Visibilidade da Cadeia de Suprimentos
Impactos recentes da Covid-19, e as expectativas pós-pandemia, reforçam o que já era uma tendência e impulsionam a expansão do e-commerce e a digitalização dos processos internos nas empresas. Na mesma onda caminham os processos físicos, de abastecimento da cadeia de suprimentos nas operações de armazenagem, distribuição e entrega ao cliente final.
Para garantir a satisfação dos clientes e a competividade, o desafio das operações logísticas envolve a constante melhoria/inovação dos processos, em busca da qualidade no atendimento, com a disponibilização dos produtos no local desejado, de forma ágil, no caso do e-commerce no dia seguinte ou no mesmo dia, rastreabilidade dos pedidos, visibilidade da cadeia de suprimentos, além de tratativas como possíveis devoluções e atendimento pós-venda.
Desdobramentos do estratégico para o tático e operacional são fundamentais para o equilíbrio entre a visão comercial e as demais áreas, em busca de um planejamento colaborativo, que envolve o ciclo de vida e lançamento de novos produtos, políticas de estoques e a capacidade financeira e operacional para equilibrar oferta x demanda. O processamento e o tratamento de um grande volume de dados, através de sistemas integradores, ferramentas e softwares especialistas permitem que as empresas atinjam patamares elevados na geração de cenários e acompanhamento do desdobramento tático e operacional.
Temas da logística 4.0 como conectividade, integração e parametrização de sistemas de gerenciamento, interface em tempo real com colaboradores e equipamentos produtivos e de movimentação, dão o suporte para obter qualidade, agilidade e produtividade nas operações. Tais como aproveitamento da capacidade produtiva, de armazenagem, gestão de inventários, técnicas de separação de pedidos e otimização do transporte.
Na realidade da grande maioria das empresas brasileiras temos muito a avançar neste sentido, sendo necessário o direcionamento de recursos e esforços para a manutenção da logística como um diferencial competitivo.
As principais características da cadeia de suprimentos incluem integração de processos, colaboração entre os participantes, gestão de estoques, logística eficiente e foco na satisfação do cliente.
Os três principais fluxos da cadeia de suprimentos são o fluxo de materiais, o fluxo de informações e o fluxo financeiro.
As três fases da cadeia de suprimentos são a fase de abastecimento, a fase de produção e a fase de distribuição.
Os principais elementos da cadeia de suprimentos incluem fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores.