O que é Competitividade?
No mundo da livre concorrência e iniciativa, várias Empresas disputam um determinado segmento de mercado.
Algumas conseguem conquistar uma fatia maior do mercado, crescem, se desenvolvem e se transformam em referências, outras não.
Então vamos dizer que as Empresas líderes de mercado possuem uma Competitividade maior do que as outras.
Será que a análise é simples assim?
Na verdade, esta análise é bastante superficial, e nos conta apenas um lado da história.
A Competitividade Empresarial é um conjunto de atributos que garantem a liderança de mercado e o resultado financeiro hoje e no futuro.
Como dizia Eliyahu M. Goldratt, autor do livro A Meta e tantos outros de sucesso, a Meta de uma Empresa é ganhar mais dinheiro “hoje e sempre”.
Aposto que vocês também já escutaram a frase: “o que nos trouxe até aqui, não garantirá nosso futuro”. Com a qual também concordo.
Então vamos explicar alguns atributos importantes para a Competitividade Empresarial: Gestão, Liderança, Valor Agregado, Custos, Excelência Operacional e Tecnologia.
Mas entendendo que, dependendo do negócio, haverá outros específicos, como prazo de entrega, capital de giro, flexibilidade etc.:
Gestão
A Gestão é quem prioriza e cuida de tudo o que é importante para o nosso negócio. Veja que, se priorizarmos processos, áreas ou investimentos errados, não importa a qualidade com que cuidaremos disso, não surtirá o resultado desejado. Imagine uma Empresa que investe um caminhão de dinheiro para comunicar ao mercado sobre um produto ou serviço que ninguém quer comprar?
A Gestão depende de um modelo, que chamamos de Modelo de Gestão, que orienta a todos na organização sobre os objetivos, estratégias e projetos que são prioritários hoje, bem como, cria rituais para que os líderes possam desenvolver a melhor gestão estratégica, tática e operacional.
Liderança
Uma vez definido o caminho, são os líderes que influenciarão os demais colaboradores a se comprometerem com esta estrada, gerando envolvimento e comprometimento a partir da confiança conquistada. Pois as pessoas continuam sendo a base de qualquer Modelo de Gestão Competitiva. Então temos que desenvolver as lideranças para que possam cumprir o seu papel, que é desenvolver, reter e criar condições para que eles se motivem e se engajem com os projetos e processos da organização.
Valor Agregado
O valor agregado é aquilo que os clientes percebem em produtos e serviços oferecidos, e fazem com que estejam dispostos a gastar o seu dinheiro com determinada Empresa. O termo valor agregado vem de valorizar. O que os clientes valorizam na nossa organização? A qualidade, o prazo de entrega, a tecnologia embarcada etc. O valor agregado tem uma estreita ligação com o preço que os clientes estão dispostos a pagar e que irá gerar a margem de contribuição quando subtraímos os custos. O valor agregado pode estar associado a tecnologia de fabricação, a tecnologia do produto, ao prazo de entrega, entre outros atributos, que diferenciarão nossa organização das demais. Por exemplo já ouvi muitas vezes alguém me dizer, prefiro pagar mais caro, mas receber o produto no mesmo dia, ou prefiro pagar mais caro, mas ter uma experiência gratificante.
Custos
Os custos são os gastos para produzirmos os nossos produtos e serviços e representam a outra parte da equação do valor agregado. Se tivermos um produto ou serviço apreciado, mas com um custo alto, a margem de contribuição será menor, isso significa que precisaremos de uma escala muito alta para gerar resultados que paguem o investimento. É a chamada economia de escala. Então teremos que reduzir sistematicamente nossos custos, para aumentarmos a nossa Competitividade. Para isso contaremos com a Excelência Operacional.
Excelência Operacional
É a ciência que desafia as pessoas a melhorarem seus processos e produtos continuamente. O Kaizen é a mola mestra da Excelência Operacional. Meu colega Eduardo Banzato, Diretor da IMAM Consultoria como eu, tem uma frase ótima: “O problema dos processos é que eles funcionam”. E quando isso acontece temos a falsa sensação que está tudo em ordem, diferentemente de quando um processo é interrompido e o serviço não pode ser completado.
Porém, a Excelência Operacional busca extrairmos daqueles recursos a máxima produtividade e qualidade. Através de melhorias e inovações. E para isso, muitas vezes, a tecnologia será decisiva.
Tecnologia
Vivemos a era da digitalização nas Empresas, mas ao invés de embarcarmos em mais uma “onda”, nossa sugestão é que façamos uma análise sistêmica sobre onde temos restrições à nossa competitividade e que demandam investimentos em tecnologia. A tecnologia, para uma Empresa que não a produz é meio e não um fim. Então devemos desenhar um Road Map Tecnológico para o curto, médio e longo prazos, para que a tecnologia nos ajude e resolver problemas que a solução analógica não consegue.
A busca pela Competitividade Empresarial nasce do nível estratégico da organização, mas terá que permear a organização toda, do Presidente ao Porteiro.
Só assim teremos condições de obtermos um melhor resultado no curto, médio e longo prazo.
Lembre-se que muitas Empresas que foram referências e líderes de mercado e, não existem mais.
Pense nisso.