Transforme Seu Armazém Numa Fábrica
É imperativo observar a utilização do termo “cadeia de demanda” em vez de cadeia de suprimentos. Neste contexto, uma cadeia de suprimentos indica o fluxo de distribuição de “empurrar”, onde os produtos são fabricados segundo a previsão que o fabricante faz para atender às necessidades do cliente. Contudo, uma cadeia de “demanda” indica o fluxo de distribuição de “puxar”, onde os produtos são produzidos para atender às reais demandas do cliente.
Agregando valor
A essência da armazenagem customizada está na estocagem do produto genérico no armazém até o recebimento de uma demanda do cliente. Neste ponto, o armazém realiza atividades de valor agregado para customizar o produto genérico e atender à demanda do cliente. Existe uma ampla gama do que pode ser incluído dentro do escopo da armazenagem customizada, dependendo se o produto genérico é realmente genérico, quanta flexibilidade oferecemos para que os clientes possam especificar sua demanda e quais serviços de valor agregado o armazém executa. Como a gama de serviços de valor agregado inclui paletização,
embalagem, etiquetagem, determinação de preços, formação de kits, pintura, montagem ou mesmo manufatura, o escopo da armazenagem customizada torna-se muito mais substancial.
Customizando a armazenagem
A armazenagem customizada pode ser tão simples quanto a transferência de produtos acabados para uma configuração exclusiva de paletização, ou tão complexa quanto uma parte significativa do que tradicionalmente imaginamos como manufatura. Determinar o escopo da armazenagem customizada tem a ver com o custo das atividades de valor agregado, o custo dos estoques e o lead-time necessário para customizar o produto comparado ao lead-time necessário para atender à demanda do cliente. Conforme as economias de escala da produção em massa tornam-se substanciais, o escopo da armazenagem customizada torna-se maior, de acordo com as eficiências da customização. Em contrapartida, conforme o custo do estoque cai, o mesmo acontece com o escopo da armazenagem customizada. Porém, se o lead-time de customização diminui, o escopo da armazenagem customizada cresce. Por último, conforme os leadtimes dos clientes são reduzidos ou aumentados, o escopo da armazenagem customizada pode ser reduzido ou aumentado na mesma proporção.
Um segredo para aumentar o papel da armazenagem hoje está em definir o escopo apropriado de sua customização para atender às necessidades de maneira mais econômica. Descobrir a importância da armazenagem customizada exige o entendimento dos desafios que esta atividade enfrenta, a situação de conflito em andamento entre manufatura e marketing, e os benefícios a serem alcançados com a customização.
Os fornecedores que costumavam oferecer serviços inovadores de valor agregado para se diferenciar da concorrência estão descobrindo que os varejistas percebem estes serviços como “commodities”, uma prática padrão que não será paga a mais. Estes serviços incluem:
? Embalagem e paletização de pedidos para as lojas, enviando-os para uma operação de “cross-docking”
em vez de seguir para o estoque;
? Aplicação de etiquetas exclusivas de cada cliente;
? Embalagem de produtos com as etiquetas de preços do próprio varejista, deixando-os prontos para
serem colocados diretamente nas prateleiras;
? Fixação de etiquetas de segurança em cada item;
? Emprego de intercâmbio eletrônico de dados (EDI) para liberação e posição de pedidos, informações de
preços, disponibilidade de estoque, entre outras opções.
Nova visão
Num esforço para atender ao novo desafio da armazenagem, as operações do armazém estão mudando e o conceito disseminando-se entre os clientes. Os centros de distribuição assumem uma perspectiva mais ampla, o que lhes permite enxergar que o cliente é uma pessoa real e que exige cada vez mais qualidade nos
serviços prestados. Dessa maneira, percebe-se que os armazéns passaram a ser etapas indispensáveis ao processo de integração da cadeia logística, envolvendo decisões estratégicas como definição da malha logística e, conseqüentemente, a quantidade e localização desses armazéns. Para finalizar, é preciso destacar a tendência de buscar parceiros que sejam capazes de desenvolver o maior número possível de serviços de valor agregado, com qualidade e custos competitivos. E é nesse aspecto que a armazenagem customizada passa a desempenhar papel fundamental, ao oferecer ao cliente algo diferenciado e com flexibilidade.
Para melhorar o armazenamento de uma empresa, é fundamental otimizar o layout do armazém, implementar sistemas de gestão de estoque eficientes e utilizar tecnologias como RFID e automação de processos.
Para melhorar a logística de armazenagem, é crucial otimizar o layout do armazém, implementar sistemas de gestão de estoque e utilizar tecnologias de rastreamento e automação para aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais.
Para montar um armazém, é essencial planejar o layout de forma eficiente, considerar as necessidades de armazenamento e movimentação de produtos, além de implementar sistemas de gestão de estoque e segurança adequados.
Modificar o layout para reduzir distâncias de deslocamento, criar rotas otimizadas, implementar zonas de picking e áreas de cross-docking podem melhorar significativamente a movimentação de materiais em um armazém.