Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Site
  • Nossos treinamentos
Blog | IMAM
Supply Chain e Logística

Agora, a guerra

Por Marcos Maregatti em 24 de março de 2022
3 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Mal acabamos de perceber uma certa estabilização dos negócios, com a melhora dos índices de contaminação gerados pela pandemia de Covid-19, surge outro desafio: a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ainda é cedo para avaliar a dimensão e a extensão do impacto que pode ser gerado pela guerra e, é fato, que vários setores da economia, trabalharam excepcionalmente bem na busca por soluções para enfrentar as dificuldades causadas pelos 2 anos de pandemia.

Mas, e agora?

Preliminarmente, podemos avaliar dificuldades em âmbito internacional, nos seguintes aspectos, :

– Riscos Logísticos

Como já foi percebido durante a pandemia, a logística global é muito sensível e sofre impactos  com mudanças repentinas.

Já podem ser percebidas alterações nas rotas dos voos comerciais (basta observar a circulação de voos na área do conflito) e dos transportes marítimos com outros eventuais desdobramentos, tais como: falta de contêineres, indisponibilidade de rotas, congestionamento em portos, etc. , geradas pelo conflito, com reflexo importante nos custos de transporte internacional e que trarão impactos na importação de produtos.

– Supervalorização de commodities

A Rússia e a Ucrânia, possuem grande oferta de petróleo, gás natural, aço e alumínio, além de deterem cerca de 30% de todo mercado mundial de trigo, 15% de milho, 35% da cevada e aproximadamente 50% de girassol (óleo, sementes e farelo) que são insumos importantes na produção de alimentos. Com o agravamento do conflito, poderá ocorrer uma redução na oferta de tais insumos e produtos e consequentemente aumento nos preços.

– Nova escassez de componentes eletrônicos

No ano passado, a falta de componentes eletrônicos impactou fortemente muitos setores industriais, em especial a indústria automobilística.

Tal fenômeno começava a desaparecer mas a guerra poderá causar a redução na disponibilidade de chips, condutores e semicondutores, trazendo novamente escassez para o mercado.

Para o mercado nacional, além do petróleo (combustíveis já tiveram seus preços majorados!) poderemos ter o impacto direto no mercado de fertilizantes (consumimos cerca de 32 milhões de toneladas anuais importados da Rússia) que trará reflexos na agricultura atingindo a cadeia de produção de grãos afetando também a criação de aves e suínos, além do eventual aumento das taxas de juros para conter a inflação, o que poderá acarretar forte impacto na recuperação do PIB. Enfim, grandes novos desafios para os profissionais da Cadeia de Suprimentos!

Você também pode gostar

Amazon… 16 Princípios de Liderança

Por Eduardo Banzato em 30 de maio de 2022

Garanta o Sucesso de um Projeto

Por Wagner Salzano em 27 de abril de 2022

Análise de Dados

Por Danilo Carajiliascov em 7 de abril de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica


Posts populares

  • 8 MÉTODOS PARA MELHORAR A PRECISÃO DA PREVISÃO
  • O Que é Logística 4.0?
  • Gestão de projetos Agile: Scrum? Kanban? Kaizen? PMBOK?

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.