A Gestão LEAN na Fabricação de Móveis Corporativos Continua
Fundada há mais de 20 anos a Marzo Vitorino é hoje uma das maiores fabricantes de móveis corporativos do Brasil, com equipamentos de alta tecnologia a Marzo Vitorino fabrica seus móveis sob encomenda com um prazo de apenas 5 dias úteis, o que demanda agilidade em seus processos e uma grande sintonia de seus departamentos.
Segundo o diretor da empresa Roberto Di Marzo Vitorino, a Gestão Lean é muito completa e atende a todas as áreas da empresa, além de lhe agradar o lado humano da filosofia. Ele complementa que desde o início da empresa sempre se interessou pela filosofia e que após todos estes anos de amadurecimento era chegada a hora da implementação da Gestão Lean em toda a empresa. Portanto desde março de 2.016, a Marzo Vitorino, com a metodologia da IMAM consultoria, vem implantando a Gestão Lean em seu negócio.
Neste período já foram implantadas as ferramentas de 5S, Kanban, Kaizen, VSM, Célula de Manufatura, Jidoka, TPM, Lean Warehouse e Hoshin Kanri. Para tanto necessárias muitas horas de treinamento inclusive de liderança e gestão competitiva.
Hoje 5S e Kaizen são processos que foram incorporados no dia a dia da MARZO VITORINO, inclusive com indicadores e metas a serem alcançadas por todos os setores.
O Hoshin Kanri dá o foco de todas as estratégias, ações e projetos do ano, estando na versão 2.020, com objetivos estratégicos, indicadores táticos e operacionais acompanhados em todos os níveis da organização.
Mensalmente são apresentados os indicadores táticos e o andamento dos projetos, e diariamente são acompanhados os indicadores operacionais e suas ações correspondentes.
Célula de Montagem
Treinamento em células de manufatura
Após quase 4 anos de implementação, a Filosofia está muito mais robusta e capilarizada nas 5 unidades da MARZO VITORINO.
Os resultados são mensuráveis pelos objetivos e indicadores de desempenho, não sendo mais necessária a Estrutura de Governança do Projeto, que foi substituída pela Estrutura de Governança do Negócio, composta por um Comitê Estratégico que cuida dos objetivos, um Comitê Tático que cuida dos projetos e dos indicadores táticos e alguns Comitês Operacionais, chamados de Fóruns, compostos por todos os envolvidos com os indicadores que são acompanhados diariamente.
É assim que um Modelo de Gestão é implementado e converge para o aumento contínuo da competitividade da Empresa, comenta Sidney Rago, Diretor da IMAM e responsável pela implementação na MARZO VITORINO.
Foto: Roberto Di Marzo Vitorino – Diretor
A Gestão Lean além de combater as perdas dá muita ênfase ao lado humano dos colaboradores e orienta o negócio em todas as suas áreas.