinar (Informar): Entregar a Solução Completa
Geração Y quer respostas prontas para todas as suas dúvidas
Até poucos anos era comum os participantes de nossos treinamentos virem a IMAM aperfeiçoar ou adquirir seus conhecimentos em logística (em toda a sua plenitude e não só em transportes) em cursos que iam da introdução até o estado da arte. Isto proporcionava uma evolução do conteúdo desde o conceito básico até um projeto completo.
Já existia a microinformática com planilhas de Excel, mas não existiam os smartphones e, assim, era comum o uso das calculadoras científicas, como as famosas HP (principalmente as financeiras).
Ainda não era a fase da geração Y, então os aprendizes (adultos) tinham paciência de ouvir os mais experientes (como o professor Walter Sattin, José Mauricio Banzato e outros), desde o be a bá.
Hoje apresentar um cronômetro é tão jurássico como apresentar uma régua de cálculo. As pessoas não têm mais paciência de ouvir o passado (história) para entender o presente e projetar o futuro.
Muitos buscam em um treinamento a solução completa para dois ou três clientes. Ao ouvirem falar de um conceito, já acionam o Google e respondem de forma incompleta.
Logo no início do treinamento é comum o participante expor o seu projeto, dúvida e queer uma solução pronta, característica de uma consultoria! E justamente ao contrário de um médico, que pede números exames e espera seu retorno para diagnosticar de fato seu(s) problema(s) e então receitar/indicar os melhores caminhos até encontrar uma solução otimizada.
* Reinaldo Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.