A Arte de Delegar
Quantas vezes, nós gestores, já nos questionamos como encontrar mais tempo para as atividades que realmente agregam valor como por exemplo planejar, gerenciar, analisar propostas, comandar, enfim buscar as metas pelas quais nos propusemos a alcançar.
É muito difícil conseguir realizar tantas atividades no dia a dia e ainda encontrar tempo para melhorar nossos processos. Na verdade, as vezes nosso sentimento é que estamos afundados no caos da rotina frenética e a solução é pegar esse caos e torná-lo simples utilizando a “Delegação”, aprender a delegar é fundamental para o gestor.
“Buy Back Your Time”, esta expressão em inglês, na tradução literal, quer dizer “Compre de volta seu tempo” e significa que não tem outra forma de se encontrar tempo para as atividades mais importantes do que delegar a outrem as que não agregam valor.
Delegando, não estamos liberados para ir à praia ou ficar no sofá assistindo Netflix, o que queremos é pegar o caos em que vivemos hoje e torná-lo mais simples, criando tempo para o que agrega valor, sem esquecer da vida pessoal, família, amigos etc.
Para isto existe uma metodologia bem simples:
- Liste todas as suas tarefas;
- Classifique o seu grau de complexidade (baixa/média/alta);
- Classifique o seu grau de importância (baixa/média/alta);
- Decida a quem delegar as atividades de baixa/média complexidade e baixa/média importância.
E por fim, é sempre bom lembrar: “Pessoas (e empresas) de sucesso não estão fazendo o que amam porque são bem-sucedidas, elas são bem-sucedidas porque aprenderam a fazer bem o que amam.”