Turnover: Veja Como Medir e Melhorar Essa Métrica
O turnover é uma das métricas mais importantes a serem acompanhadas em qualquer empresa, já que envolve suas finanças, o comportamento dos colaboradores, a imagem da organização perante os profissionais do mercado, entre outros fatores relevantes para o sucesso do negócio.
Diante desses fatos, é relevante saber o que é, como funciona e como calcular esse índice adequadamente. Continue lendo este post para saber mais sobre o assunto. Aqui, também explicamos a importância de acompanhar a métrica, qual taxa de turnover é aceitável e como melhorá-la. Confira!
O que é, como funciona e de que forma é calculado o turnover?
Basicamente, turnover é a taxa de rotatividade de uma entidade, ou seja, a quantidade de colaboradores que deixam a empresa em um determinado período de tempo, gerando a necessidade de contratar novos funcionários.
Esse é um indicador-chave de desempenho (KPI) utilizado para analisar a empresa e medir seus resultados. Seu cálculo é realizado da seguinte forma:
Turnover = colaboradores que deixam a empresa/total de colaboradores x 100
A fórmula resulta em um percentual que demonstra a quantidade de funcionários que são desligados em uma empresa em um determinado período. O intervalo de tempo a ser medido varia conforme a forma como a métrica é medida, mas é recomendável que seja semestral ou anual.
Qual é a importância de acompanhar essa métrica?
Esse indicador tem grande relevância para a empresa pelo fato de a alta rotatividade prejudicar tanto suas finanças quanto a produtividade dos demais colaboradores. Entenda melhor as consequências de um alto índice de turnover:
- necessidade de despender muito tempo, dinheiro e esforço com processos seletivos;
- possível perda de talentos, que são os colaboradores mais produtivos e empenhados;
- quebra da rotina da empresa;
- constante necessidade de adaptação interpessoal entre os colaboradores, o que prejudica a produtividade.
A rotatividade não é um fenômeno único, já que ela pode acontecer sob diferentes circunstâncias e motivações. Por isso, ela é dividida em diferentes classificações:
- funcional: há o desligamento de um funcionário de baixo desempenho;
- disfuncional: ocorre o desligamento de um colaborador de alto desempenho;
- voluntário: o próprio colaborador solicita sua demissão;
- involuntário: a empresa toma a iniciativa de dispensar o funcionário.
Com os resultados obtidos com a métrica, você saberá se é preciso tomar medidas para aumentar a retenção dos seus talentos.
Qual taxa é considerada saudável e como melhorar a retenção de colaboradores?
Muitas vezes, a rotatividade é inevitável em uma empresa, já que os colaboradores podem se aposentar, receber propostas de outras empresas, ter outros objetivos de vida, entre outros acontecimentos. Por essa razão, não é possível ter uma taxa nula de rotatividade.
O ideal é que a empresa tenha o mínimo de turnover possível, mas muitos empreendedores consideram aceitável uma taxa de até 10% ao ano. Caso sua taxa seja superior, é preciso melhorar a retenção dos colaboradores. Veja como fazê-lo a seguir!
Invista em treinamentos
Bons colaboradores deixam o negócio pela falta de conhecimento técnico. Para solucionar esse problema, a empresa deve investir em treinamentos e capacitações para qualificá-los.
Ressalta-se que os treinamentos podem ir além de conhecimento operacional e envolver desenvolvimento de líderes, negociações com clientes e fornecedores, clima organizacional, comunicação corporativa etc.
Ofereça benefícios
A insatisfação com os salários e benefícios também pode afastar talentos. Para resolver esse problema, você pode fazer uma pesquisa interna para saber quais são os benefícios mais desejados entre os colaboradores e oferecê-los ao pessoal.
Crie um bom ambiente
Colaboradores produtivos podem deixar a empresa em razão de seu clima corporativo desagradável, que pode ocorrer em razão de fofocas, exclusões sociais, tratamento diferenciado para certos funcionários etc. Nesse caso, é importante criar uma cultura organizacional direcionada à criação de um ambiente mais confortável.
É fundamental que o gestor saiba como medir o turnover e que acompanhe essa métrica, pois isso impacta diretamente nos resultados do negócio e na sua produtividade. Porém, com a leitura deste artigo, você já sabe quais medidas tomar para minimizar essa taxa.
Quer ler outras dicas para melhorar os resultados do negócio? Confira nosso artigo que explica como aumentar a produtividade na empresa!