Curso de Capacitação Para Funcionários: Entenda Como Escolher
Investir em um curso de capacitação profissional é uma das estratégias mais relevantes para empresas que desejam fazer com que seus colaboradores desempenhem suas atividades com mais maestria e entreguem resultados com melhor qualidade. Entretanto, é importante que o empreendedor saiba como escolher o curso que garantirá esses benefícios.
Neste conteúdo, explicamos como identificar o momento em que seus colaboradores precisam de capacitações, bem como quais são as características que devem ser observadas na escolha de uma empresa que oferece esses cursos. Confira a leitura!
Sinais que indicam quando a empresa precisa de um curso de capacitação
Muitos gestores acreditam que devem investir em cursos de capacitação apenas quando contratam novos colaboradores, com o objetivo de fazer com que eles aprendam a executar suas tarefas adequadamente. Entretanto, existem muitos outros momentos em que eles são essenciais para o negócio. Veja quais sinais indicam isso a seguir.
Falta de sinergia entre a equipe
A sinergia entre os colaboradores de uma mesma equipe, bem como entre os setores do negócio, é fundamental para que todos busquem alcançar o mesmo objetivo, evitem retrabalho, minimizem a ocorrência de erros, bem como maximizem a produtividade e a eficiência.
Não é fácil engajar os colaboradores, já que eles têm perfis diferentes, podem protagonizar conflitos pessoais, precisam estar motivados, entre outros óbices. A realização de cursos de capacitação soluciona esse problema quando toda a equipe recebe o mesmo conhecimento técnico para executar as tarefas, o que padroniza os processos e aumenta a sinergia.
Os colaboradores conseguirão trabalhar melhor para alcançar as metas dos planejamentos da empresa, o que também auxilia os gestores no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais eficaz. Também é interessante ouvir sua equipe tanto antes como depois da realização dos cursos ou treinamentos, então, dirija-se a cada colaborador e pergunte se seus problemas, empecilhos e gargalos no trabalho foram solucionados.
Desalinhamento entre o ambiente interno e externo
Para maximizar a probabilidade de sucesso da empresa, é importante que tanto o ambiente interno quanto o externo estejam alinhados. O primeiro diz respeito aos procedimentos, estratégias, objetivos e metas da empresa, incluindo a forma como os colaboradores trabalham, suas contas etc.
O ambiente externo se relaciona à imagem da organização perante os stakeholders, que são todos os indivíduos interessados na empresa, como os clientes, consumidores, fornecedores, parceiros e investidores. Apresentar planejamentos com transparência é fundamental para manter uma boa relação nesse ambiente, já que os interessados terão maior segurança em negociar com a companhia.
Como o curso de capacitação aperfeiçoa as atividades exercidas pelos colaboradores e, consequentemente, melhora os resultados da empresa, ela poderá trabalhar com mais transparência perante os stakeholders e apresentar objetivos e metas mais ambiciosos.
Outro benefício consiste na atração e retenção de talentos, que são os colaboradores com perfil ideal para a empresa, sendo essencialmente produtivos e capazes de trazer grandes contribuições.
Essa estratégia é conhecida como Employer Branding, uma tendência que consiste em trabalhar a reputação da empresa como empregadora. Isso reduz a rotatividade de funcionários e faz com que eles se sintam mais motivados a trabalhar e desejem o sucesso do negócio.
Manutenção de um único planejamento
Um dos erros mais comuns no mundo corporativo consiste em realizar apenas um planejamento. Mesmo que ele vise a bons resultados, com metas, objetivos, missão, visão e valores bem definidos, entre outros componentes, isso pode não ser suficiente para a sobrevivência do negócio em longo prazo.
Você já deve ter percebido que o mundo corporativo atual sofre constantes mudanças tecnológicas, burocráticas e comportamentais, com novidades que impactam diretamente nos resultados do negócio. Além disso, há um crescimento exponencial da concorrência em todos os ramos. Normalmente, os planos são elaborados a partir dos fatores de mercado do presente, que os tornarão inválidos caso ocorra uma impactante e repentina mudança.
Para circunverem esse problema, empresas revisam seus planejamentos semestralmente ou anualmente e também podem elaborar mais de um planejamento. Entretanto, mesmo que o empreendedor consiga prever as mudanças, os colaboradores do negócio podem não estar preparados para alterações repentinas em suas rotinas.
Um bom curso de capacitação soluciona essa questão ao preparar os funcionários para esse ambiente volátil. Eles entenderão sobre informações de microambiente e macroambiente, serão conscientizados sobre as constantes mudanças no mercado e conseguirão acompanhar as atualizações estratégicas da empresa.
Postura inadequada de colaboradores
Quando os colaboradores apresentam um comportamento inadequado, seja perante clientes, seja perante colegas da empresa, isso pode indicar o desconhecimento das políticas e regras da organização, desmotivação para o trabalho ou até falta de profissionalização.
A promoção de cursos de capacitação não somente traz conhecimento técnico para a execução de tarefas ao colaborador, como também o prepara para seguir a missão, os valores, a visão e as normas básicas do trabalho.
Dicas sobre como escolher um curso de capacitação para funcionários
Não será qualquer curso de capacitação que satisfará as necessidades do seu negócio, sendo necessário que o gestor analise as propostas no mercado e faça a escolha mais vantajosa. Apresentamos as melhores dicas para alcançar esse objetivo nos tópicos abaixo.
Escolha o tipo de treinamento
Existem três tipos de cursos e treinamentos disponíveis no mercado. São eles:
- cursos online: realizados em um ambiente virtual e online, podendo ser aplicados dentro da empresa ou em outro local;
- cursos presenciais aplicados na empresa: os cursos de capacitação são realizados dentro das dependências da própria empresa;
- cursos presenciais fora do ambiente de trabalho: os colaboradores vão a instituições privadas ou públicas para receber o treinamento ou realizar o curso.
A opção adequada dependerá do perfil dos colaboradores e da empresa, sendo que é necessário observar qual método promoverá uma maior absorção do conteúdo, atendendo às necessidades específicas de sua organização e não demandando muito tempo do expediente.
Verifique o know-how da empresa ofertante
Know-how significa “saber fazer” em uma tradução livre e consiste na relevância do conteúdo do curso de capacitação. Em um primeiro momento, pode ser difícil identificá-la, já que não é possível saber a qualidade do curso até que seja contratado. Porém, existem elementos a serem observados que funcionam como indicativos. São eles:
- reconhecimento no mercado: a instituição deve apresentar contato e parcerias com outras entidades. Além disso, também é válido demonstrar cases de sucesso e depoimentos de seus clientes;
- anos de experiência: empresas de longa data demonstram que são capazes de se manter organizadas, lucrativas e que satisfazem seus clientes;
- estrutura: a instituição deve apresentar sua estrutura de forma transparente e objetiva;
- serviços: a entidade deve disponibilizar artigos técnicos, amplos cursos de capacitação, missões, treinamentos, consultorias, notícias e outros conteúdos.
Calcule o custo-benefício
O preço não deve ser o fator principal na decisão pelo curso, pois o importante é a sua qualidade e o retorno à empresa. No entanto, um bom custo-benefício indica que os valores são justos e que o investimento entregará resultados positivos às finanças do negócio. É importante saber que o curso de capacitação tem um período menor de conclusão, já que uma boa empresa é eficiente na sua prestação.
Eficiência da IMAM nos treinamentos In Company
A IMAM é uma empresa referência no mercado, com mais de 40 anos de experiência e centenas de clientes satisfeitos, tendo como foco o oferecimento de cursos presenciais para capacitação profissional de Supply Chain, logística, movimentação de materiais e outras atividades relacionadas.
Essa entidade promove seminários, tem uma programação anual de treinamentos e disponibiliza diferentes tipos, sendo um deles In Company, ou seja, um programa ministrado dentro de sua empresa. Os treinamentos oferecidos são feitos por uma equipe capacitada para personalizá-los e desenvolver versões exclusivas que atenderão às necessidades específicas de sua organização. Os conteúdos são amplos e com elevado custo-benefício.
Um bom curso de capacitação pode maximizar os resultados do seu negócio, permitindo a evolução de diferenciais competitivos, o desenvolvimento saudável e a minimização de falhas internas. Assim, basta escolher a empresa que oferecerá um curso capaz de satisfazer suas necessidades.
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