Big Data no RH: Conheça 4 Vantagens
Usar o feeling ou a intuição para tomar decisões estratégicas no RH de uma empresa já é coisa do passado. Claro que ainda podemos levar nossas percepções em consideração, mas, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de uso do Big Data no RH, nossa tomada de decisões será cada vez mais baseada na análise de dados.
Se você é gestor ou profissional de RH e quer saber como o Big Data pode ajudá-lo a melhorar os processos e estratégias da área, continue lendo este artigo!
O que é Big Data?
O Big Data consiste no uso de tecnologias que coletam os dados armazenados por uma organização e fazem diversos cruzamentos entre eles, ajudando o gestor a identificar padrões, projeções, pontos fracos, pontos fortes e muito mais.
Esse cruzamento de informações pode ser customizado para responder a perguntas específicas e pode ser usado em todas as áreas da organização.
Qual a importância do Big Data para o setor de RH?
O Big Data já é uma grande tendência no mercado, inclusive para o setor de RH, que vem passando por um processo intenso de transformação digital e está cada vez mais apto a usar as novas tecnologias para potencializar seus resultados.
Trazer esse tipo de tecnologia para o RH é muito importante, pois ajuda na identificação e na otimização de tarefas burocráticas e repetitivas e permite que os profissionais da área tenham uma atuação mais estratégica na organização.
Quais são as vantagens de usar o Big Data no RH?
Existem várias vantagens de usar o Big Data no RH e beneficiar-se do cruzamento de dados sobre seus colaboradores. Confira algumas delas!
1. Aumentar a retenção de talentos
Muitas empresas sofrem com um alto índice de rotatividade de funcionários, um problema que traz prejuízos financeiros, além de afetar a produtividade das equipes e o clima organizacional.
Com o uso do Big Data no RH, o gestor pode fazer os cruzamentos necessários para identificar os padrões de comportamento dos colaboradores que saíram da empresa e, assim, identificar possíveis falhas e criar estratégias para evitá-las.
2. Estruturar processos seletivos
O Big Data pode ser usado para estruturar os novos processos seletivos da sua empresa, usando os dados coletados dos processos anteriores e a precisão das contratações.
Também pode ser utilizado na avaliação dos candidatos, cruzando os dados preenchidos por eles nas páginas de recrutamento e em seus perfis em redes sociais, como o LinkedIn.
Desse modo, é possível encontrar os candidatos que estejam mais de acordo com as necessidades da vaga e convidá-los para o próximo passo do processo seletivo.
3. Oferecer os treinamentos mais adequados
Todos sabemos o quanto os treinamentos são importantes para o desenvolvimento e a motivação dos profissionais. Entretanto, para que o resultado desejado seja alcançado, o gestor deve escolher o treinamento mais adequado.
O Big Data também facilita nesse processo, já que, com o cruzamento de dados, o gestor pode avaliar quais são os principais pontos de melhoria do funcionário ou da equipe em geral e, assim, investir no treinamento correto.
4. Avaliar o desempenho dos seus colaboradores
As avaliações de desempenho de seus funcionários são indispensáveis para saber se a gestão está indo pelo caminho correto.
Com o Big Data no RH, fica muito mais fácil fazer essa análise, cruzando todos os dados de vendas, produtividade, satisfação, dentre outros, encontrando tudo o que precisa ser aprimorado.
Se você é gestor de RH e tem interesse em trabalhar com o Big Data no RH, trazendo mais inovação e inteligência para a área, dentro de sua organização, conheça o nosso curso Big Data (conceitos e ferramentas)!
Big Data no RH refere-se à análise de grandes volumes de dados relacionados aos colaboradores de uma organização, utilizando tecnologias e ferramentas para extrair insights e informar decisões estratégicas de gestão de recursos humanos.
Big Data na empresa refere-se à análise e interpretação de grandes conjuntos de dados para extrair insights, identificar padrões e embasar decisões estratégicas que impulsionam o desempenho e a eficiência organizacional.
Um exemplo de Big Data seria a análise massiva de dados de comportamento online de usuários para personalizar recomendações de produtos ou serviços em plataformas como Amazon ou Netflix.
Um profissional de Big Data é responsável por coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados para extrair insights valiosos, identificar padrões e apoiar decisões estratégicas dentro de uma organização.