Aprender, Liderar, ser Enxuto.
Algumas etapas são necessárias para que você realize uma transformação positiva em sua empresa.
Não importa onde a empresa está em sua jornada lean, o sucesso depende de você em se tornar um verdadeiro profissional dos princípios enxutos.
Isto é conseguido liderando a transformação enxuta. As sete etapas a seguir lhe mostrarão como fazer isso.
1. Aprenda tudo o que puder sobre as ferramentas, métodos, princípios e mudanças necessárias para implementar os conceitos enxutos. Isto leva tempo – um recurso precioso para a maioria dos profissionais. Entretanto, disponibilizar o seu próprio tempo não só demonstra o compromisso com o processo, mas também lhe
garante ter a base de conhecimento necessária.
2. Passe algum tempo visitando outras empresas que estejam trabalhando com iniciativas enxutas, mesmo em setores bem diferentes do seu. Veja o que funciona e o que não funciona,
quanto tempo as coisas levam, quais soluções enxutas são usadas, como as ferramentas são implementadas e o retorno sobre o investimento.
3. Crie um comitê-diretor. Partindo do princípio que as iniciativas enxutas começam no nível corporativo, este comitê deve incluir o diretor executivo, o presidente e os vice-presidentes.
Faça reuniões pelo menos trimestrais; de preferência com mais frequência.
4. Mostre o seu compromisso visitando as unidades de negócios que já implementaram, estão implementando ou planejam implementar os conceitos enxutos.
5. Promova seus próprios eventos enxutos com todos os funcionários. Examine os processos de negócios que provocam longos lead-times. Em seguida observe os processos que exijam muitos recursos humanos e financeiros. A oportunidade aqui é aplicar os seus conhecimentos das sete categorias de perdas que são: excesso de produção; espera; transporte; processamento;
movimentação; estoque e defeitos.
6. É fundamental escolher as medições certas para avaliar o sucesso das iniciativas enxutas: desempenho das entregas dentro do prazo; redução dos lead-times; redução do estoque e uso eficiente do capital de giro; eliminação das perdas (indicador
de qualidade) que leva a maiores níveis de produtividade; e o aumento da participação de mercado.
7. Com você, profissional dos princípios enxutos, trabalhando de forma diligente nas tarefas mencionadas anteriormente, a empresa
sem dúvida dará grandes passos. Entretanto, para sustentar as melhorias e continuar a eliminaras perdas, é preciso incutir uma cultura de melhoria contínua.
Estas sete etapas o levarão além do básico e em direção ao tipo de compromisso com os princípios enxutos que levará qualquer empresa ao sucesso.
Saiba como levar a sua empresa à jornada enxuta e a sua transformação será um sucesso.
* Reinaldo Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.
Aprender a liderar envolve desenvolver habilidades de comunicação, empatia, tomada de decisão e capacidade de inspirar e motivar outros, através de prática, feedback e aprendizado contínuo.
Um líder precisa aprender a comunicar efetivamente, motivar sua equipe, tomar decisões estratégicas, delegar tarefas, resolver conflitos e desenvolver habilidades de gestão e liderança.
Aprendemos a ser líderes através da prática, feedback, desenvolvimento de habilidades interpessoais e capacidade de adaptação às situações e às necessidades da equipe e da organização.
As habilidades de liderança podem ser treinadas por meio de programas de desenvolvimento, coaching, mentoria, feedback regular e experiências práticas que ofereçam oportunidades de liderar e resolver desafios reais.