Liderança e Novos Desafios da Logística
A área de logística enfrenta grandes desafios na gestão das operações da cadeia de suprimento. Desafios na Logística como interrupções, sejam por conflitos geopolíticos, eventos climáticos, pressão nos custos operacionais, rápida evolução da tecnologia, automação de processos e preservação ambiental, exigem cada vez mais uma liderança com uma visão holística para evitar as rupturas das cadeias e se manterem competitivas no mercado.
Embora a capacidade de liderança seja importante em todas as áreas do negócio, a estratégia da logística e da cadeia de suprimentos se tornam parte crítica para obtenção de resultados.
A liderança logística é a base para as empresas que buscam estabelecer uma vantagem competitiva por meio da gestão da cadeia de suprimentos.
Assim, seguem alguns pontos que a Liderança e Novos Desafios na Logística deve considerar.
1 – Visibilidade de toda a cadeia de suprimentos – ter indicadores em tempo real de toda cadeia, ter uma cadeia de abastecimento flexível para além das suas próprias fronteiras comerciais.
Desenvolver a colaboração em tempo real, usando recursos digitais com os parceiros da cadeia trará uma vantagem competitiva, pois irá ampliar a colaboração dos parceiros minimizando eventuais desvios.
Ter uma visão completa da cadeia de suprimentos permite identificar possíveis gargalos, evitando erros operacionais, reduzindo custos, otimizando recursos, antecipando obstáculos antes que afetem a entrega aos clientes.
2 – Ter liderança (estratégico) – capaz de planejar a cadeia de suprimentos, desenvolver alternativas com parceiros, desenvolver novas soluções, alternativas para enfrentar os riscos e aproveitar as oportunidades.
Desenvolver a liderança logística (tático) em todos os níveis para que todos: tenham uma visão da cadeia, sejam criativos, inovadores e proativos.
Um grande líder deve inspirar, conquistar a confiança de sua equipe, capacitar e ser capaz de tirar o melhor de cada pessoa para que estas liderem as mudanças, fazendo com que exerçam seus talentos, assumindo a responsabilidade de se desenvolverem.
3- Agilidade – ter uma cadeia de suprimentos que seja ágil e responsiva para lidar com as ameaças, o inesperado e saber administrar e minimizar as interrupções de forma adequada.
Para se responder com agilidade é preciso ter: canal de comunicação e integração eficientes, flexibilidade e resposta rápida para os acontecimentos, gestão de riscos e contingências, tecnologia e automação de processos, colaboração e parcerias estratégicas.
4 – Antecipe obstáculos aos objetivos da cadeia suprimentos – Espere contratempos pensando em possíveis obstáculos com antecedência. Alguns desafios comuns: desafios tecnológicos, infra estrutura insuficiente, escassez de mão de obra qualificada, infra estrutura insuficiente, complexidade da cadeia suprimentos, gestão de estoque entre outros.
Desenvolva alternativas junto a fornecedores e prestadores de serviço, tenha planos de backup prontos. Desenvolva resiliência visualizando desafios de superação, alinhadas ao objetivo organizacional.
Os negócios evoluem cada vez mais rápidos em função da velocidade dos avanços tecnológicos e a evolução das cadeias de suprimentos. Nesse ambiente digital, as empresas para serem competitivas devem se adaptar rapidamente, ser flexíveis, ágeis e ter uma liderança forte, com visão de futuro, com uma equipe comprometida, capaz de conduzir as mudanças mantendo a empresa competitiva.
Conclusão
Os líderes de sucesso, são aqueles que desenvolvem uma visão holística do negócio, inspiram e incentivam suas equipes a serem proativas, gerenciam e exploram a dinâmica das novas tecnologias para enfrentar os desafios do setor de logística, desde o gerenciamento de sistemas complexos, passando pela simplificação das operações, usando serviços em nuvem, tecnologias inteligentes (IA) para prever demandas dos clientes, gerenciando operações da cadeia, e resolvendo qualquer crise de forma eficaz para obter resultado.