Veja 5 Tendências Logísticas Que Você Precisa Acompanhar
A logística é um ramo em constante atualização e modernização, surgindo novos métodos e tecnologias praticamente todos os anos. É importante que os gestores conheçam as tendências logísticas para se manter sempre inovado e criando diferenciais competitivos em relação aos concorrentes do mercado.
Neste conteúdo, trazemos as 5 principais expectativas e tendências logísticas na área. Esta é uma leitura imprescindível para qualquer gestor que deseja impulsionar o desenvolvimento do seu negócio a longo prazo. Confira-a!
As 5 principais tendências logísticas
Nos tópicos abaixo, listamos tecnologias que já são aplicadas na logística de algumas empresas do Brasil e do mundo e serão comuns nos próximos anos. Veja!
1. Entregas por drone
Drone é um veículo aéreo pequeno, não tripulado e controlado remotamente, que pode executar inúmeras tarefas e até realizar entregas. A varejista Amazon já idealizou essa tendência e faz entregas em menos tempo e com menores custos.
Segundo o DroneShow, no Brasil, também existem empresas que usam a tecnologia na entrega de alimentos. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a restrição de tamanho, o peso e a distância da entrega.
2. Internet das Coisas
A Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, em inglês) é a integração entre objetos por meio da internet. Por exemplo, ela permite controlar máquinas, equipamentos e eletrodomésticos por um smartphone ou tablet.
No setor logístico, isso também é conhecido como Logística Inteligente, já que permite o monitoramento dos processos de armazenamento, traslados, cargas, estocagem e diversos outros em tempo real. Ela também facilita o controle e simplifica a identificação de status de uma mercadoria no transporte.
3. Transporte autônomo
Trata-se da implementação de veículos autônomos, que são capazes de efetuar entregas sem um motorista. Essa é uma tecnologia que promete melhorar a produtividade e reduzir custos e eventuais problemas causados pela fadiga do condutor, mas ainda está em fase de testes e precisa de aprimoramentos em relação à segurança.
4. 4PL
4PL significa Four-party Logistics (quarteirização logística) e consiste na inclusão de mais um participante na gestão logística.
Na sigla “PL”, a letra “P” representa a posição, enquanto o “L” significa logística, sendo que o número diz respeito ao sujeito que participa da operação. Para melhor entendimento, veja quais são as siglas para cada integrante do processo logístico:
- 1PL: fornecedor;
- 2PL: comprador;
- 3PL: operador logístico terceirizado;
- 4PL: gestor da cadeia de suprimento (supply chain).
Atualmente, os conceitos mais trabalhados são o 3PL, que oferece soluções de armazenagem, transporte, agenciamento alfandegário etc., e o 4PL, que vem com uma proposta mais ampla e completa, abrangendo a gestão supply chain, a compra, o armazenamento, a organização e a distribuição de novos produtos.
5. Same day delivery
Esse termo pode ser traduzido como “entrega no mesmo dia” e é uma das principais tendências no comércio eletrônico. Basicamente, consiste em garantir que a compra chegue às mãos dos consumidores no mesmo dia ou poucas horas depois do pedido.
De acordo com a 2019 Global Consumer Insights Survey da PWC, 88% dos compradores de todo o mundo estão dispostos a pagar mais pelo produto se a entrega for feita no mesmo dia.
Mas, para que isso seja possível, é necessário que a empresa utilize softwares para acelerar o processamento de informações, tenha colaboradores treinados e capacitados para realizar um trabalho mais ágil e use meios de transporte mais rápidos.
Para implementarem essa tendência no Brasil, os gestores ainda precisam enfrentar desafios, como carga tributária excessiva, rodovias inadequadas, trânsito caótico, entre outros problemas.
Os benefícios de implementar cada uma das tendências
O maior benefício de implementar tendências é a criação de diferenciais competitivos do negócio, já que você estará sempre um passo à frente dos concorrentes na tecnologia. Além disso, outras vantagens garantidas à empresa são:
- mais segurança;
- maior satisfação do cliente;
- criação de uma cultura da inovação na empresa;
- diminuição de riscos;
- redução de custos.
As tendências logísticas explicadas neste conteúdo impulsionarão o desenvolvimento de sua empresa no mercado, sendo fundamental se manter atualizado sobre essas novidades e estudar suas viabilidades dentro da organização.
Que tal saber como usar a tecnologia na logística e destacar sua empresa no mercado? Acesse agora mesmo nosso artigo que explica exatamente como você pode fazê-lo!