Estratégias e Tecnologias Para a Excelência na Entrega “da Last Mile”
A Last Mile Delivery (última milha), é uma importante etapa dos processos logísticos onde o cliente final recebe a mercadoria, geralmente partindo de um centro de distribuição até a sua residência.
A configuração da malha logística dos operadores logísticos, com a localização dos centros e distribuição e os estoques influenciam no prazo de entrega, grande diferencial principalmente se tratando do e-commerce, bem como nos custos de frete. Tratativas diferenciadas pelos consumidores podem ser adotadas em função da prioridade na aquisição, desde a entrega mais rápida, em grande parte dos casos ocasionando em maiores custos de frete ou em entregas com menores custos, flexibilizando os prazos de entrega.
Um grande desafio é o agendamento das entregas em função da disponibilidade dos clientes, a qual possui grandes chances de impactar tanto no custo do frete quanto na insatisfação dos clientes, sendo uma alternativa a possibilidade de se retirar a mercadoria em locais predeterminados tais como centros de distribuição, lojas ou até em armários inteligentes.
No contexto da Logística 4.0 softwares como TMS – Transportation Managment System proporcionam rastreabilidade e acompanhamento em tempo real sobre a carga transportada, considerando as interfaces entre os prestadores de serviço, comparativo dos valores de frete e dos prazos de entrega das transportadoras e sistema de roteirização para obter a melhor sequência de atendimento, minimizando custos e tempos de deslocamento.
A comunicação ativa com o cliente nesta etapa é necessária para promover qualidade no atendimento e corrigir eventuais problemas, prevenindo surpresas de maior impacto tanto para o cliente como para o prestador do serviço. Para tanto, a interface a partir de plataformas virtuais e aplicativos oferecem maior agilidade nesta comunicação, permitindo a visualização em tempo real de cada etapa logística até o seu destino final.
A “last mile” em logística refere-se à etapa final de entrega de mercadorias do centro de distribuição ao destino final, geralmente a residência do cliente.
“First mile” na logística se refere à fase inicial do processo de transporte, envolvendo a coleta de mercadorias do fornecedor ou do local de produção para o centro de distribuição.
A “última milha” na logística representa a fase final da entrega, envolvendo o transporte de mercadorias do centro de distribuição até o destino final, muitas vezes a residência do cliente. É uma etapa crítica que pode impactar significativamente a satisfação do cliente e eficiência operacional.
O “last mile” é crucial na logística, pois representa a etapa final da entrega ao cliente, influenciando diretamente a satisfação do cliente e exigindo eficiência logística para superar desafios urbanos, prazos curtos e garantir uma experiência positiva.